Análise do sistema de referência e contrarreferência da endodontia em um município da região metropolitana de Belo Horizonte MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Maria Barbosa Moreira de Mello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ODON-A8ZNXD
Resumo: A avaliação nos serviços de saúde compreende a utilização de indicadores gerais de monitoramento dos serviços. A pesquisa avaliativa objetiva estudar o desempenho dos serviços e produzir recomendações que orientem soluções para os problemas identificados. As avaliações de serviços em atenção secundária em saúde bucal no Brasil estão em fase incipiente de construção de evidências, sobretudo após a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de referência e contrarreferência entre a Atenção Primária e a Atenção Secundária no serviço de Endodontia do CEO do município de Contagem, Minas Gerais e subsidiar o aperfeiçoamento do protocolo de encaminhamento para o serviço. Foram coletados dados secundários, dos sistemas de informação municipais, bem como de prontuários contidos nos arquivos do CEO em estudo, relativos ao universo dos 512 pacientes atendidos entre 2009 e 2014. Falhas nos registros impediram a verificação do tempo médio de espera pela primeira consulta. O tempo médio decorrido entre a primeira consulta e a conclusão do tratamento foi em média de 3,12 meses. Houve maior frequência relativa dos indivíduos oriundos das regiões administrativas municipais onde há maior população e maior número de unidades básicas de saúde. Houve números bastante semelhantes entre dentes uni radiculares e não uni radiculares tratados. Grande número de pacientes chegou ao serviço de endodontia do CEO apresentando dentes já sem possibilidade de tratamento. Foram gerados dados que pudessem subsidiar a renovação do protocolo de funcionamento vigente para o serviço estudado.
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