Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13699 |
Resumo: | Devido ao constante avanço que o mercado de jogos vem tendo, o número de desenvolvedores e entusiastas na área tem aumentado gradativamente. Isso consequentemente aumenta também a demanda por profissionais da área de jogos, porém inicialmente os desenvolvedores ficam sem saber por onde começar, tanto no processo criativo quanto no desenvolvimento lógico de um jogo por si só. Em vista desses pontos, a proposta deste trabalho foi apresentar conceitos de diversas fontes, com técnicas e padrões usados no design de jogos, partindo de uma visão de aplicação, com o intuito de gerar um Game Design Document do zero. Esta monografia conta com um GDD de elaboração dos autores, com os principais pontos dos quais um jogo necessita, inclusive com arte e histórias autorais. Um dos principais focos na elaboração do documento foi deixar os conceitos claros, detalhando inclusive o processo de concepção da ideia e sua trajetória. O GDD gerado foi apresentado para grupo de pessoas interessadas na área de jogos, principalmente consumidores, e em geral o resultado gerado foi bem recebido pelo público-alvo, tendo boas avaliações e críticas construtivas que são também apresentadas nesta monografia. |
id |
Ânima_adea48747ca512f3cca4349ce8aec6fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13699 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivosGame Design: Concepts for Creating Immersive GamesJogosMorningstarGDDGame Design DocumentDevido ao constante avanço que o mercado de jogos vem tendo, o número de desenvolvedores e entusiastas na área tem aumentado gradativamente. Isso consequentemente aumenta também a demanda por profissionais da área de jogos, porém inicialmente os desenvolvedores ficam sem saber por onde começar, tanto no processo criativo quanto no desenvolvimento lógico de um jogo por si só. Em vista desses pontos, a proposta deste trabalho foi apresentar conceitos de diversas fontes, com técnicas e padrões usados no design de jogos, partindo de uma visão de aplicação, com o intuito de gerar um Game Design Document do zero. Esta monografia conta com um GDD de elaboração dos autores, com os principais pontos dos quais um jogo necessita, inclusive com arte e histórias autorais. Um dos principais focos na elaboração do documento foi deixar os conceitos claros, detalhando inclusive o processo de concepção da ideia e sua trajetória. O GDD gerado foi apresentado para grupo de pessoas interessadas na área de jogos, principalmente consumidores, e em geral o resultado gerado foi bem recebido pelo público-alvo, tendo boas avaliações e críticas construtivas que são também apresentadas nesta monografia.Zambiasi, Saulo PopovFelix, Fernando MoosherLund, Ismael Piloto2021-06-30T00:15:31Z2021-06-30T00:15:31Z2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13699FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-02T07:06:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13699Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-02T07:06:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos Game Design: Concepts for Creating Immersive Games |
title |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
spellingShingle |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos Felix, Fernando Moosher Jogos Morningstar GDD Game Design Document |
title_short |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
title_full |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
title_fullStr |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
title_full_unstemmed |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
title_sort |
Game Design: Conceitos para criação de jogos imersivos |
author |
Felix, Fernando Moosher |
author_facet |
Felix, Fernando Moosher Lund, Ismael Piloto |
author_role |
author |
author2 |
Lund, Ismael Piloto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zambiasi, Saulo Popov |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix, Fernando Moosher Lund, Ismael Piloto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Morningstar GDD Game Design Document |
topic |
Jogos Morningstar GDD Game Design Document |
description |
Devido ao constante avanço que o mercado de jogos vem tendo, o número de desenvolvedores e entusiastas na área tem aumentado gradativamente. Isso consequentemente aumenta também a demanda por profissionais da área de jogos, porém inicialmente os desenvolvedores ficam sem saber por onde começar, tanto no processo criativo quanto no desenvolvimento lógico de um jogo por si só. Em vista desses pontos, a proposta deste trabalho foi apresentar conceitos de diversas fontes, com técnicas e padrões usados no design de jogos, partindo de uma visão de aplicação, com o intuito de gerar um Game Design Document do zero. Esta monografia conta com um GDD de elaboração dos autores, com os principais pontos dos quais um jogo necessita, inclusive com arte e histórias autorais. Um dos principais focos na elaboração do documento foi deixar os conceitos claros, detalhando inclusive o processo de concepção da ideia e sua trajetória. O GDD gerado foi apresentado para grupo de pessoas interessadas na área de jogos, principalmente consumidores, e em geral o resultado gerado foi bem recebido pelo público-alvo, tendo boas avaliações e críticas construtivas que são também apresentadas nesta monografia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30T00:15:31Z 2021-06-30T00:15:31Z 2021-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13699 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415849750102016 |