Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Camila Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028
Resumo: Desde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças.
id Ânima_bb13069cfc50ecd20a892f1a1794dce8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31028
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.Relationship of People with Disabilities in SportRelación de las Personas con Discapacidad en el DeporteEsporteEducação Física InclusivaPessoa com DeficiênciaDesde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças.Nessi, Aide Angelica de OliveiraSilveira, Camila Cristina de Almeida2023-01-10T16:10:05Z2023-01-10T16:10:05Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028São Paulo - SP - BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-10T16:10:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31028Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-10T16:10:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
Relationship of People with Disabilities in Sport
Relación de las Personas con Discapacidad en el Deporte
title Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
spellingShingle Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
Silveira, Camila Cristina de Almeida
Esporte
Educação Física Inclusiva
Pessoa com Deficiência
title_short Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
title_full Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
title_fullStr Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
title_full_unstemmed Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
title_sort Relação das Pessoas com Deficiência no Esporte.
author Silveira, Camila Cristina de Almeida
author_facet Silveira, Camila Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nessi, Aide Angelica de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Camila Cristina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Educação Física Inclusiva
Pessoa com Deficiência
topic Esporte
Educação Física Inclusiva
Pessoa com Deficiência
description Desde seu surgimento o esporte adaptado vem sofrendo mudanças junto com a evolução dos valores que são construídos com a sociedade. O objetivo deste trabalho é correlacionar a evolução das relações e da sociedade baseada na inclusão de pessoas com deficiência no esporte. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, analisando as perspectivas, reflexões e expressões de pesquisadores sociais e da área de Educação Física, que buscam entender a evolução e quais mecanismos o homem utiliza e como ele se adapta às necessidades frente a inclusão das pessoas com deficiência. Esta realidade foi estudada por diversos autores, principalmente nas últimas duas décadas. Como a demanda pode gerar novas maneiras de praticar o mesmo esporte, como novas ações abraçam as mais distintas diversidades. Essa transformação valoriza aspectos da humanização e equipara as capacidades e as pessoas dentro da sociedade, transformando o olhar diferente a empatia e quebra de paradigmas fisicamente conceituais, popularizando ainda mais o esporte e trazendo mais oportunidades e qualidade de vida para os cidadãos. O método utilizado neste trabalho foi de pesquisa qualitativa básica bibliográfica e documental, tendo como fonte diversos artigos e matérias relacionadas à evolução dos esportes para incluir pessoas, ante aos desafios de uma sociedade pouco inclusiva, buscando entender propostas no âmbito do ambiente escolar, como: adaptar a aula de Educação Física já presente na grade curricular, valorizar as características dos alunos, conhecendo um a um; transmitir um aprendizado global, não fragmentado; Interagir de forma consciente e ativa; transmitir valores que levem à sociabilização e à cooperação; utilizar a ludicidade, levando o aluno a vivenciar o prazer, a inclusão, a criatividade com liberdade e expressividade; promover aulas mistas com brincadeiras, jogos e danças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-01-10T16:10:05Z
2023-01-10T16:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo - SP - Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853696942080