O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da Unisul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Karini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11329
Resumo: Este estudo resulta de análises efetuadas juntamente aos componentes do Projeto de Extensão em Serviço Social e Saúde, acerca da formação profissional de assistentes sociais para atuarem na área da saúde. Sendo este um dos espaços mais importantes no processo de formação, optou-se em refletir sobre as questões que norteiam o estágio supervisionado no Curso de Serviço Social da Unisul, trazendo para a discussão aspectos contidos nas falas de alguns sujeitos integrantes deste processo na área da saúde. Este tema torna-se relevante na medida em que a formação profissional incorre por uma reflexão ante as propostas neoliberais, que vem apresentando conseqüências no âmbito da formação profissional. Assim, o presente estudo apresenta elementos fundamentais à compreensão da temática, como a configuração histórica da saúde no país e sua relação com o Serviço Social, a caracterização do Projeto de Extensão em Serviço Social e Saúde enquanto espaço da vivência prática de estágio desta adêmica, o referencial teórico acerca do estágio supervisionado em Serviço Social, bem como, a apresentação dos dados e análise da pesquisa. Para esta discussão, além do referencial teórico já citado, utilizou-se de pesquisa qualitativa, que envolveu supervisores de campo e estagiários de Serviço Social da área da saúde, totalizando 10 pessoas. Os dados foram apresentados e analisados conjuntamente, traçando um paralelo entre as falas dos diferentes sujeitos, no intuito de identificar as questões que norteiam as concepções dos mesmos acerca da temática, bem como as estratégias de operacionalização do estágio no campo. Verificou-se que o estágio supervisionado em Serviço Social é um importante momento no processo formativo, contudo vem apresentando limites na sua operacionalização, tanto no que se refere à dinâmica de trabalho posta nas instituições campos de estágio, bem como, pelo projeto de estágio adotado pelo Curso. Portanto recomenda-se a promoção de um debate em torno do tema a fim de que seja constituído um processo de atualização e aperfeiçoamento tão necessário ao debate contemporâneo da formação
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