Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Jhonnata de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Maria Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1421
Resumo: O uso da contextualização e da experimentação oportuniza a participação do aluno como construtor do seu próprio conhecimento, saindo da condição de espectador, tornando sua aprendizagem significativa. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino e a aprendizagem, através de uma abordagem contextualizada experimental aplicada ao ensino de cinética química no 2°ano do ensino médio, através de sessões didáticas e experimentação relacionada ao cotidiano regional dos alunos. Os dados foram coletados através de questionários, testes e portfólio individual. A avaliação da aprendizagem foi observada em relação às notas, a postura dos alunos em relação ao conhecimento, pela participação e pela formação cidadã. Os resultados mostraram que a metodologia mostrou-se eficiente no processo de ensino e aprendizagem e na contribuição de forma significativa para a abordagem do conteúdo cinética química, oportunizando a autonomia e o protagonismo em sala de aula; promovendo, ainda, o debate de temas de questões ambientais e o estabelecimento de relações de grupo ao propiciar o desenvolvimento de competências como liderança, responsabilidade e cooperação.
id UCS-4_7ad81e40490fb00d8c4b10aee5fbd3ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética QuímicacontextualizaçãoexperimentaçãoAprendizagem significativaensino de QuímicaCinética O uso da contextualização e da experimentação oportuniza a participação do aluno como construtor do seu próprio conhecimento, saindo da condição de espectador, tornando sua aprendizagem significativa. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino e a aprendizagem, através de uma abordagem contextualizada experimental aplicada ao ensino de cinética química no 2°ano do ensino médio, através de sessões didáticas e experimentação relacionada ao cotidiano regional dos alunos. Os dados foram coletados através de questionários, testes e portfólio individual. A avaliação da aprendizagem foi observada em relação às notas, a postura dos alunos em relação ao conhecimento, pela participação e pela formação cidadã. Os resultados mostraram que a metodologia mostrou-se eficiente no processo de ensino e aprendizagem e na contribuição de forma significativa para a abordagem do conteúdo cinética química, oportunizando a autonomia e o protagonismo em sala de aula; promovendo, ainda, o debate de temas de questões ambientais e o estabelecimento de relações de grupo ao propiciar o desenvolvimento de competências como liderança, responsabilidade e cooperação. Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/142110.26843/rencima.v11i4.1421Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 79-942179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1421/1281https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Jhonnata de SouzaGomes, Maria Graças2023-04-21T21:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1421Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:12Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
title Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
spellingShingle Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
Batista, Jhonnata de Souza
contextualização
experimentação
Aprendizagem significativa
ensino de Química
Cinética
title_short Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
title_full Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
title_fullStr Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
title_full_unstemmed Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
title_sort Contextualização, experimentação e aprendizagem significativa na melhoria do ensino de Cinética Química
author Batista, Jhonnata de Souza
author_facet Batista, Jhonnata de Souza
Gomes, Maria Graças
author_role author
author2 Gomes, Maria Graças
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Jhonnata de Souza
Gomes, Maria Graças
dc.subject.por.fl_str_mv contextualização
experimentação
Aprendizagem significativa
ensino de Química
Cinética
topic contextualização
experimentação
Aprendizagem significativa
ensino de Química
Cinética
description O uso da contextualização e da experimentação oportuniza a participação do aluno como construtor do seu próprio conhecimento, saindo da condição de espectador, tornando sua aprendizagem significativa. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o ensino e a aprendizagem, através de uma abordagem contextualizada experimental aplicada ao ensino de cinética química no 2°ano do ensino médio, através de sessões didáticas e experimentação relacionada ao cotidiano regional dos alunos. Os dados foram coletados através de questionários, testes e portfólio individual. A avaliação da aprendizagem foi observada em relação às notas, a postura dos alunos em relação ao conhecimento, pela participação e pela formação cidadã. Os resultados mostraram que a metodologia mostrou-se eficiente no processo de ensino e aprendizagem e na contribuição de forma significativa para a abordagem do conteúdo cinética química, oportunizando a autonomia e o protagonismo em sala de aula; promovendo, ainda, o debate de temas de questões ambientais e o estabelecimento de relações de grupo ao propiciar o desenvolvimento de competências como liderança, responsabilidade e cooperação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1421
10.26843/rencima.v11i4.1421
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1421
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1421/1281
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 79-94
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130143313920