Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mônica de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14152
Resumo: RESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.
id Ânima_c2b9964bab7b67beb41f1eaf029fac38
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14152
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educandoEducação físicaAtividade físicaConscientização corporalEducação básica.RESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.ABSTRACT The activities in Physical Education classes take the student to unique moments and learning opportunities that no other subject can pass. These opportunities to express themselves not only through speech but also in a bodily form, as Physical Education is totally body. Given this, it is relevant to address this issue for the development of the child in classes, since it is necessary and fundamenta l that they happen. The activities are like a passport for the students’ inclusion and interaction in basic education, as they can provide essential benefits for the human being construction and development, such as the biopsychosocial, through the experie nce of activities with actions that prioritize physical, mental and social practice in the teachinglearning process. In this, the results and discussions pointed out the importance of activities through Physical Education classes, in addition to discussin g and showing how much body awareness is necessary in the students' learning, and this must be respected and reflected class after class. To this end, this research was developed to highlight the importance of school Physical Education and the student’s co rporal awareness based on the BNCC's guiding documents, the DCNs, the LDB and scientific materials, such as books, magazines and articles.Carvalho, Fábio Luiz OliveiraSantos, Mônica de Souza2021-07-09T00:33:22Z2021-07-09T00:33:22Z2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14152Paripiranga-BAAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T13:57:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14152Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T13:57:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
title Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
spellingShingle Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
Santos, Mônica de Souza
Educação física
Atividade física
Conscientização corporal
Educação básica.
title_short Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
title_full Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
title_fullStr Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
title_full_unstemmed Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
title_sort Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando
author Santos, Mônica de Souza
author_facet Santos, Mônica de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Fábio Luiz Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mônica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atividade física
Conscientização corporal
Educação básica.
topic Educação física
Atividade física
Conscientização corporal
Educação básica.
description RESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T00:33:22Z
2021-07-09T00:33:22Z
2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14152
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga-BA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854602911744