O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Francynne Minuscoli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235869
Resumo: Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo.
id UFRGS-2_75c99d2f9630b8d4aba192dc69cc1514
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Francynne MinuscoliLewgoy, Alzira Maria Baptista2022-03-10T04:34:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/235869001084357Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo.application/pdfporEstágio supervisionadoAssistente socialServiço socialAssistência socialFormação profissionalO estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018Serviço Socialgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084357.pdf.txt001084357.pdf.txtExtracted Texttext/plain210280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/2/001084357.pdf.txt2728f32cf4b28d7c1eb90b11766002d3MD52ORIGINAL001084357.pdfTexto completoapplication/pdf3241714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/1/001084357.pdfee11b45eed30b508b1a731fe132385bdMD5110183/2358692022-03-26 05:12:12.363124oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
title O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
spellingShingle O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
Gonçalves, Francynne Minuscoli
Estágio supervisionado
Assistente social
Serviço social
Assistência social
Formação profissional
title_short O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
title_full O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
title_fullStr O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
title_full_unstemmed O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
title_sort O estágio supervisionado no curso de Serviço Social da UFRGS : a percepção dos acadêmicos
author Gonçalves, Francynne Minuscoli
author_facet Gonçalves, Francynne Minuscoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Francynne Minuscoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lewgoy, Alzira Maria Baptista
contributor_str_mv Lewgoy, Alzira Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Assistente social
Serviço social
Assistência social
Formação profissional
topic Estágio supervisionado
Assistente social
Serviço social
Assistência social
Formação profissional
description Este trabalho versa sobre a percepção dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o Estágio Obrigatório Supervisionado em Serviço Social e tem por objetivo colocar em debate o processo de estágio supervisionado, seus limites e potencialidades, para que este processo tão fundamental tenha maior visibilidade dos caminhos percorridos e os que necessitam de resistência. No primeiro capítulo, resgatou-se o histórico da formação profissional e do estágio supervisionado no Brasil, em instituições públicas e na UFRGS, com enfoque na Política de Estágio Supervisionado em Serviço Social da UFRGS. No segundo capítulo, trouxe o resultado de pesquisa qualitativa realizada com 15 estudantes do curso de Serviço Social da UFRGS, na qual se identificou que as características gerais dos estudantes são mulheres que atuam nas políticas de saúde, assistência social e no campo sócio-jurídico; que a concepção de estágio dos acadêmicos é distinta - uns concebem como processo de formação, outros como trabalho, e, ainda há aqueles que não conseguem estabelecer um conceito. Evidenciou-se também que a operacionalização do estágio vem perdendo seu caráter processual, cooptada pelo imediatismo do trabalho, uma das requisições do sistema capitalista. Em relação à supervisão direta, entendeu-se que esta ainda tem um vasto potencial a ser explorado, embora em muitos casos já se efetive. Por fim, foram elencadas diversas estratégias que os alunos consideraram importantes para a qualificação do processo de formação. O último capítulo traz a experiência de estágio da autora no Programa de Proteção à Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Nas considerações finais, explicitou-se o processo de estágio como elemento-chave para a formação profissional e, devido à sua centralidade, a necessidade de percebê-lo no movimento do cotidiano para qualificá-lo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-10T04:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084357
url http://hdl.handle.net/10183/235869
identifier_str_mv 001084357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/2/001084357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235869/1/001084357.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2728f32cf4b28d7c1eb90b11766002d3
ee11b45eed30b508b1a731fe132385bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224624078323712