Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lucas Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viana, Rafael Gonçalves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179
Resumo: O presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.
id Ânima_b627c3cb6561348e3a0b3feb3dce73a2
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9179
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicosRegressão linearInterdisciplinaridadeMétodo dos mínimos quadradosO presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.Zilli, Carlos AugustoCarvalho, Lucas MartinsViana, Rafael Gonçalves2019-12-11T22:42:23Z2020-11-29T01:54:21Z2019-12-11T22:42:23Z2020-11-29T01:54:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:51:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9179Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:51:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
title Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
spellingShingle Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
Carvalho, Lucas Martins
Regressão linear
Interdisciplinaridade
Método dos mínimos quadrados
title_short Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
title_full Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
title_fullStr Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
title_full_unstemmed Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
title_sort Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
author Carvalho, Lucas Martins
author_facet Carvalho, Lucas Martins
Viana, Rafael Gonçalves
author_role author
author2 Viana, Rafael Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zilli, Carlos Augusto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lucas Martins
Viana, Rafael Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão linear
Interdisciplinaridade
Método dos mínimos quadrados
topic Regressão linear
Interdisciplinaridade
Método dos mínimos quadrados
description O presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T22:42:23Z
2019-12-11T22:42:23Z
2019
2020-11-29T01:54:21Z
2020-11-29T01:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415806969249792