Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarela, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11527
Resumo: This paper aims to apply a didactic sequence on chemical kinetics study in a contextualized way, the where the knowledge of the chemical universe of the automobile paint shop and painting will be approached through a lecture with a professional of the area. From that didactic experience, verify the impact of this learning method on science/chemical teaching activities. From these classroom observations, can be verified that many times the teachers are restricted to the book, and the students can not understand where this chemical concept can be applied, turning the classes monotonous and tiring. It was verified the need of planning a contextualized teaching practice that articulated and the community was looking for an interaction of the students, making them feel agents and not passive in the learning process. The research was qualitative, field study and exploring level, through the quiz semi structured of multiple choices, following Lickert scale. The results shows the knowledge built through a didactic sequence proposal and it shows to be a good alternative to turning the chemical classes more attractive and interesting, e contributed to build knowledge a promote a significant learning.
id Ânima_a079c6efbb05334087e5aff133a15d4a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11527
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotivaCinética químicaContextualizaçãoFunilaria e pintura automotivaSequência didáticaThis paper aims to apply a didactic sequence on chemical kinetics study in a contextualized way, the where the knowledge of the chemical universe of the automobile paint shop and painting will be approached through a lecture with a professional of the area. From that didactic experience, verify the impact of this learning method on science/chemical teaching activities. From these classroom observations, can be verified that many times the teachers are restricted to the book, and the students can not understand where this chemical concept can be applied, turning the classes monotonous and tiring. It was verified the need of planning a contextualized teaching practice that articulated and the community was looking for an interaction of the students, making them feel agents and not passive in the learning process. The research was qualitative, field study and exploring level, through the quiz semi structured of multiple choices, following Lickert scale. The results shows the knowledge built through a didactic sequence proposal and it shows to be a good alternative to turning the chemical classes more attractive and interesting, e contributed to build knowledge a promote a significant learning.O presente trabalho teve por objetivo aplicar uma sequência didática no estudo de cinética química, de forma contextualizada, onde o conhecimento do universo químico da funilaria e pintura automotiva foi abordado através de uma palestra com um profissional da área. A partir desta experiência didática, verificou-se o impacto desta forma de ensino aprendizagem nas atividades docentes em ciência/química. A partir das observações em sala de aula, pode-se verificar que muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos, fazendo com que os alunos não entendam para onde são aplicados certos conceitos da química e fazendo com que as aulas se tornem monótonas e cansativas. Verificou-se a necessidade de planejar uma prática docente contextualizada que articulasse a escola e a comunidade procurando a interação dos estudantes, fazendo com que os mesmos se sintam agentes e não sujeitos passivos da aprendizagem. A investigação realizada foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e de nível exploratório, através de questionário semiestruturado com questões de múltipla escolha com as respostas obedecendo a escala de Lickert. Os resultados apontam que ocorreu a construção do conhecimento através da sequência didática proposta e que a mesma apresentou-se como uma boa alternativa para tornar as aulas de química mais atrativas e interessantes, e contribuiu para construir conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa.Batista, Suzana CimaraPassarela, Luiz Carlos2017-12-10T18:12:55Z2020-11-29T07:10:09Z2017-12-10T18:12:55Z2020-11-29T07:10:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11527Química Licenciatura - TubarãoTubarão SCAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:54:16Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11527Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:54:16Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
title Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
spellingShingle Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
Passarela, Luiz Carlos
Cinética química
Contextualização
Funilaria e pintura automotiva
Sequência didática
title_short Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
title_full Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
title_fullStr Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
title_full_unstemmed Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
title_sort Proposta de contextualização do ensino de cinética química: o universo químico da funilaria e pintura automotiva
author Passarela, Luiz Carlos
author_facet Passarela, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Suzana Cimara
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarela, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinética química
Contextualização
Funilaria e pintura automotiva
Sequência didática
topic Cinética química
Contextualização
Funilaria e pintura automotiva
Sequência didática
description This paper aims to apply a didactic sequence on chemical kinetics study in a contextualized way, the where the knowledge of the chemical universe of the automobile paint shop and painting will be approached through a lecture with a professional of the area. From that didactic experience, verify the impact of this learning method on science/chemical teaching activities. From these classroom observations, can be verified that many times the teachers are restricted to the book, and the students can not understand where this chemical concept can be applied, turning the classes monotonous and tiring. It was verified the need of planning a contextualized teaching practice that articulated and the community was looking for an interaction of the students, making them feel agents and not passive in the learning process. The research was qualitative, field study and exploring level, through the quiz semi structured of multiple choices, following Lickert scale. The results shows the knowledge built through a didactic sequence proposal and it shows to be a good alternative to turning the chemical classes more attractive and interesting, e contributed to build knowledge a promote a significant learning.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10T18:12:55Z
2017-12-10T18:12:55Z
2017
2020-11-29T07:10:09Z
2020-11-29T07:10:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11527
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Química Licenciatura - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822827913216