Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marco Antonio Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359
Resumo: O ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional.
id Ânima_b134d1ea504767dddfa4c8a4d3d20f51
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19359
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativoChildren's school architecture: inclusive and participatory spaceArquitetura escolar inclusivaNeuro-arquiteturaPedagogias AlternativasPsicologiaO ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional.Machado, Gustavo ReisFerreira, Marco Antonio Fernandes2021-12-16T14:31:03Z2021-12-16T14:31:03Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359Pouso Alegre - Minas GeraisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T14:31:04Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19359Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T14:31:04Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
Children's school architecture: inclusive and participatory space
title Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
spellingShingle Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
Ferreira, Marco Antonio Fernandes
Arquitetura escolar inclusiva
Neuro-arquitetura
Pedagogias Alternativas
Psicologia
title_short Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
title_full Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
title_fullStr Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
title_full_unstemmed Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
title_sort Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
author Ferreira, Marco Antonio Fernandes
author_facet Ferreira, Marco Antonio Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Gustavo Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marco Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar inclusiva
Neuro-arquitetura
Pedagogias Alternativas
Psicologia
topic Arquitetura escolar inclusiva
Neuro-arquitetura
Pedagogias Alternativas
Psicologia
description O ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T14:31:03Z
2021-12-16T14:31:03Z
2021-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pouso Alegre - Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853347766272