Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359 |
Resumo: | O ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional. |
id |
Ânima_b134d1ea504767dddfa4c8a4d3d20f51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19359 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativoChildren's school architecture: inclusive and participatory spaceArquitetura escolar inclusivaNeuro-arquiteturaPedagogias AlternativasPsicologiaO ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional.Machado, Gustavo ReisFerreira, Marco Antonio Fernandes2021-12-16T14:31:03Z2021-12-16T14:31:03Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359Pouso Alegre - Minas GeraisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T14:31:04Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19359Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T14:31:04Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo Children's school architecture: inclusive and participatory space |
title |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
spellingShingle |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo Ferreira, Marco Antonio Fernandes Arquitetura escolar inclusiva Neuro-arquitetura Pedagogias Alternativas Psicologia |
title_short |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
title_full |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
title_fullStr |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
title_full_unstemmed |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
title_sort |
Arquitetura escolar infantil: espaço inclusivo e participativo |
author |
Ferreira, Marco Antonio Fernandes |
author_facet |
Ferreira, Marco Antonio Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Gustavo Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Antonio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar inclusiva Neuro-arquitetura Pedagogias Alternativas Psicologia |
topic |
Arquitetura escolar inclusiva Neuro-arquitetura Pedagogias Alternativas Psicologia |
description |
O ambiente escolar é o espaço construído de maior moldagem do ser humano, e ao longo de sua história seu aspecto arquitetônico foi subestimado, ou utilizado de maneira prejudicial a desenvoltura da espécie humana, através de sistemas rígidos e hierárquicos. O presente estudo evidencia essas problemáticas e busca soluções arquitetônicas através de levantamento bibliográfico, como o estudo das novas teorias pedagógicas alternativas, e o alinhamento de estudos da neurociência aplicados ao ambiente de ensino, como meios de propor fundamentos a prática de conceber espaços arquitetônicos, ajustados a realidade da localidade proposta a implantação do projeto arquitetônico de um Centro Educacional Infantil participativo e inclusivo, trazendo novos paradigmas ao local proposto. Conclui-se que é possível atingir parâmetros distintos a diferentes vertentes das ciências correlacionadas a área de estudo, dando continuidade as soluções e enfrentamentos aos desafios da verdadeira inclusão educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16T14:31:03Z 2021-12-16T14:31:03Z 2021-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pouso Alegre - Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415853347766272 |