Sedação consciente em odontopediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berto, Débora Oening
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26080
Resumo: Com a finalidade de proporcionar aos pacientes um atendimento odontológico de qualidade e seguro, deve ser realizado o manejo adequado e individualizado a cada paciente. Quando as técnicas psicológicas de manejo do comportamento não se tornam o suficiente, faz-se necessário o uso da sedação consciente, que é definida como um nível mínimo de depressão da consciência, o que pode aumentar a colaboração do paciente durante os tratamentos. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a sedação consciente através do uso de óxido nitroso e de ansiolíticos, como recursos coadjuvantes no tratamento odontológico de pacientes pediátricos. Se destaca como uma grande vantagem do óxido nitroso, o fato de sua eliminação ser muito rápida. Deste modo, o paciente está liberado para realização de suas tarefas diárias logo após o interrompimento da inalação do gás. Já os benzodiazepínicos se destacam pelo seu baixo custo e sua simples administração. Mesmo com o uso da sedação consciente, deve-se ter como recurso inicial, as técnicas psicológicas de manejo do comportamento, se fazendo necessário utilizar os fármacos apenas se não houver colaboração do paciente após o uso de tais técnicas. Nesse contexto, estudos tem destacado excelentes resultados clínicos, desde que as técnicas sejam realizadas por profissionais altamente capacitados, que estejam cientes das indicações e contraindicações, além de todos os benefícios e possíveis riscos ocasionados pelo uso da sedação consciente. Palavras-chave: Sedação consciente. Odontopediatria. Ansiolíticos.
id Ânima_ad93f7910a034935554008d1aa121918
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26080
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Sedação consciente em odontopediatriaSedação conscienteOdontopediatriaAnsiolíticosCom a finalidade de proporcionar aos pacientes um atendimento odontológico de qualidade e seguro, deve ser realizado o manejo adequado e individualizado a cada paciente. Quando as técnicas psicológicas de manejo do comportamento não se tornam o suficiente, faz-se necessário o uso da sedação consciente, que é definida como um nível mínimo de depressão da consciência, o que pode aumentar a colaboração do paciente durante os tratamentos. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a sedação consciente através do uso de óxido nitroso e de ansiolíticos, como recursos coadjuvantes no tratamento odontológico de pacientes pediátricos. Se destaca como uma grande vantagem do óxido nitroso, o fato de sua eliminação ser muito rápida. Deste modo, o paciente está liberado para realização de suas tarefas diárias logo após o interrompimento da inalação do gás. Já os benzodiazepínicos se destacam pelo seu baixo custo e sua simples administração. Mesmo com o uso da sedação consciente, deve-se ter como recurso inicial, as técnicas psicológicas de manejo do comportamento, se fazendo necessário utilizar os fármacos apenas se não houver colaboração do paciente após o uso de tais técnicas. Nesse contexto, estudos tem destacado excelentes resultados clínicos, desde que as técnicas sejam realizadas por profissionais altamente capacitados, que estejam cientes das indicações e contraindicações, além de todos os benefícios e possíveis riscos ocasionados pelo uso da sedação consciente. Palavras-chave: Sedação consciente. Odontopediatria. Ansiolíticos.Bittencourt, Sandra TeixeiraBerto, Débora Oening2022-10-29T00:12:55Z2022-10-29T00:12:55Z2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26080TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T07:54:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26080Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T07:54:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sedação consciente em odontopediatria
title Sedação consciente em odontopediatria
spellingShingle Sedação consciente em odontopediatria
Berto, Débora Oening
Sedação consciente
Odontopediatria
Ansiolíticos
title_short Sedação consciente em odontopediatria
title_full Sedação consciente em odontopediatria
title_fullStr Sedação consciente em odontopediatria
title_full_unstemmed Sedação consciente em odontopediatria
title_sort Sedação consciente em odontopediatria
author Berto, Débora Oening
author_facet Berto, Débora Oening
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bittencourt, Sandra Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Berto, Débora Oening
dc.subject.por.fl_str_mv Sedação consciente
Odontopediatria
Ansiolíticos
topic Sedação consciente
Odontopediatria
Ansiolíticos
description Com a finalidade de proporcionar aos pacientes um atendimento odontológico de qualidade e seguro, deve ser realizado o manejo adequado e individualizado a cada paciente. Quando as técnicas psicológicas de manejo do comportamento não se tornam o suficiente, faz-se necessário o uso da sedação consciente, que é definida como um nível mínimo de depressão da consciência, o que pode aumentar a colaboração do paciente durante os tratamentos. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a sedação consciente através do uso de óxido nitroso e de ansiolíticos, como recursos coadjuvantes no tratamento odontológico de pacientes pediátricos. Se destaca como uma grande vantagem do óxido nitroso, o fato de sua eliminação ser muito rápida. Deste modo, o paciente está liberado para realização de suas tarefas diárias logo após o interrompimento da inalação do gás. Já os benzodiazepínicos se destacam pelo seu baixo custo e sua simples administração. Mesmo com o uso da sedação consciente, deve-se ter como recurso inicial, as técnicas psicológicas de manejo do comportamento, se fazendo necessário utilizar os fármacos apenas se não houver colaboração do paciente após o uso de tais técnicas. Nesse contexto, estudos tem destacado excelentes resultados clínicos, desde que as técnicas sejam realizadas por profissionais altamente capacitados, que estejam cientes das indicações e contraindicações, além de todos os benefícios e possíveis riscos ocasionados pelo uso da sedação consciente. Palavras-chave: Sedação consciente. Odontopediatria. Ansiolíticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
2022-10-29T00:12:55Z
2022-10-29T00:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26080
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415855928311808