Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583 |
Resumo: | A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários. |
id |
UFPB-2_b159a119d7f5da8cb33b4aeee0335474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/31583 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2024-08-27T17:31:19Z2023-03-202024-08-27T17:31:19Z2023-02-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários.The history of electronic games is initially presented in the manufacture of video games by William Higinbotham's who developed the first game called tennis for two on the screen of his oscilloscope. Until recently, developing games was not easy, requiring a team of specialists to carry out the challenge, and hoping that the game would go through all the estimation stages of the game companies for the game to be released. Currently, there are ready-made graphics engines, such as Unity, which save development time, as they have some ready-made features such as screen updating and the collision system. Whereas big game companies tend to stick to one way of working with games, independent companies can take risks and dare to do what no big game company has done before. Therefore, independent games can abuse creativity and innovation to gain space in the market, filling gaps left by large game developers. The objective of this work to complete the course is to create a game from the beginning of the creation until the end of the game development process, presenting basic concepts of games, its history, knowledge about Unity and a document of game design and UML that has with the purpose of registering each game's information, thus making its implementation simpler. It is expected that with this knowledge the reader can have a general knowledge of the development process and have the necessary skills to develop their games. The result achieved using Unity was significant and it was possible to develop a game. Upon entering the game, it is possible to control a character who can explore the game map, fight enemies and teleport between scenarios.Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-27T17:31:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Glauber Ferreira Angelo_TCC.pdf: 2681225 bytes, checksum: 64d6cdc4dc67e801f500824f85887670 (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-27T17:31:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Glauber Ferreira Angelo_TCC.pdf: 2681225 bytes, checksum: 64d6cdc4dc67e801f500824f85887670 (MD5) Previous issue date: 2023-02-15porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComputação CientíficaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSGDDUnityJogosUMLTutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMotta, Gustavo Henrique Matos Bezerra56889933400http://lattes.cnpq.br/070259741029572606544687456Angelo, Glauber Ferreirareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdf.txtGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain95610https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/4/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf.txt4fd2c5983940d96081019f1f6d6082a5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdfGlauber Ferreira Angelo_TCC.pdfTCCapplication/pdf2681225https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/1/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf64d6cdc4dc67e801f500824f85887670MD51123456789/315832024-08-28 03:09:51.729oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-08-28T06:09:51Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
title |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
spellingShingle |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity Angelo, Glauber Ferreira CNPQ::OUTROS GDD Unity Jogos UML |
title_short |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
title_full |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
title_fullStr |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
title_full_unstemmed |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
title_sort |
Tutorial para desenvolvimento de jogos eletrônicos 3D na Unity |
author |
Angelo, Glauber Ferreira |
author_facet |
Angelo, Glauber Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
56889933400 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0702597410295726 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
06544687456 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo, Glauber Ferreira |
contributor_str_mv |
Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS GDD Unity Jogos UML |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GDD Unity Jogos UML |
description |
A história dos jogos eletrônicos apresenta-se inicialmente na fabricação dos jogos de videogame por William Higinbotham’s que desenvolveu na tela do seu osciloscópio o primeiro jogo chamado tênis para dois. Até pouco tempo atrás desenvolver jogos não era fácil, sendo preciso ter uma equipe de especialistas para realizar o desafio, e torcer para que o jogo passasse por todas as etapas de avaliações das empresas de jogos para que o jogo fosse lançado. Atualmente existem motores gráficos prontos, como o Unity, que economizam tempo de desenvolvimento, pois contam com alguns recursos prontos como atualização de tela e sistema de colisão. Ao passo que as grandes empresas de jogos tendem a manter a forma de trabalha com os jogos, as empresas independentes podem arriscar e ousar fazer o que nenhuma grande empresa de jogos fez antes. Sendo assim, os jogos independentes podem abusar da criatividade e inovação para ganhar espaço no mercado, preenchendo lacunas deixadas pelas grandes desenvolvedoras de jogos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é criar um jogo desde o inicio da criação até o final do processo do desenvolvimento do jogo, introduzindo conceitos básicos de jogos, seu histórico, conhecimento sobre Unity e a documento de design de jogo e UML que tem como finalidade registra cada informação do jogo tornando dessa forma mais simples sua implementação. É esperado que com este conhecimento o leitor possa ter conhecimento geral do processo de desenvolvimento e tenha a habilidade necessária para desenvolver seus jogos. O resultado atingido utilizando a Unity foi significativo sendo possível desenvolver um jogo. Ao entrar no jogo é possível controlar um personagem que pode explorar o mapa do jogo, luta contra inimigos e realizar teletransporte entre cenários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-20 2024-08-27T17:31:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-27T17:31:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Computação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/4/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31583/1/Glauber%20Ferreira%20Angelo_TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fd2c5983940d96081019f1f6d6082a5 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 64d6cdc4dc67e801f500824f85887670 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1815449121335541760 |