A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Walquiria Guedert
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.
id Ânima_a734a555e0d2d45d8ca959a826f7b6d0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14910
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SCMemória ColetivaMemória IndividualMemória AfetivaNivelamentoEJAO presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.Junior, Mario Abel BressanMendes, Walquiria Guedert2021-07-30T13:04:43Z2021-07-30T13:04:43Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-26T11:53:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14910Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-26T11:53:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
title A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
spellingShingle A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
Mendes, Walquiria Guedert
Memória Coletiva
Memória Individual
Memória Afetiva
Nivelamento
EJA
title_short A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
title_full A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
title_fullStr A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
title_full_unstemmed A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
title_sort A escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos do nivelamento do EJA de Tubarão-SC
author Mendes, Walquiria Guedert
author_facet Mendes, Walquiria Guedert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junior, Mario Abel Bressan
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Walquiria Guedert
dc.subject.por.fl_str_mv Memória Coletiva
Memória Individual
Memória Afetiva
Nivelamento
EJA
topic Memória Coletiva
Memória Individual
Memória Afetiva
Nivelamento
EJA
description O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30T13:04:43Z
2021-07-30T13:04:43Z
2021-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798317449216