Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028 |
Resumo: | Desde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças. |
id |
Ânima_bb13069cfc50ecd20a892f1a1794dce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31028 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.Relationship of People with Disabilities in SportRelación de las Personas con Discapacidad en el DeporteEsporteEducação Física InclusivaPessoa com DeficiênciaDesde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças.Nessi, Aide Angelica de OliveiraSilveira, Camila Cristina de Almeida2023-01-10T16:10:05Z2023-01-10T16:10:05Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028São Paulo - SP - BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-10T16:10:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31028Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-10T16:10:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. Relationship of People with Disabilities in Sport Relación de las Personas con Discapacidad en el Deporte |
title |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
spellingShingle |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. Silveira, Camila Cristina de Almeida Esporte Educação Física Inclusiva Pessoa com Deficiência |
title_short |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
title_full |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
title_fullStr |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
title_full_unstemmed |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
title_sort |
Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte. |
author |
Silveira, Camila Cristina de Almeida |
author_facet |
Silveira, Camila Cristina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nessi, Aide Angelica de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Camila Cristina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Educação Física Inclusiva Pessoa com Deficiência |
topic |
Esporte Educação Física Inclusiva Pessoa com Deficiência |
description |
Desde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 2023-01-10T16:10:05Z 2023-01-10T16:10:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo - SP - Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415853696942080 |