Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Glauber Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583
Resumo: A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários.
id UFPB-2_b159a119d7f5da8cb33b4aeee0335474
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/31583
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2024-08-27T17:31:19Z2023-03-202024-08-27T17:31:19Z2023-02-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários.The history of electronic games is initially presented in the manufacture of video games by William Higinbotham's who developed the first game called tennis for two on the screen of his oscilloscope. Until recently, developing games was not easy, requiring a team of specialists to carry out the challenge, and hoping that the game would go through all the estimation stages of the game companies for the game to be released. Currently, there are ready-made graphics engines, such as Unity, which save development time, as they have some ready-made features such as screen updating and the collision system. Whereas big game companies tend to stick to one way of working with games, independent companies can take risks and dare to do what no big game company has done before. Therefore, independent games can abuse creativity and innovation to gain space in the market, filling gaps left by large game developers. The objective of this work to complete the course is to create a game from the beginning of the creation until the end of the game development process, presenting basic concepts of games, its history, knowledge about Unity and a document of game design and UML that has with the purpose of registering each game's information, thus making its implementation simpler. It is expected that with this knowledge the reader can have a general knowledge of the development process and have the necessary skills to develop their games. The result achieved using Unity was significant and it was possible to develop a game. Upon entering the game, it is possible to control a character who can explore the game map, fight enemies and teleport between scenarios.Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-27T17:31:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Glauber Ferreira Angelo_TCC.pdf: 2681225 bytes, checksum: 64d6cdc4dc67e801f500824f85887670 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-27T17:31:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Glauber Ferreira Angelo_TCC.pdf: 2681225 bytes, checksum: 64d6cdc4dc67e801f500824f85887670 (MD5) Previous issue date: 2023-02-15porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComputação CientíficaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSGDDUnityJogosUMLTutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotta, Gustavo Henrique Matos Bezerra56889933400http://lattes.cnpq.br/070259741029572606544687456Angelo, Glauber Ferreirareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdf.txtGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain95610https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/4/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf.txt4fd2c5983940d96081019f1f6d6082a5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdfGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdfTCCapplication/pdf2681225https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/1/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf64d6cdc4dc67e801f500824f85887670MD51123456789/315832024-08-28 03:09:51.729oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-08-28T06:09:51Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
title Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
spellingShingle Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
Angelo, Glauber Ferreira
CNPQ::OUTROS
GDD
Unity
Jogos
UML
title_short Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
title_full Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
title_fullStr Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
title_full_unstemmed Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
title_sort Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
author Angelo, Glauber Ferreira
author_facet Angelo, Glauber Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 56889933400
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0702597410295726
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06544687456
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Glauber Ferreira
contributor_str_mv Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
topic CNPQ::OUTROS
GDD
Unity
Jogos
UML
dc.subject.por.fl_str_mv GDD
Unity
Jogos
UML
description A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários.
publishDate 2023
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-20
2024-08-27T17:31:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-27T17:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Computação Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/4/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/1/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fd2c5983940d96081019f1f6d6082a5
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
64d6cdc4dc67e801f500824f85887670
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1815449121335541760