Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Emanuelle Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10140
Resumo: Freqüentemente são vistas no cotidiano diversas empresas que se vinculam às práticas de responsabilidade social, uma prática que está sendo incorporada e operacionalizada por estas de várias formas. Todavia, são muitas as especulações sobre o real envolvimento da empresa com as causas sociais. O presente estudo refere-se à caracterização dos processos que envolvem objetivos e decisões por parte das empresas ao empreenderem ações de responsabilidade social, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos de empresas de grande porte da região da Grande Florianópolis. O trabalho, de natureza qualitativa, é classificado como uma pesquisa exploratória e utiliza a entrevista semi-estruturada e análise documental para a coleta de dados. Os informantes foram três gestoras indicadas pela empresa para participar da pesquisa. O estudo teve como objetivos específicos: identificar as políticas e ações de responsabilidade social da empresa; levantar entre os gestores, as motivações explicitadas para as ações de responsabilidade social; descrever a percepção de gestores acerca da responsabilidade social; identificar a percepção de gestores sobre o impacto das ações de responsabilidade social para o contexto social e para a empresa. A partir dos dados coletados, foram criadas categorias à posteriori, e num segundo momento, os conteúdos foram analisados e vinculados ao referencial teórico. Após o processo de análise, constatou-se que os casos se diferenciam pelo modo com que operacionalizam as ações de responsabilidade social e que os motivos para as ações podem ser de ordem pessoal, sociais ou econômicos de acordo com os valores culturais e objetivos dos negócios. Quanto ao objetivo, sobre as políticas e ações de RS evidenciou-se que as ações de RS para o público externo estão relacionadas à ONGs, doações para instituições filantrópicas ou ações compensatórias pelo impacto que o tipo de negócio acarreta. Estas ações deixam pouco claro quais investimentos sociais são advindos propriamente das empresas. No objetivo sobre as motivações explicitadas para as ações, foram identificadas motivações de acordo com a religiosidade individual de uma das gestoras ou imagem institucional para a sociedade e para a comunidade que é contemplada pelas ações. De acordo com o objetivo sobre a percepção acerca da RS, esta aparece atrelada à religiosidade ou em exigências do mercado ou numa mistura entre os termos RS, sustentabilidade ou compensação. Por último, sobre objetivo sobre os impactos das ações na empresa e no contexto social, estes estão atrelados á benefício pessoal e na 7 integração dos funcionários, relacionamento positivo perante á comunidade ou resultados positivos no desenvolvimento local relacionado ao público-alvo. Estes vários conceitos e motivos diferenciados configuram-se numa mistura de significados acerca do tema responsabilidade social. Neste sentido, as empresas por falta de precisão, e por vezes de conhecimento, utilizam do termo para nomear ações filantrópicas e de obrigação social. São necessárias pesquisas que dêem subsídios para as empresas atuarem de forma efetiva com a RS, pois estas utilizam do termo para justificar a sua contribuição para o desenvolvimento social.
id Ânima_9d8a60bead7b5e7446c1f84ceab6251b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10140
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade socialResponsabilidade social da empresaAção socialAdministração de empresasFreqüentemente são vistas no cotidiano diversas empresas que se vinculam às práticas de responsabilidade social, uma prática que está sendo incorporada e operacionalizada por estas de várias formas. Todavia, são muitas as especulações sobre o real envolvimento da empresa com as causas sociais. O presente estudo refere-se à caracterização dos processos que envolvem objetivos e decisões por parte das empresas ao empreenderem ações de responsabilidade social, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos de empresas de grande porte da região da Grande Florianópolis. O trabalho, de natureza qualitativa, é classificado como uma pesquisa exploratória e utiliza a entrevista semi-estruturada e análise documental para a coleta de dados. Os informantes foram três gestoras indicadas pela empresa para participar da pesquisa. O estudo teve como objetivos específicos: identificar as políticas e ações de responsabilidade social da empresa; levantar entre os gestores, as motivações explicitadas para as ações de responsabilidade social; descrever a percepção de gestores acerca da responsabilidade social; identificar a percepção de gestores sobre o impacto das ações de responsabilidade social para o contexto social e para a empresa. A partir dos dados coletados, foram criadas categorias à posteriori, e num segundo momento, os conteúdos foram analisados e vinculados ao referencial teórico. Após o processo de análise, constatou-se que os casos se diferenciam pelo modo com que operacionalizam as ações de responsabilidade social e que os motivos para as ações podem ser de ordem pessoal, sociais ou econômicos de acordo com os valores culturais e objetivos dos negócios. Quanto ao objetivo, sobre as políticas e ações de RS evidenciou-se que as ações de RS para o público externo estão relacionadas à ONGs, doações para instituições filantrópicas ou ações compensatórias pelo impacto que o tipo de negócio acarreta. Estas ações deixam pouco claro quais investimentos sociais são advindos propriamente das empresas. No objetivo sobre as motivações explicitadas para as ações, foram identificadas motivações de acordo com a religiosidade individual de uma das gestoras ou imagem institucional para a sociedade e para a comunidade que é contemplada pelas ações. De acordo com o objetivo sobre a percepção acerca da RS, esta aparece atrelada à religiosidade ou em exigências do mercado ou numa mistura entre os termos RS, sustentabilidade ou compensação. Por último, sobre objetivo sobre os impactos das ações na empresa e no contexto social, estes estão atrelados á benefício pessoal e na 7 integração dos funcionários, relacionamento positivo perante á comunidade ou resultados positivos no desenvolvimento local relacionado ao público-alvo. Estes vários conceitos e motivos diferenciados configuram-se numa mistura de significados acerca do tema responsabilidade social. Neste sentido, as empresas por falta de precisão, e por vezes de conhecimento, utilizam do termo para nomear ações filantrópicas e de obrigação social. São necessárias pesquisas que dêem subsídios para as empresas atuarem de forma efetiva com a RS, pois estas utilizam do termo para justificar a sua contribuição para o desenvolvimento social.Brasil, VanderleiSantana, Emanuelle Ribeiro2016-11-30T15:03:57Z2020-11-29T04:00:43Z2016-11-30T15:03:57Z2020-11-29T04:00:43Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf487https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10140Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:38:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10140Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:38:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
title Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
spellingShingle Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
Santana, Emanuelle Ribeiro
Responsabilidade social da empresa
Ação social
Administração de empresas
title_short Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
title_full Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
title_fullStr Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
title_full_unstemmed Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
title_sort Um estudo sobre os objetivos de gestores de empresas no empreendimento de ações de responsabilidade social
author Santana, Emanuelle Ribeiro
author_facet Santana, Emanuelle Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Vanderlei
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Emanuelle Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Ação social
Administração de empresas
topic Responsabilidade social da empresa
Ação social
Administração de empresas
description Freqüentemente são vistas no cotidiano diversas empresas que se vinculam às práticas de responsabilidade social, uma prática que está sendo incorporada e operacionalizada por estas de várias formas. Todavia, são muitas as especulações sobre o real envolvimento da empresa com as causas sociais. O presente estudo refere-se à caracterização dos processos que envolvem objetivos e decisões por parte das empresas ao empreenderem ações de responsabilidade social, tema cada vez mais debatido e questionado pelas diversas áreas e campos de conhecimento. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos de empresas de grande porte da região da Grande Florianópolis. O trabalho, de natureza qualitativa, é classificado como uma pesquisa exploratória e utiliza a entrevista semi-estruturada e análise documental para a coleta de dados. Os informantes foram três gestoras indicadas pela empresa para participar da pesquisa. O estudo teve como objetivos específicos: identificar as políticas e ações de responsabilidade social da empresa; levantar entre os gestores, as motivações explicitadas para as ações de responsabilidade social; descrever a percepção de gestores acerca da responsabilidade social; identificar a percepção de gestores sobre o impacto das ações de responsabilidade social para o contexto social e para a empresa. A partir dos dados coletados, foram criadas categorias à posteriori, e num segundo momento, os conteúdos foram analisados e vinculados ao referencial teórico. Após o processo de análise, constatou-se que os casos se diferenciam pelo modo com que operacionalizam as ações de responsabilidade social e que os motivos para as ações podem ser de ordem pessoal, sociais ou econômicos de acordo com os valores culturais e objetivos dos negócios. Quanto ao objetivo, sobre as políticas e ações de RS evidenciou-se que as ações de RS para o público externo estão relacionadas à ONGs, doações para instituições filantrópicas ou ações compensatórias pelo impacto que o tipo de negócio acarreta. Estas ações deixam pouco claro quais investimentos sociais são advindos propriamente das empresas. No objetivo sobre as motivações explicitadas para as ações, foram identificadas motivações de acordo com a religiosidade individual de uma das gestoras ou imagem institucional para a sociedade e para a comunidade que é contemplada pelas ações. De acordo com o objetivo sobre a percepção acerca da RS, esta aparece atrelada à religiosidade ou em exigências do mercado ou numa mistura entre os termos RS, sustentabilidade ou compensação. Por último, sobre objetivo sobre os impactos das ações na empresa e no contexto social, estes estão atrelados á benefício pessoal e na 7 integração dos funcionários, relacionamento positivo perante á comunidade ou resultados positivos no desenvolvimento local relacionado ao público-alvo. Estes vários conceitos e motivos diferenciados configuram-se numa mistura de significados acerca do tema responsabilidade social. Neste sentido, as empresas por falta de precisão, e por vezes de conhecimento, utilizam do termo para nomear ações filantrópicas e de obrigação social. São necessárias pesquisas que dêem subsídios para as empresas atuarem de forma efetiva com a RS, pois estas utilizam do termo para justificar a sua contribuição para o desenvolvimento social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T15:03:57Z
2016-11-30T15:03:57Z
2020-11-29T04:00:43Z
2020-11-29T04:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 487
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10140
identifier_str_mv 487
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415827909312512