A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22501
Resumo: RESUMO Este estudo trata do fenômeno da uberização e seus reflexos sociais perante as leis trabalhistas, as inovações tecnológicas empregadas como ferramentas de trabalho e as suas razões desencadeadoras. A metodologia utilizada foi por meio do aprofundamento em artigos, trabalhos científicos e pesquisas doutrinárias, visando em primeiro momento, uma análise descritiva e explicativa, a fim de esclarecer os pontos desencadeadores deste fenômeno. A uberização diz respeito a economia do compartilhamento que visa revolucionar o mercado, oferecendo o compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais, em que se oferece um serviço de forma independente sem a intermediação de empresas, caracterizando a relação entre autônomos e contratantes. Decorre do desenvolvimento tecnológico contínuo que visa reduzir custos e aumentar a produtividade, gerando assim uma intensa modificação na relação existente entre empregado e empregador. No entanto, esta ruptura vem ocasionando uma gigantesca precarização nas condições trabalhistas, afetando diversos direitos que foram consolidados e garantidos aos trabalhadores ao longo dos anos.
id Ânima_97ca341a25c34391ece93f08f55aa73e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22501
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.Uberização Economia compartilhada Direitos trabalhistas Avanços tecnológicosRESUMO Este estudo trata do fenômeno da uberização e seus reflexos sociais perante as leis trabalhistas, as inovações tecnológicas empregadas como ferramentas de trabalho e as suas razões desencadeadoras. A metodologia utilizada foi por meio do aprofundamento em artigos, trabalhos científicos e pesquisas doutrinárias, visando em primeiro momento, uma análise descritiva e explicativa, a fim de esclarecer os pontos desencadeadores deste fenômeno. A uberização diz respeito a economia do compartilhamento que visa revolucionar o mercado, oferecendo o compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais, em que se oferece um serviço de forma independente sem a intermediação de empresas, caracterizando a relação entre autônomos e contratantes. Decorre do desenvolvimento tecnológico contínuo que visa reduzir custos e aumentar a produtividade, gerando assim uma intensa modificação na relação existente entre empregado e empregador. No entanto, esta ruptura vem ocasionando uma gigantesca precarização nas condições trabalhistas, afetando diversos direitos que foram consolidados e garantidos aos trabalhadores ao longo dos anos.Marra, NataliaRodrigues, Juan2022-06-16T23:47:01Z2022-06-16T23:47:01Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis29application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22501ContagemAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-08T06:47:03Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22501Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-08T06:47:03Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
title A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
spellingShingle A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
Rodrigues, Juan
Uberização Economia compartilhada Direitos trabalhistas Avanços tecnológicos
title_short A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
title_full A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
title_fullStr A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
title_full_unstemmed A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
title_sort A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E SEUS REFLEXOS: Os impactos para os motoristas e motociclistas de aplicativos cadastrados em plataformas digitais.
author Rodrigues, Juan
author_facet Rodrigues, Juan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marra, Natalia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juan
dc.subject.por.fl_str_mv Uberização Economia compartilhada Direitos trabalhistas Avanços tecnológicos
topic Uberização Economia compartilhada Direitos trabalhistas Avanços tecnológicos
description RESUMO Este estudo trata do fenômeno da uberização e seus reflexos sociais perante as leis trabalhistas, as inovações tecnológicas empregadas como ferramentas de trabalho e as suas razões desencadeadoras. A metodologia utilizada foi por meio do aprofundamento em artigos, trabalhos científicos e pesquisas doutrinárias, visando em primeiro momento, uma análise descritiva e explicativa, a fim de esclarecer os pontos desencadeadores deste fenômeno. A uberização diz respeito a economia do compartilhamento que visa revolucionar o mercado, oferecendo o compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais, em que se oferece um serviço de forma independente sem a intermediação de empresas, caracterizando a relação entre autônomos e contratantes. Decorre do desenvolvimento tecnológico contínuo que visa reduzir custos e aumentar a produtividade, gerando assim uma intensa modificação na relação existente entre empregado e empregador. No entanto, esta ruptura vem ocasionando uma gigantesca precarização nas condições trabalhistas, afetando diversos direitos que foram consolidados e garantidos aos trabalhadores ao longo dos anos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2022-06-16T23:47:01Z
2022-06-16T23:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22501
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Contagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859175751680