Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niero, Gabriela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3180
Resumo: Based on relevance theory, we analyzed in this study the influence of an answer template in the correction the students of Mid-School’s first year with learning problems make of their own textual interpretations. To achieve this goal, we investigated six students of Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA) from Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti of Urussanga, SC. We assumed the hypothesis that these students would tend to behave as naïve interpreters in this process, due their reading difficulties. To test this prediction, we proposed an interpretation activity, using Luís Fernando Veríssimo’s text “A Verdade”, with ten questions representing Marcuschi’s (2008) question categories. The activity was followed by a session of autocorrection, mediated by an answer template with errors, and a session of activity evaluation. From a quantitative perspective, the grade that students attribute to themselves is similar to the grade that the student would have if they followed the answer template created by the researcher unconditionally. From a qualitative perspective, the students do not refute the authority of the answer template when the answers are not subjective; they do not return to the text to analyze the pertinence of their answers; and they depend on the teacher to problematize the instrument. We concluded that the students trust naïvely in the answer template as representative of the teacher’s authority, suggesting that it is more relevant to trust in this presumption than keeping in the epistemic vigilance in the activity.
id Ânima_b0d6ed4fee85adccaabb7125f0b7a489
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3180
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa CatarinaPragmática cognitivaTeoria da relevânciaVigilância epistêmicaCorreção de interpretação textualGabarito de respostasBased on relevance theory, we analyzed in this study the influence of an answer template in the correction the students of Mid-School’s first year with learning problems make of their own textual interpretations. To achieve this goal, we investigated six students of Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA) from Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti of Urussanga, SC. We assumed the hypothesis that these students would tend to behave as naïve interpreters in this process, due their reading difficulties. To test this prediction, we proposed an interpretation activity, using Luís Fernando Veríssimo’s text “A Verdade”, with ten questions representing Marcuschi’s (2008) question categories. The activity was followed by a session of autocorrection, mediated by an answer template with errors, and a session of activity evaluation. From a quantitative perspective, the grade that students attribute to themselves is similar to the grade that the student would have if they followed the answer template created by the researcher unconditionally. From a qualitative perspective, the students do not refute the authority of the answer template when the answers are not subjective; they do not return to the text to analyze the pertinence of their answers; and they depend on the teacher to problematize the instrument. We concluded that the students trust naïvely in the answer template as representative of the teacher’s authority, suggesting that it is more relevant to trust in this presumption than keeping in the epistemic vigilance in the activity.Com base na teoria da relevância, analisamos neste estudo a influência do gabarito de respostas na correção que estudantes do primeiro ano do Ensino Médio diagnosticados com dificuldades de aprendizado fazem de suas próprias interpretações textuais. Para tanto, investigamos seis estudantes do Ensino Médio do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA) da Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti do Município de Urussanga, SC, assumindo a hipótese de que esses estudantes, dadas as suas dificuldades em leitura, tenderiam a se comportar como intérpretes ingênuos neste processo. Para testar essa predição, propusemos um exercício de interpretação da crônica “A Verdade”, de Luís Fernando Veríssimo, contendo dez questões representando as diferentes categorias de perguntas propostas por Marcuschi (2008), seguida de uma sessão de autocorreção mediada por um gabarito de respostas com erros e de uma sessão de avaliação. Do ponto de vista quantitativo, a média que os estudantes atribuem a si próprios é mais aderente à média proposta pela remissão incondicional ao gabarito do que aquela derivada da correção da pesquisadora. Do ponto de vista qualitativo, os estudantes não contestam a autoridade do gabarito salvo em questões subjetivas; não voltam ao texto para conferir a pertinência de suas respostas; e são dependentes do professor para problematizar o instrumento. Concluímos, portanto, que os estudantes, confiam ingenuamente no gabarito como preposto da autoridade do professor, sugerindo ser mais relevante confiar nessa presunção do que manter-se em vigilância epistêmica na atividade.Rauen, Fábio JoséNiero, Gabriela2017-10-23T16:56:09Z2020-11-26T21:09:28Z2017-10-23T16:56:09Z2020-11-26T21:09:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3180Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:50:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3180Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:50:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
title Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
spellingShingle Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
Niero, Gabriela
Pragmática cognitiva
Teoria da relevância
Vigilância epistêmica
Correção de interpretação textual
Gabarito de respostas
title_short Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
title_full Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
title_fullStr Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
title_full_unstemmed Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
title_sort Influência do gabarito de respostas na autocorreção de exercício de interpretação: estudo de caso com estudantes do programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem de Santa Catarina
author Niero, Gabriela
author_facet Niero, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Niero, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmática cognitiva
Teoria da relevância
Vigilância epistêmica
Correção de interpretação textual
Gabarito de respostas
topic Pragmática cognitiva
Teoria da relevância
Vigilância epistêmica
Correção de interpretação textual
Gabarito de respostas
description Based on relevance theory, we analyzed in this study the influence of an answer template in the correction the students of Mid-School’s first year with learning problems make of their own textual interpretations. To achieve this goal, we investigated six students of Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA) from Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti of Urussanga, SC. We assumed the hypothesis that these students would tend to behave as naïve interpreters in this process, due their reading difficulties. To test this prediction, we proposed an interpretation activity, using Luís Fernando Veríssimo’s text “A Verdade”, with ten questions representing Marcuschi’s (2008) question categories. The activity was followed by a session of autocorrection, mediated by an answer template with errors, and a session of activity evaluation. From a quantitative perspective, the grade that students attribute to themselves is similar to the grade that the student would have if they followed the answer template created by the researcher unconditionally. From a qualitative perspective, the students do not refute the authority of the answer template when the answers are not subjective; they do not return to the text to analyze the pertinence of their answers; and they depend on the teacher to problematize the instrument. We concluded that the students trust naïvely in the answer template as representative of the teacher’s authority, suggesting that it is more relevant to trust in this presumption than keeping in the epistemic vigilance in the activity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-23T16:56:09Z
2017-10-23T16:56:09Z
2020-11-26T21:09:28Z
2020-11-26T21:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3180
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822287896576