Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Clara Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19960
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a possibilidade do dano moral em ruptura de noivado através do instituto da responsabilidade civil. Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com nível exploratório e abordagem qualitativa, tendo em vista o estudo em livros, artigos, jurisprudências e legislações. Para tanto, faz-se necessário o estudo da responsabilidade civil, seus pressupostos: conduta humana, culpa, dano e nexo de causalidade e suas espécies, quais sejam: responsabilidade subjetiva, objetiva, contratual e extracontratual. Por conseguinte, é necessário também um estudo sobre as noções gerais do noivado, dando ênfase a sua natureza jurídica, breve histórico e conceito, bem como analisar as diferenças entre noivado, união estável e namoro. Por fim, questiona-se a possibilidade do dano moral pela ruptura de noivado sob a perspectiva doutrinária. Concluiu-se, que apesar do ordenamento jurídico brasileiro não dispor sobre o noivado e seus efeitos, o noivado por ser um compromisso efetuado pelas partes, que antecede o casamento, pode gerar consequências jurídicas em razão de seu rompimento, portanto, a possibilidade de indenização por danos morais em ruptura de noivado decorre por meio da responsabilidade civil.
id Ânima_9843356f9f23b68802e9d0d20363a150
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19960
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivadoResponsabilidade civilDano moralRupturaNoivadoO presente estudo tem por objetivo analisar a possibilidade do dano moral em ruptura de noivado através do instituto da responsabilidade civil. Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com nível exploratório e abordagem qualitativa, tendo em vista o estudo em livros, artigos, jurisprudências e legislações. Para tanto, faz-se necessário o estudo da responsabilidade civil, seus pressupostos: conduta humana, culpa, dano e nexo de causalidade e suas espécies, quais sejam: responsabilidade subjetiva, objetiva, contratual e extracontratual. Por conseguinte, é necessário também um estudo sobre as noções gerais do noivado, dando ênfase a sua natureza jurídica, breve histórico e conceito, bem como analisar as diferenças entre noivado, união estável e namoro. Por fim, questiona-se a possibilidade do dano moral pela ruptura de noivado sob a perspectiva doutrinária. Concluiu-se, que apesar do ordenamento jurídico brasileiro não dispor sobre o noivado e seus efeitos, o noivado por ser um compromisso efetuado pelas partes, que antecede o casamento, pode gerar consequências jurídicas em razão de seu rompimento, portanto, a possibilidade de indenização por danos morais em ruptura de noivado decorre por meio da responsabilidade civil.Lanzendorf, Francisco Luiz GoulartPereira, Ana Clara Fernandes2021-12-17T18:11:00Z2021-12-17T18:11:00Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19960TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-17T18:11:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19960Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-17T18:11:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
title Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
spellingShingle Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
Pereira, Ana Clara Fernandes
Responsabilidade civil
Dano moral
Ruptura
Noivado
title_short Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
title_full Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
title_fullStr Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
title_full_unstemmed Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
title_sort Responsabilidade civil e o dano moral em ruptura de noivado
author Pereira, Ana Clara Fernandes
author_facet Pereira, Ana Clara Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanzendorf, Francisco Luiz Goulart
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Clara Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade civil
Dano moral
Ruptura
Noivado
topic Responsabilidade civil
Dano moral
Ruptura
Noivado
description O presente estudo tem por objetivo analisar a possibilidade do dano moral em ruptura de noivado através do instituto da responsabilidade civil. Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com nível exploratório e abordagem qualitativa, tendo em vista o estudo em livros, artigos, jurisprudências e legislações. Para tanto, faz-se necessário o estudo da responsabilidade civil, seus pressupostos: conduta humana, culpa, dano e nexo de causalidade e suas espécies, quais sejam: responsabilidade subjetiva, objetiva, contratual e extracontratual. Por conseguinte, é necessário também um estudo sobre as noções gerais do noivado, dando ênfase a sua natureza jurídica, breve histórico e conceito, bem como analisar as diferenças entre noivado, união estável e namoro. Por fim, questiona-se a possibilidade do dano moral pela ruptura de noivado sob a perspectiva doutrinária. Concluiu-se, que apesar do ordenamento jurídico brasileiro não dispor sobre o noivado e seus efeitos, o noivado por ser um compromisso efetuado pelas partes, que antecede o casamento, pode gerar consequências jurídicas em razão de seu rompimento, portanto, a possibilidade de indenização por danos morais em ruptura de noivado decorre por meio da responsabilidade civil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T18:11:00Z
2021-12-17T18:11:00Z
2021-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19960
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820446597120