Necropolítica no proibicionismo às drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eliza Carolina Viganó
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29931
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo a análise da proibição de drogas em seu viés sociológico, por meio do conceito de Necropolítica criado pelo pensador Achille Mbembe, como no sentido prático, com o auxílio, principalmente, da literatura criminológica crítica do Doutor em Direito Penal e criminologia, Luis Carlos Valois, refletindo acerca da aplicabilidade da pena e das consequências do poder punitivo do Estado. Por conseguinte, os métodos de procedimentos utilizados serão diversificados, estando inserido ao longo do trabalho os métodos dedutivo, histórico e bibliográfico, ou seja, o vasto sistema de pesquisas permitirá a análise do formato geral ao específico, amparado na história brasileira através de fontes primárias e secundárias. Ademais, a pesquisa contará com uma abordagem qualitativa, analisando de forma contextual os acontecimentos históricos nacionais, e relacionando-os aos ideais da norma do direito penal. A pesquisa também seguirá o padrão monográfico, onde poderá seguir de parâmetro para embasamentos futuros. A conclusão adquirida com o trabalho revela a importância do debate acerca da violência gerada pela guerra às drogas, e da urgente necessidade de readequação das medidas tomadas pelo Estado, visto que a pena, no cenário de narcotráfico e da drogadição, não tem atingido seus fins.
id Ânima_b1251fb9f0090dc125984fb3535d0aee
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29931
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Necropolítica no proibicionismo às drogasNecropolíticaProibicionismoCriminologia críticaA presente pesquisa tem por objetivo a análise da proibição de drogas em seu viés sociológico, por meio do conceito de Necropolítica criado pelo pensador Achille Mbembe, como no sentido prático, com o auxílio, principalmente, da literatura criminológica crítica do Doutor em Direito Penal e criminologia, Luis Carlos Valois, refletindo acerca da aplicabilidade da pena e das consequências do poder punitivo do Estado. Por conseguinte, os métodos de procedimentos utilizados serão diversificados, estando inserido ao longo do trabalho os métodos dedutivo, histórico e bibliográfico, ou seja, o vasto sistema de pesquisas permitirá a análise do formato geral ao específico, amparado na história brasileira através de fontes primárias e secundárias. Ademais, a pesquisa contará com uma abordagem qualitativa, analisando de forma contextual os acontecimentos históricos nacionais, e relacionando-os aos ideais da norma do direito penal. A pesquisa também seguirá o padrão monográfico, onde poderá seguir de parâmetro para embasamentos futuros. A conclusão adquirida com o trabalho revela a importância do debate acerca da violência gerada pela guerra às drogas, e da urgente necessidade de readequação das medidas tomadas pelo Estado, visto que a pena, no cenário de narcotráfico e da drogadição, não tem atingido seus fins.Barreto, RodrigoGonçalves, Eliza Carolina Viganó2022-12-19T12:53:13Z2022-12-19T12:53:13Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29931TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-19T12:53:14Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29931Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-19T12:53:14Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necropolítica no proibicionismo às drogas
title Necropolítica no proibicionismo às drogas
spellingShingle Necropolítica no proibicionismo às drogas
Gonçalves, Eliza Carolina Viganó
Necropolítica
Proibicionismo
Criminologia crítica
title_short Necropolítica no proibicionismo às drogas
title_full Necropolítica no proibicionismo às drogas
title_fullStr Necropolítica no proibicionismo às drogas
title_full_unstemmed Necropolítica no proibicionismo às drogas
title_sort Necropolítica no proibicionismo às drogas
author Gonçalves, Eliza Carolina Viganó
author_facet Gonçalves, Eliza Carolina Viganó
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eliza Carolina Viganó
dc.subject.por.fl_str_mv Necropolítica
Proibicionismo
Criminologia crítica
topic Necropolítica
Proibicionismo
Criminologia crítica
description A presente pesquisa tem por objetivo a análise da proibição de drogas em seu viés sociológico, por meio do conceito de Necropolítica criado pelo pensador Achille Mbembe, como no sentido prático, com o auxílio, principalmente, da literatura criminológica crítica do Doutor em Direito Penal e criminologia, Luis Carlos Valois, refletindo acerca da aplicabilidade da pena e das consequências do poder punitivo do Estado. Por conseguinte, os métodos de procedimentos utilizados serão diversificados, estando inserido ao longo do trabalho os métodos dedutivo, histórico e bibliográfico, ou seja, o vasto sistema de pesquisas permitirá a análise do formato geral ao específico, amparado na história brasileira através de fontes primárias e secundárias. Ademais, a pesquisa contará com uma abordagem qualitativa, analisando de forma contextual os acontecimentos históricos nacionais, e relacionando-os aos ideais da norma do direito penal. A pesquisa também seguirá o padrão monográfico, onde poderá seguir de parâmetro para embasamentos futuros. A conclusão adquirida com o trabalho revela a importância do debate acerca da violência gerada pela guerra às drogas, e da urgente necessidade de readequação das medidas tomadas pelo Estado, visto que a pena, no cenário de narcotráfico e da drogadição, não tem atingido seus fins.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T12:53:13Z
2022-12-19T12:53:13Z
2022-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29931
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415804252389376