O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11267 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável. |
id |
Ânima_bb81c5d6959f92b8e2dedd039a0176f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11267 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultosTangramGeometria planaEducação de jovens e adultosEste trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável.Rosa, Rosana Camilo daRibeiro, Joás Alves2019-07-21T10:48:53Z2020-11-29T06:34:03Z2019-07-21T10:48:53Z2020-11-29T06:34:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11267Matemática Licenciatura - Unisul VirtualPalhoça - SCAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:15:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11267Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:15:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
title |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos Ribeiro, Joás Alves Tangram Geometria plana Educação de jovens e adultos |
title_short |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
title_full |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
title_sort |
O Tangram e o ensino da geometria plana: algumas possibilidades para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos |
author |
Ribeiro, Joás Alves |
author_facet |
Ribeiro, Joás Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Rosana Camilo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Joás Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tangram Geometria plana Educação de jovens e adultos |
topic |
Tangram Geometria plana Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de atividades para explorar conceitos da geometria plana utilizando o Tangram como uma possibilidade de tornar o processo ensino-aprendizagem da matemática, significativo e prazeroso, para alunos da Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos requer professores preparados para atuar de forma que não venha apenas compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos. Sendo assim, faz-se necessário que a ação docente seja voltada para atender esse diferencial. Utilizar metodologias diferenciadas pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria. O Tangram é um quebra cabeça, considerado por muitos estudiosos, como um recurso didático que pode de forma lúdica e concreta, propor um ensino significativo. A atividade lúdica vem a ser um grande aliado do educador, pois auxilia no processo de aprendizado tornando o ambiente escolar mais agradável e amigável. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-21T10:48:53Z 2019-07-21T10:48:53Z 2019 2020-11-29T06:34:03Z 2020-11-29T06:34:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11267 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática Licenciatura - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça - SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415801958105088 |