Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Janaina Bosquetti de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10340
Resumo: A presente pesquisa se refere ao estudo sobre o relacionamento interpessoal e a satisfação no trabalho em uma Cooperativa de Crédito, discutindo o trabalho como uma atividade vital que possibilita ao indivíduo construir sua identidade, sentir-se aceito e reconhecido pelo outro e por sua cultura. Tem como objetivo geral caracterizar a influência do relacionamento interpessoal sobre a satisfação no trabalho de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito. Como objetivos específicos, a pesquisa elencou: verificar o sentido do trabalho atribuído por colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; caracterizar os relacionamentos interpessoais de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; descrever as percepções de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito acerca de seus relacionamentos interpessoais, nos seguintes aspectos: liderança, comunicação, autonomia e decisões; identificar a satisfação profissional de colaboradores em uma Cooperativa de Crédito. Este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, cujo delineamento é o de estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados quatro encontros de grupo focal, com sete colaboradoras. Os dados coletados foram analisados e categorizados, relacionando-os com o referencial teórico apresentado. Ao fim deste processo, constatou-se que as participantes atribuem como sentido do trabalho a responsabilidade e a satisfação; quanto aos relacionamentos interpessoais no grupo de trabalho, constatou-se que estes apresentam características como: compreensão, companheirismo e responsabilidade, evidenciando que as relações são tecidas com solidariedade, ultrapassando as tarefas profissionais. Quanto à liderança foi identificado um contraponto entre centralização e acessibilidade, as participantes demonstram admiração em relação à postura da líder, considerando a mesma como exemplo profissional. A comunicação é revelada como acessível e permeada de afeto. Outro aspecto evidenciado foi a autonomia que se depara com a centralização da liderança, embora haja liberdade para criar e expor opiniões. As participantes percebem que seu trabalho funciona como um processo e suas atitudes afetam o outro e, deste modo, compartilham as decisões. A satisfação é identificada pela utilidade do cargo e reconhecimento profissional. Em contrapartida, o que não satisfaz no trabalho são questões operacionais, como conciliar o tempo e a centralização dos processos. Esta pesquisa ainda apontou a importância do trabalho em equipe, como a cultura da organização pode valorizar os seus profissionais, além do que evidenciou como o fato de sentir-se reconhecido colabora significativamente para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, pois favorece vivências de satisfação, propiciando condições adequadas à saúde do trabalhador.
id Ânima_a6754f3dec58de3823d50b5bdc7fea52
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10340
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalhoCooperativa de CréditoRelacionamento interpessoal no trabalhoSatisfação no trabalhoA presente pesquisa se refere ao estudo sobre o relacionamento interpessoal e a satisfação no trabalho em uma Cooperativa de Crédito, discutindo o trabalho como uma atividade vital que possibilita ao indivíduo construir sua identidade, sentir-se aceito e reconhecido pelo outro e por sua cultura. Tem como objetivo geral caracterizar a influência do relacionamento interpessoal sobre a satisfação no trabalho de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito. Como objetivos específicos, a pesquisa elencou: verificar o sentido do trabalho atribuído por colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; caracterizar os relacionamentos interpessoais de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; descrever as percepções de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito acerca de seus relacionamentos interpessoais, nos seguintes aspectos: liderança, comunicação, autonomia e decisões; identificar a satisfação profissional de colaboradores em uma Cooperativa de Crédito. Este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, cujo delineamento é o de estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados quatro encontros de grupo focal, com sete colaboradoras. Os dados coletados foram analisados e categorizados, relacionando-os com o referencial teórico apresentado. Ao fim deste processo, constatou-se que as participantes atribuem como sentido do trabalho a responsabilidade e a satisfação; quanto aos relacionamentos interpessoais no grupo de trabalho, constatou-se que estes apresentam características como: compreensão, companheirismo e responsabilidade, evidenciando que as relações são tecidas com solidariedade, ultrapassando as tarefas profissionais. Quanto à liderança foi identificado um contraponto entre centralização e acessibilidade, as participantes demonstram admiração em relação à postura da líder, considerando a mesma como exemplo profissional. A comunicação é revelada como acessível e permeada de afeto. Outro aspecto evidenciado foi a autonomia que se depara com a centralização da liderança, embora haja liberdade para criar e expor opiniões. As participantes percebem que seu trabalho funciona como um processo e suas atitudes afetam o outro e, deste modo, compartilham as decisões. A satisfação é identificada pela utilidade do cargo e reconhecimento profissional. Em contrapartida, o que não satisfaz no trabalho são questões operacionais, como conciliar o tempo e a centralização dos processos. Esta pesquisa ainda apontou a importância do trabalho em equipe, como a cultura da organização pode valorizar os seus profissionais, além do que evidenciou como o fato de sentir-se reconhecido colabora significativamente para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, pois favorece vivências de satisfação, propiciando condições adequadas à saúde do trabalhador.Brasil, VanderleiSouza, Janaina Bosquetti de2017-10-23T17:52:06Z2020-11-29T04:25:54Z2017-10-23T17:52:06Z2020-11-29T04:25:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10340Psicologia - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T06:05:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10340Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:05:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
title Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
spellingShingle Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
Souza, Janaina Bosquetti de
Cooperativa de Crédito
Relacionamento interpessoal no trabalho
Satisfação no trabalho
title_short Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
title_full Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
title_fullStr Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
title_full_unstemmed Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
title_sort Cooperação: relacionamento interpessoal e satisfação no trabalho
author Souza, Janaina Bosquetti de
author_facet Souza, Janaina Bosquetti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Vanderlei
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Janaina Bosquetti de
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativa de Crédito
Relacionamento interpessoal no trabalho
Satisfação no trabalho
topic Cooperativa de Crédito
Relacionamento interpessoal no trabalho
Satisfação no trabalho
description A presente pesquisa se refere ao estudo sobre o relacionamento interpessoal e a satisfação no trabalho em uma Cooperativa de Crédito, discutindo o trabalho como uma atividade vital que possibilita ao indivíduo construir sua identidade, sentir-se aceito e reconhecido pelo outro e por sua cultura. Tem como objetivo geral caracterizar a influência do relacionamento interpessoal sobre a satisfação no trabalho de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito. Como objetivos específicos, a pesquisa elencou: verificar o sentido do trabalho atribuído por colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; caracterizar os relacionamentos interpessoais de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito; descrever as percepções de colaboradoras de uma Cooperativa de Crédito acerca de seus relacionamentos interpessoais, nos seguintes aspectos: liderança, comunicação, autonomia e decisões; identificar a satisfação profissional de colaboradores em uma Cooperativa de Crédito. Este trabalho é classificado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, cujo delineamento é o de estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizados quatro encontros de grupo focal, com sete colaboradoras. Os dados coletados foram analisados e categorizados, relacionando-os com o referencial teórico apresentado. Ao fim deste processo, constatou-se que as participantes atribuem como sentido do trabalho a responsabilidade e a satisfação; quanto aos relacionamentos interpessoais no grupo de trabalho, constatou-se que estes apresentam características como: compreensão, companheirismo e responsabilidade, evidenciando que as relações são tecidas com solidariedade, ultrapassando as tarefas profissionais. Quanto à liderança foi identificado um contraponto entre centralização e acessibilidade, as participantes demonstram admiração em relação à postura da líder, considerando a mesma como exemplo profissional. A comunicação é revelada como acessível e permeada de afeto. Outro aspecto evidenciado foi a autonomia que se depara com a centralização da liderança, embora haja liberdade para criar e expor opiniões. As participantes percebem que seu trabalho funciona como um processo e suas atitudes afetam o outro e, deste modo, compartilham as decisões. A satisfação é identificada pela utilidade do cargo e reconhecimento profissional. Em contrapartida, o que não satisfaz no trabalho são questões operacionais, como conciliar o tempo e a centralização dos processos. Esta pesquisa ainda apontou a importância do trabalho em equipe, como a cultura da organização pode valorizar os seus profissionais, além do que evidenciou como o fato de sentir-se reconhecido colabora significativamente para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, pois favorece vivências de satisfação, propiciando condições adequadas à saúde do trabalhador.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-10-23T17:52:06Z
2017-10-23T17:52:06Z
2020-11-29T04:25:54Z
2020-11-29T04:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10340
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415797349613568