Entrada IMC não intencional durante voo VFR em helicópteros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Felipe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27302
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os fatores contribuintes para ocorrência de acidentes de helicóptero por entrada não intencional em condições IMC durante regra de voo VFR em território brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa e exploratória, que se propõe por meio da exposição de conceitos, artigos e casos reais disponibilizados em forma de relatórios finais de acidentes, identificar a motivação e resultados de uma entrada em voo IMC não intencional durante regra de voo VFR em helicópteros. A abordagem utilizada foi qualitativa, por que foi baseada na realidade para compreensão de fatores que contribuíram para as ocorrências examinadas. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que a falha no julgamento do piloto, formação inadequada, falha no processo decisório, desobservância e a violação das regras gerais e limites mínimos meteorológicos, foram os principais fatores que levaram os pilotos a entrarem em uma condição adversa de voo visual de acordo com o estudo de caso feito nesta pesquisa. O que resultou em perda de referências visuais com o terreno, gerando uma desorientação espacial incapacitante e consequentemente perda de controle da aeronave em voo que em ambos os acidentes ocasionou perda de vidas.
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