O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235869 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo. |
id |
UFRGS-2_75c99d2f9630b8d4aba192dc69cc1514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Francynne MinuscoliLewgoy, Alzira Maria Baptista2022-03-10T04:34:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/235869001084357Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo.application/pdfporEstágio supervisionadoAssistente socialServiço socialAssistência socialFormação profissionalO estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018Serviço Socialgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084357.pdf.txt001084357.pdf.txtExtracted Texttext/plain210280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/2/001084357.pdf.txt2728f32cf4b28d7c1eb90b11766002d3MD52ORIGINAL001084357.pdfTexto completoapplication/pdf3241714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/1/001084357.pdfee11b45eed30b508b1a731fe132385bdMD5110183/2358692022-03-26 05:12:12.363124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
title |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
spellingShingle |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos Gonçalves, Francynne Minuscoli Estágio supervisionado Assistente social Serviço social Assistência social Formação profissional |
title_short |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
title_full |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
title_fullStr |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
title_sort |
O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos |
author |
Gonçalves, Francynne Minuscoli |
author_facet |
Gonçalves, Francynne Minuscoli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Francynne Minuscoli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lewgoy, Alzira Maria Baptista |
contributor_str_mv |
Lewgoy, Alzira Maria Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Assistente social Serviço social Assistência social Formação profissional |
topic |
Estágio supervisionado Assistente social Serviço social Assistência social Formação profissional |
description |
Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-10T04:34:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001084357 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235869 |
identifier_str_mv |
001084357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/2/001084357.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/1/001084357.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2728f32cf4b28d7c1eb90b11766002d3 ee11b45eed30b508b1a731fe132385bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447301136580608 |