A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado. |
id |
Ânima_a734a555e0d2d45d8ca959a826f7b6d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14910 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SCMemória ColetivaMemória IndividualMemória AfetivaNivelamentoEJAO presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.Junior, Mario Abel BressanMendes, Walquiria Guedert2021-07-30T13:04:43Z2021-07-30T13:04:43Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-26T11:53:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14910Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-26T11:53:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
title |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
spellingShingle |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC Mendes, Walquiria Guedert Memória Coletiva Memória Individual Memória Afetiva Nivelamento EJA |
title_short |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
title_full |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
title_fullStr |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
title_full_unstemmed |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
title_sort |
A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC |
author |
Mendes, Walquiria Guedert |
author_facet |
Mendes, Walquiria Guedert |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junior, Mario Abel Bressan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Walquiria Guedert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Coletiva Memória Individual Memória Afetiva Nivelamento EJA |
topic |
Memória Coletiva Memória Individual Memória Afetiva Nivelamento EJA |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30T13:04:43Z 2021-07-30T13:04:43Z 2021-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415798317449216 |