Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio. |
id |
Ânima_b627c3cb6561348e3a0b3feb3dce73a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9179 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicosRegressão linearInterdisciplinaridadeMétodo dos mínimos quadradosO presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio.Zilli, Carlos AugustoCarvalho, Lucas MartinsViana, Rafael Gonçalves2019-12-11T22:42:23Z2020-11-29T01:54:21Z2019-12-11T22:42:23Z2020-11-29T01:54:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:51:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9179Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:51:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
title |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
spellingShingle |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos Carvalho, Lucas Martins Regressão linear Interdisciplinaridade Método dos mínimos quadrados |
title_short |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
title_full |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
title_fullStr |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
title_full_unstemmed |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
title_sort |
Proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem de regressão linear simples utilizando o método dos mínimos quadrados com base em experimentos físicos |
author |
Carvalho, Lucas Martins |
author_facet |
Carvalho, Lucas Martins Viana, Rafael Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Rafael Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zilli, Carlos Augusto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Lucas Martins Viana, Rafael Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regressão linear Interdisciplinaridade Método dos mínimos quadrados |
topic |
Regressão linear Interdisciplinaridade Método dos mínimos quadrados |
description |
O presente estudo apresenta uma proposta interdisciplinar entre matemática e física onde se analisa a velocidade de um móvel em relação ao tempo, expressa por meio de um modelo de função polinomial do primeiro grau, com uso de ferramentas de regressão linear utilizando o método dos mínimos quadrados. O trabalho apresenta conceitos relacionados à interdisciplinaridade, sua importância e como deve ser introduzida em sala de aula. Em seguida, aborda-se a origem do termo regressão linear, o método dos mínimos quadrados e sua aplicação para que se busque o ajuste mais preciso de um conjunto de dados coletados. Por fim, utiliza-se a função polinomial de primeiro grau para a modelagem do problema proposto. Através da regressão linear pode-se criar um modelo matemático para determinar a influência que uma variável exerce sobre outra. É comum a sua utilização para determinar preços de produtos e serviços, por exemplo, na influência que o amadurecimento de um vinho exerce sobre o seu valor. Outro exemplo é a influência que a localização, estado de conservação e tamanho exercem sobre o valor de um imóvel. Para se alcançar os objetivos propostos, foi utilizado um experimento físico capaz de ser modelado por uma função polinomial de primeiro grau que, após os dados coletados, foi fundamental para a aplicação do método dos mínimos quadrados. Conclui-se que a proposta pode ser aplicada de forma eficaz dentro da sala de aula e que o método escolhido para a regressão linear se adéqua ao experimento proposto, possibilitando a execução tanto no ensino superior quanto no médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T22:42:23Z 2019-12-11T22:42:23Z 2019 2020-11-29T01:54:21Z 2020-11-29T01:54:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44 f. application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415806969249792 |