Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tremoço Filho, Carlos Alberto Simões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16873
Resumo: O presente trabalho aborda a possível sistemática a ser adotada no Direito Médico trazendo para avaliação quanto à reparação civil do que doutrinariamente tornou-se conhecido como a teoria da perda de uma chance. Deve-se observar ao extrapolar dos ditames positivos presentes no Codex Civil 2002 até aonde é possível ao magistrado apoiar-se em sua atividade decisória, promovendo a reparação do dano a partir da hipotética chance de obtenção da vantagem da vítima que foi privada a partir do ato médico. Realiza-se uma análise dos acórdãos onde o instituto da Responsabilidade Civil é contemplado a partir da observância dos tribunais no que diz respeito à álea, com chances sérias e atuais, indicam que o ato lesivo do profissional médico interferiu negativamente, se não no restabelecimento da saúde, mas na oportunidade em conseguir algum alívio para sua aflição. Demonstra-se como o ordenamento pátrio não abraçou a perda de uma chance como forma de reparação do dano no escopo da Responsabilidade Civil, mas que o conceito tem-se apresentado de forma reverberante pelos tribunais ao redor do país. Desta forma é necessário prover uma base sólida, mesmo que valendo-se do Direito Comparado Francês e Italiano, sobre a teoria da perda de uma chance para evitar que o mau uso da técnica, vulgarize-a a tal ponto de se tornar um pedido acessório dentro de uma ação reparatória clássica. Pretende-se evitar assim que o emprego da teoria da perda de uma chance ao ser utilizada nas ações que envolvam a atividade médica tenha inconsistência e ajude aos magistrados a acautelarem-se frente a este instituto.
id Ânima_b6c38b6b4f88a0d9a1e38fbaa887f392
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16873
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médicoDireito Civil. Responsabilidade Civil. Direito Médico. Teoria da perda de uma chanceO presente trabalho aborda a possível sistemática a ser adotada no Direito Médico trazendo para avaliação quanto à reparação civil do que doutrinariamente tornou-se conhecido como a teoria da perda de uma chance. Deve-se observar ao extrapolar dos ditames positivos presentes no Codex Civil 2002 até aonde é possível ao magistrado apoiar-se em sua atividade decisória, promovendo a reparação do dano a partir da hipotética chance de obtenção da vantagem da vítima que foi privada a partir do ato médico. Realiza-se uma análise dos acórdãos onde o instituto da Responsabilidade Civil é contemplado a partir da observância dos tribunais no que diz respeito à álea, com chances sérias e atuais, indicam que o ato lesivo do profissional médico interferiu negativamente, se não no restabelecimento da saúde, mas na oportunidade em conseguir algum alívio para sua aflição. Demonstra-se como o ordenamento pátrio não abraçou a perda de uma chance como forma de reparação do dano no escopo da Responsabilidade Civil, mas que o conceito tem-se apresentado de forma reverberante pelos tribunais ao redor do país. Desta forma é necessário prover uma base sólida, mesmo que valendo-se do Direito Comparado Francês e Italiano, sobre a teoria da perda de uma chance para evitar que o mau uso da técnica, vulgarize-a a tal ponto de se tornar um pedido acessório dentro de uma ação reparatória clássica. Pretende-se evitar assim que o emprego da teoria da perda de uma chance ao ser utilizada nas ações que envolvam a atividade médica tenha inconsistência e ajude aos magistrados a acautelarem-se frente a este instituto.Fontanella, PatríciaTremoço Filho, Carlos Alberto Simões2021-01-08T20:39:11Z2021-08-04T19:08:24Z2021-01-08T20:39:11Z2021-08-04T19:08:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16873Direito - Unisul VirtualRiuniAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-20T13:06:29Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16873Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-20T13:06:29Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
title Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
spellingShingle Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
Tremoço Filho, Carlos Alberto Simões
Direito Civil. Responsabilidade Civil. Direito Médico. Teoria da perda de uma chance
title_short Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
title_full Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
title_fullStr Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
title_full_unstemmed Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
title_sort Responsabilidade pela perda de uma chance no direito médico
author Tremoço Filho, Carlos Alberto Simões
author_facet Tremoço Filho, Carlos Alberto Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontanella, Patrícia
dc.contributor.author.fl_str_mv Tremoço Filho, Carlos Alberto Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Civil. Responsabilidade Civil. Direito Médico. Teoria da perda de uma chance
topic Direito Civil. Responsabilidade Civil. Direito Médico. Teoria da perda de uma chance
description O presente trabalho aborda a possível sistemática a ser adotada no Direito Médico trazendo para avaliação quanto à reparação civil do que doutrinariamente tornou-se conhecido como a teoria da perda de uma chance. Deve-se observar ao extrapolar dos ditames positivos presentes no Codex Civil 2002 até aonde é possível ao magistrado apoiar-se em sua atividade decisória, promovendo a reparação do dano a partir da hipotética chance de obtenção da vantagem da vítima que foi privada a partir do ato médico. Realiza-se uma análise dos acórdãos onde o instituto da Responsabilidade Civil é contemplado a partir da observância dos tribunais no que diz respeito à álea, com chances sérias e atuais, indicam que o ato lesivo do profissional médico interferiu negativamente, se não no restabelecimento da saúde, mas na oportunidade em conseguir algum alívio para sua aflição. Demonstra-se como o ordenamento pátrio não abraçou a perda de uma chance como forma de reparação do dano no escopo da Responsabilidade Civil, mas que o conceito tem-se apresentado de forma reverberante pelos tribunais ao redor do país. Desta forma é necessário prover uma base sólida, mesmo que valendo-se do Direito Comparado Francês e Italiano, sobre a teoria da perda de uma chance para evitar que o mau uso da técnica, vulgarize-a a tal ponto de se tornar um pedido acessório dentro de uma ação reparatória clássica. Pretende-se evitar assim que o emprego da teoria da perda de uma chance ao ser utilizada nas ações que envolvam a atividade médica tenha inconsistência e ajude aos magistrados a acautelarem-se frente a este instituto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-01-08T20:39:11Z
2021-08-04T19:08:24Z
2021-01-08T20:39:11Z
2021-08-04T19:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16873
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Riuni
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415797318156288