A contribuição das práticas psicossociais para o empoderamento de adolescentes na favela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Camila de Moura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Érika Divina da, Bicalho, João Luiz Nunes
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14737
Resumo: Neste trabalho, demonstramos de que maneira a experiência com as práticas psicossociais podem contribuir para a promoção da conscientização ético-política e da emancipação de jovens mulheres na favela. Para tanto, defendemos a importância da interseccionalidade como ferramenta metodológica, na perspectiva do feminismo negro e interseccional. O objetivo foi compreender de que maneira as relações de poder e opressão, como o machismo, o racismo e o preconceito de classe, bem como as determinações associadas ao território, concorrem para a manutenção das condições de desigualdade de acessos. Analisamos as práticas psicossociais e a relevância de um espaço de escuta como instrumento de diálogo educativo na área de direitos humanos, considerando o paradigma de sujeito sócio-histórico. Concluímos que, sob tais condições, a Psicologia pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres na favela, visando a autonomia individual direcionada à emancipação do grupo.
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