Aplicação de data mining para uma market basket analysis: um estudo de caso do comportamento do cliente com vistas à gestão de estoques de uma rede de varejo do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leonardo Briczinski de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28634
Resumo: Uma das técnicas disponíveis na ciência de dados é o data mining e um dos meios de utilização dessa técnica é por meio do market basket analysis, que permite identificar relacionamentos de ocorrências de forma simultânea e a descoberta de regras lógicas. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar de que forma o data mining, por meio de uma market basket analysis, pode demonstrar o comportamento do cliente e a partir disso propor métodos para a classificação da curva ABC de produtos com base em regras de associação. Esta pesquisa foi estruturada sob a forma de um estudo de caso, com intuito de analisar a cesta de compras da filial de uma rede de varejo e encontrar associações entre os produtos a partir disso propor uma alteração na classificação ABC de produtos que são vendidos em conjuntos de outros a uma determinada confiança e que possuem classificações diferentes. Ao longo do trabalho foram apresentados detalhes dos dados estudados, nos quais pode-se citar quais categorias de produtos foram mais vendidas, bem como a distribuição da classificação da curva ABC desses produtos. Esta pesquisa também demonstrou em detalhes a construção do algoritmo apriori, sua aplicação e seus resultados. O projeto também trouxe potenciais ganhos importantes para a empresa após a implementação do plano de melhorias, dentre eles uma gestão mais eficiente dos estoques, fazendo com que produtos alta demanda e que tem produtos de classificação A como consequentes não faltem no estoque e a venda de ambos os produtos seja concretizada, além disso, o plano visa evitar que produtos sejam perdidos devido à expiração do prazo de validade. Podem ser destacados também outros ganhos, como um potencial aumento do ticket médio e consequentemente aumento do faturamento da loja, além de uma elevação na satisfação do cliente, uma vez que este cliente irá encontrar os produtos que deseja na loja.
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