Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Droppa, Débora Fell
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7466
Resumo: A presente monografia versa sobre a adoção tardia no Brasil, sob a ótica do desafio da proteção do direito à convivência familiar, sendo o objetivo geral da pesquisa verificar se esse direito fundamental está sendo realmente efetivado. Para isso utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com base na natureza qualitativa, diante de método monográfico com fundamentação bibliográfica e documental. Observa-se que as crianças disponíveis para a adoção acabam por ser rejeitadas pelos adotantes após certa idade, em geral três anos, e principalmente quando são adolescentes. Destaca-se que a idade não significa que a adoção não possa ter sucesso, e que nada tem haver com o amor que o adotado terá para dar. Todo menor de idade é merecedor de um lar e de uma família afetuosa, constituindo-se o convívio familiar um fator essencial para o seu pleno desenvolvimento e vida digna. Dessa forma, verifica-se a necessidade de especial atenção do Estado, com o intuito de conscientizar e incentivar os adotantes a realizarem essa prática, e de produzir políticas públicas que se destinem a garantir aos menores de idade que estiverem sob acolhimento institucional a vivência em um ambiente que se assemelhe ao de uma família, enquanto procura com urgência efetivar suas adoções. No entanto, conclui-se com o trabalho que ainda não tem sido efetivado como o esperado, para garantir a essas crianças e adolescentes a real efetivação do direito ao convívio familiar, observando-se a existência de um logo caminho pela frente na busca pela sua concretização.
id Ânima_8e548424f676d03121c8d9e37a6d1eec
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7466
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiarFamíliaAdoçãoAdoção tardiaConvivência familiarA presente monografia versa sobre a adoção tardia no Brasil, sob a ótica do desafio da proteção do direito à convivência familiar, sendo o objetivo geral da pesquisa verificar se esse direito fundamental está sendo realmente efetivado. Para isso utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com base na natureza qualitativa, diante de método monográfico com fundamentação bibliográfica e documental. Observa-se que as crianças disponíveis para a adoção acabam por ser rejeitadas pelos adotantes após certa idade, em geral três anos, e principalmente quando são adolescentes. Destaca-se que a idade não significa que a adoção não possa ter sucesso, e que nada tem haver com o amor que o adotado terá para dar. Todo menor de idade é merecedor de um lar e de uma família afetuosa, constituindo-se o convívio familiar um fator essencial para o seu pleno desenvolvimento e vida digna. Dessa forma, verifica-se a necessidade de especial atenção do Estado, com o intuito de conscientizar e incentivar os adotantes a realizarem essa prática, e de produzir políticas públicas que se destinem a garantir aos menores de idade que estiverem sob acolhimento institucional a vivência em um ambiente que se assemelhe ao de uma família, enquanto procura com urgência efetivar suas adoções. No entanto, conclui-se com o trabalho que ainda não tem sido efetivado como o esperado, para garantir a essas crianças e adolescentes a real efetivação do direito ao convívio familiar, observando-se a existência de um logo caminho pela frente na busca pela sua concretização.Goedert, Gisele Rodrigues MartinsDroppa, Débora Fell2017-12-12T11:45:43Z2020-11-27T06:36:23Z2017-12-12T11:45:43Z2020-11-27T06:36:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7466Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:20:48Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7466Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:20:48Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
title Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
spellingShingle Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
Droppa, Débora Fell
Família
Adoção
Adoção tardia
Convivência familiar
title_short Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
title_full Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
title_fullStr Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
title_full_unstemmed Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
title_sort Adoção tardia no Brasil: a busca pela proteção do direito à convivência familiar
author Droppa, Débora Fell
author_facet Droppa, Débora Fell
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goedert, Gisele Rodrigues Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Droppa, Débora Fell
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Adoção
Adoção tardia
Convivência familiar
topic Família
Adoção
Adoção tardia
Convivência familiar
description A presente monografia versa sobre a adoção tardia no Brasil, sob a ótica do desafio da proteção do direito à convivência familiar, sendo o objetivo geral da pesquisa verificar se esse direito fundamental está sendo realmente efetivado. Para isso utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com base na natureza qualitativa, diante de método monográfico com fundamentação bibliográfica e documental. Observa-se que as crianças disponíveis para a adoção acabam por ser rejeitadas pelos adotantes após certa idade, em geral três anos, e principalmente quando são adolescentes. Destaca-se que a idade não significa que a adoção não possa ter sucesso, e que nada tem haver com o amor que o adotado terá para dar. Todo menor de idade é merecedor de um lar e de uma família afetuosa, constituindo-se o convívio familiar um fator essencial para o seu pleno desenvolvimento e vida digna. Dessa forma, verifica-se a necessidade de especial atenção do Estado, com o intuito de conscientizar e incentivar os adotantes a realizarem essa prática, e de produzir políticas públicas que se destinem a garantir aos menores de idade que estiverem sob acolhimento institucional a vivência em um ambiente que se assemelhe ao de uma família, enquanto procura com urgência efetivar suas adoções. No entanto, conclui-se com o trabalho que ainda não tem sido efetivado como o esperado, para garantir a essas crianças e adolescentes a real efetivação do direito ao convívio familiar, observando-se a existência de um logo caminho pela frente na busca pela sua concretização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T11:45:43Z
2017-12-12T11:45:43Z
2017
2020-11-27T06:36:23Z
2020-11-27T06:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7466
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415811764387840