O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulezini, Marianna Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6481
Resumo: O objetivo deste trabalho monográfico é a verificação do benefício de isenção do IPTU, Imposto sobre Propriedade Predial Territorial e Urbana, para pessoas jurídicas e os devidos critérios legais para sua concessão, objetivando a proteção ao meio ambiente. Para a obtenção deste objetivo geral, identificaram-se as características tributárias do IPTU dentro do ordenamento jurídico brasileiro, bem como, a extrafiscalidade e a questão ambiental, referentes a este imposto. Ademais, verificou-se qual benefício fiscal possivelmente aplica-se ao IPTU, expondo as diferenças entre imunidade e isenção, conjuntamente a questão ambiental. Por fim, identificou-se o custo-efetividade, tanto para a coletividade quanto para a pessoa jurídica beneficiária da isenção do IPTU. O método de abordagem de pensamento empregado é dedutivo, a natureza é qualitativa, o método de procedimento é monográfico e a técnica de pesquisa utilizada é bibliográfica, baseada em doutrinas, julgados, artigos científicos e legislação. Os critérios legais para a concessão da isenção do IPTU para pessoas jurídicas estão relacionados com a lei específica que deve ser criada pelo Munícipio, dito isto, não há necessariamente uma regra específica para a concessão, da mesma forma que cada lei pode ser regulada na medida de necessidade da entidade competente, estabelecendo uma porcentagem de desconto tributário a título de isenção de forma conveniente.
id Ânima_ba025a64b17ae902332757745baf8b6e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6481
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isençãoIPTUIsençãoPessoa jurídicaO objetivo deste trabalho monográfico é a verificação do benefício de isenção do IPTU, Imposto sobre Propriedade Predial Territorial e Urbana, para pessoas jurídicas e os devidos critérios legais para sua concessão, objetivando a proteção ao meio ambiente. Para a obtenção deste objetivo geral, identificaram-se as características tributárias do IPTU dentro do ordenamento jurídico brasileiro, bem como, a extrafiscalidade e a questão ambiental, referentes a este imposto. Ademais, verificou-se qual benefício fiscal possivelmente aplica-se ao IPTU, expondo as diferenças entre imunidade e isenção, conjuntamente a questão ambiental. Por fim, identificou-se o custo-efetividade, tanto para a coletividade quanto para a pessoa jurídica beneficiária da isenção do IPTU. O método de abordagem de pensamento empregado é dedutivo, a natureza é qualitativa, o método de procedimento é monográfico e a técnica de pesquisa utilizada é bibliográfica, baseada em doutrinas, julgados, artigos científicos e legislação. Os critérios legais para a concessão da isenção do IPTU para pessoas jurídicas estão relacionados com a lei específica que deve ser criada pelo Munícipio, dito isto, não há necessariamente uma regra específica para a concessão, da mesma forma que cada lei pode ser regulada na medida de necessidade da entidade competente, estabelecendo uma porcentagem de desconto tributário a título de isenção de forma conveniente.Santhias, Tânia Maria FrançosiMulezini, Marianna Alves2018-12-14T23:37:56Z2020-11-27T04:23:43Z2018-12-14T23:37:56Z2020-11-27T04:23:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6481Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:31:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6481Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:31:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
title O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
spellingShingle O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
Mulezini, Marianna Alves
IPTU
Isenção
Pessoa jurídica
title_short O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
title_full O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
title_fullStr O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
title_full_unstemmed O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
title_sort O benefício da isenção do IPTU para pessoas jurídicas: critérios para isenção
author Mulezini, Marianna Alves
author_facet Mulezini, Marianna Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santhias, Tânia Maria Françosi
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulezini, Marianna Alves
dc.subject.por.fl_str_mv IPTU
Isenção
Pessoa jurídica
topic IPTU
Isenção
Pessoa jurídica
description O objetivo deste trabalho monográfico é a verificação do benefício de isenção do IPTU, Imposto sobre Propriedade Predial Territorial e Urbana, para pessoas jurídicas e os devidos critérios legais para sua concessão, objetivando a proteção ao meio ambiente. Para a obtenção deste objetivo geral, identificaram-se as características tributárias do IPTU dentro do ordenamento jurídico brasileiro, bem como, a extrafiscalidade e a questão ambiental, referentes a este imposto. Ademais, verificou-se qual benefício fiscal possivelmente aplica-se ao IPTU, expondo as diferenças entre imunidade e isenção, conjuntamente a questão ambiental. Por fim, identificou-se o custo-efetividade, tanto para a coletividade quanto para a pessoa jurídica beneficiária da isenção do IPTU. O método de abordagem de pensamento empregado é dedutivo, a natureza é qualitativa, o método de procedimento é monográfico e a técnica de pesquisa utilizada é bibliográfica, baseada em doutrinas, julgados, artigos científicos e legislação. Os critérios legais para a concessão da isenção do IPTU para pessoas jurídicas estão relacionados com a lei específica que deve ser criada pelo Munícipio, dito isto, não há necessariamente uma regra específica para a concessão, da mesma forma que cada lei pode ser regulada na medida de necessidade da entidade competente, estabelecendo uma porcentagem de desconto tributário a título de isenção de forma conveniente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14T23:37:56Z
2018-12-14T23:37:56Z
2018
2020-11-27T04:23:43Z
2020-11-27T04:23:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6481
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415837417799680