Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria do Socorro Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14490
Resumo: A saúde pública avança a cada década com prevenção, promoção de saúde na atenção básica e especializada (secundária), através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Centros de Especialização Odontológica (CEOs) fazem parte da atenção secundária, com o intuito de qualificar e ampliar os serviços. Dentre esses, está o tratamento endodôntico, no qual são tratadas as infecções pulpares. Diferente de outros países onde a odontologia é privada, o Brasil possui um sistema público de atenção à saúde bucal, que foi formalizado no ano de 2004, com o projeto chamado Brasil Sorridente. Observou-se que, apesar do grande número de cirurgiões-dentistas formados, existe uma distribuição desigual de profissionais no SUS. Assim, por meio de uma revisão de literatura, o presente trabalho analisou o tratamento endodôntico nos CEOs do SUS entre os anos de 2013 a 2021, nas plataformas PubMed, Bireme e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “endodontia”, “serviço público” e “Sistema Único de Saúde”. A endodontia é vista como a especialidade mais procurada nos CEOs, entretanto, apresenta dificuldades nessa prestação de serviço público, tais como: fatores socioculturais, em que os usuários só procuram por atendimento em quadros agudos, por questões culturais, existindo uma resistência por medo e ansiedade, devido a desinformação. Dessa forma, há importância da educação em saúde, por meio de promoção e prevenção na atenção básica.
id Ânima_9228bea44b439235c9a2c72dec5f15c8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14490
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literaturaEndodontiaServiço públicoSistema Único de SaúdeA saúde pública avança a cada década com prevenção, promoção de saúde na atenção básica e especializada (secundária), através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Centros de Especialização Odontológica (CEOs) fazem parte da atenção secundária, com o intuito de qualificar e ampliar os serviços. Dentre esses, está o tratamento endodôntico, no qual são tratadas as infecções pulpares. Diferente de outros países onde a odontologia é privada, o Brasil possui um sistema público de atenção à saúde bucal, que foi formalizado no ano de 2004, com o projeto chamado Brasil Sorridente. Observou-se que, apesar do grande número de cirurgiões-dentistas formados, existe uma distribuição desigual de profissionais no SUS. Assim, por meio de uma revisão de literatura, o presente trabalho analisou o tratamento endodôntico nos CEOs do SUS entre os anos de 2013 a 2021, nas plataformas PubMed, Bireme e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “endodontia”, “serviço público” e “Sistema Único de Saúde”. A endodontia é vista como a especialidade mais procurada nos CEOs, entretanto, apresenta dificuldades nessa prestação de serviço público, tais como: fatores socioculturais, em que os usuários só procuram por atendimento em quadros agudos, por questões culturais, existindo uma resistência por medo e ansiedade, devido a desinformação. Dessa forma, há importância da educação em saúde, por meio de promoção e prevenção na atenção básica.Alves, Nayane Chagas CarvalhoRosa, Maria do Socorro Abreu2021-07-13T23:08:27Z2021-07-13T23:08:27Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14490ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T18:46:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14490Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T18:46:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
title Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
spellingShingle Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
Rosa, Maria do Socorro Abreu
Endodontia
Serviço público
Sistema Único de Saúde
title_short Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
title_full Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
title_fullStr Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
title_full_unstemmed Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
title_sort Endodontia no Sistema Único de Saúde: revisão de literatura
author Rosa, Maria do Socorro Abreu
author_facet Rosa, Maria do Socorro Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Nayane Chagas Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria do Socorro Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Endodontia
Serviço público
Sistema Único de Saúde
topic Endodontia
Serviço público
Sistema Único de Saúde
description A saúde pública avança a cada década com prevenção, promoção de saúde na atenção básica e especializada (secundária), através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Centros de Especialização Odontológica (CEOs) fazem parte da atenção secundária, com o intuito de qualificar e ampliar os serviços. Dentre esses, está o tratamento endodôntico, no qual são tratadas as infecções pulpares. Diferente de outros países onde a odontologia é privada, o Brasil possui um sistema público de atenção à saúde bucal, que foi formalizado no ano de 2004, com o projeto chamado Brasil Sorridente. Observou-se que, apesar do grande número de cirurgiões-dentistas formados, existe uma distribuição desigual de profissionais no SUS. Assim, por meio de uma revisão de literatura, o presente trabalho analisou o tratamento endodôntico nos CEOs do SUS entre os anos de 2013 a 2021, nas plataformas PubMed, Bireme e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “endodontia”, “serviço público” e “Sistema Único de Saúde”. A endodontia é vista como a especialidade mais procurada nos CEOs, entretanto, apresenta dificuldades nessa prestação de serviço público, tais como: fatores socioculturais, em que os usuários só procuram por atendimento em quadros agudos, por questões culturais, existindo uma resistência por medo e ansiedade, devido a desinformação. Dessa forma, há importância da educação em saúde, por meio de promoção e prevenção na atenção básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13T23:08:27Z
2021-07-13T23:08:27Z
2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14490
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854208647168