Impactos da pandemia na configuração da alienação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nienkoetter, Luana Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24345
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da pandemia na configuração da alienação parental. Para tanto, a pesquisa utiliza o método de abordagem dedutivo e natureza qualitativa, e o método de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para responder o questionamento levantado, foram apresentados alguns conceitos principais, como o conceito de família, a origem da família, os princípios relativos ao direito das famílias, os tipos de família no ordenamento jurídico brasileiro, a família na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988 e as formas de família não explicitamente previstas na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988. Ainda, o conceito de alienação parental, a origem e evolução histórica da alienação parental, as consequências da alienação parental e as sanções civis. Por fim, a contextualização da pandemia do Coronavírus, os principais impactos provocados no Direito de Família, o posicionamento doutrinário e jurisprudencial aplicados à alienação parental e as soluções possíveis nos casos de alienação parental. A conclusão alcançada com o presente Trabalho de Conclusão de Curso, é de que a suspensão da convivência imotivada, mesmo em período de pandemia, configura ato de alienação parental.
id Ânima_90c5000466589309bf553819bac852b1
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24345
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Impactos da pandemia na configuração da alienação parentalFamíliaAlienação parentalSuspensão da convivênciaA presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da pandemia na configuração da alienação parental. Para tanto, a pesquisa utiliza o método de abordagem dedutivo e natureza qualitativa, e o método de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para responder o questionamento levantado, foram apresentados alguns conceitos principais, como o conceito de família, a origem da família, os princípios relativos ao direito das famílias, os tipos de família no ordenamento jurídico brasileiro, a família na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988 e as formas de família não explicitamente previstas na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988. Ainda, o conceito de alienação parental, a origem e evolução histórica da alienação parental, as consequências da alienação parental e as sanções civis. Por fim, a contextualização da pandemia do Coronavírus, os principais impactos provocados no Direito de Família, o posicionamento doutrinário e jurisprudencial aplicados à alienação parental e as soluções possíveis nos casos de alienação parental. A conclusão alcançada com o presente Trabalho de Conclusão de Curso, é de que a suspensão da convivência imotivada, mesmo em período de pandemia, configura ato de alienação parental.Goedert, Gisele Rodrigues MartinsNienkoetter, Luana Corrêa2022-07-07T12:37:07Z2022-07-07T12:37:07Z2022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24345PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-07T12:37:10Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24345Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-07T12:37:10Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
title Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
spellingShingle Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
Nienkoetter, Luana Corrêa
Família
Alienação parental
Suspensão da convivência
title_short Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
title_full Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
title_fullStr Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
title_full_unstemmed Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
title_sort Impactos da pandemia na configuração da alienação parental
author Nienkoetter, Luana Corrêa
author_facet Nienkoetter, Luana Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goedert, Gisele Rodrigues Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Nienkoetter, Luana Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Alienação parental
Suspensão da convivência
topic Família
Alienação parental
Suspensão da convivência
description A presente pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da pandemia na configuração da alienação parental. Para tanto, a pesquisa utiliza o método de abordagem dedutivo e natureza qualitativa, e o método de procedimento monográfico, com técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para responder o questionamento levantado, foram apresentados alguns conceitos principais, como o conceito de família, a origem da família, os princípios relativos ao direito das famílias, os tipos de família no ordenamento jurídico brasileiro, a família na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988 e as formas de família não explicitamente previstas na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988. Ainda, o conceito de alienação parental, a origem e evolução histórica da alienação parental, as consequências da alienação parental e as sanções civis. Por fim, a contextualização da pandemia do Coronavírus, os principais impactos provocados no Direito de Família, o posicionamento doutrinário e jurisprudencial aplicados à alienação parental e as soluções possíveis nos casos de alienação parental. A conclusão alcançada com o presente Trabalho de Conclusão de Curso, é de que a suspensão da convivência imotivada, mesmo em período de pandemia, configura ato de alienação parental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T12:37:07Z
2022-07-07T12:37:07Z
2022-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24345
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415841099350016