Logística e o comércio exterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10837 |
Resumo: | O presente estudo teve como tema o modal ferroviário no Brasil, um dos setores essenciais à sustentação de um preço mais competitivo para o comércio exterior brasileiro. Ao longo do século XX, observou-se uma perda de espaço deste modal no transporte interno de cargas, caracterizada por uma série de fatores explicitados neste trabalho. Este estudo teve como objetivo descrever o histórico das ferrovias brasileiras, desde a sua origem até os dias atuais, passando pelo processo de privatização na década de 90. O trabalho procurou identificar as principais características, empresas e produtos transportados pelo modal ferroviário no Brasil, assim como, os entraves ao desenvolvimento da logística ferroviária no País que impedem uma maior capacidade e eficiência deste modal. A metodologia aplicada aos objetivos foi a pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e qualitativa. Conclui-se que a decadência do modal ferroviário se iniciou com a ascensão do modal rodoviário, principalmente a partir da década de 50. Internacionalmente, a extensão da malha ferroviária brasileira está no ranking das dez maiores, porém, quando analisada sua densidade ferroviária, seu desempenho está aquém de países territorialmente maiores. Os principais entraves para o desenvolvimento deste modal, atualmente, concentram na falta de integração entre as ferrovias e os outros modais, a padronização das bitolas, as invasões de faixas de território e as ações políticas e governamentais que retardam o progresso da infraestrutura no País |
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