Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Stela Pereira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57276
Resumo: Atividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca de uma experiência pedagógica materializada no Ensino Fundamental II, junto à temática das Ginásticas de Conscientização Corporal. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, foi pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos(as) matriculados(as) nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais, mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as), foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo (2007) para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre os vários desafios observados na experiência, destacam-se os seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena; materiais próprios de algumas ginásticas; livro didático para o aluno como um suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada, sobre o tema, oferecida pela escola; tempo insuficiente para o planejamento pedagógico; a insegurança da professora- -pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as); o desinteresse; o bullying entre alunos(as); dificuldades de concentração; nervosismo; preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas também mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de um ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor que dificultou a realização de algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas, pouco ou nunca antes realizadas, relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; e, por fim, o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendi como é importante o engajamento e aprofundamento de outros(as) professores(as) na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas no futuro.
id UFRN_d90b3dc7285515afc2b7ee2b7ace77f7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57276
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Ana Stela Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/0444688155299496https://orcid.org/0000-0003-2629-920Xhttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492Fonseca, Rubiane Giovanihttp://lattes.cnpq.br/9797792006097741Batista, Alison PereiraOliveira, Márcio Romeu Ribas de2024-01-11T13:38:14Z2024-01-11T13:38:14Z2023-08-31SANTOS, Ana Stela Pereira dos. Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental. Orientador: Dr. Márcio Romeu Ribas de Oliveira. 2023. 262f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57276Atividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca de uma experiência pedagógica materializada no Ensino Fundamental II, junto à temática das Ginásticas de Conscientização Corporal. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, foi pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos(as) matriculados(as) nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais, mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as), foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo (2007) para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre os vários desafios observados na experiência, destacam-se os seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena; materiais próprios de algumas ginásticas; livro didático para o aluno como um suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada, sobre o tema, oferecida pela escola; tempo insuficiente para o planejamento pedagógico; a insegurança da professora- -pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as); o desinteresse; o bullying entre alunos(as); dificuldades de concentração; nervosismo; preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas também mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de um ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor que dificultou a realização de algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas, pouco ou nunca antes realizadas, relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; e, por fim, o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendi como é importante o engajamento e aprofundamento de outros(as) professores(as) na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas no futuro.Activities related to Body Awareness Gymnastics are little discussed and explored in Physical Education classes in Elementary School, although they can promote self-knowledge and provide critical reflections about the current economic-social model. Therefore, the objective of this research was to reflect on a pedagogical experience materialized in Elementary School II, along with the theme of Body Awareness Gymnastics. The research, applied in nature with a qualitative approach, was based on a set of eleven descriptive-exploratory experience reports with two ninth-grade classes in a public school in Fortaleza, Ceará. Of the 71 students enrolled in the two classes, 32 agreed to have their perceptions, understandings, productions and suggestions shared in this research. A field diary of the teacher-researcher, photographic records, weekly improvement forms, plus a set of questionnaires answered by the students, were used as data collection instruments. These were analyzed according to Minayo's (2007) proposal for thematic categorization with pre-analysis, exploration of the material, treatment of results, inference and interpretation of information. Among the various challenges observed in the experience, the following stand out: the lack of a quiet, private place with a mild temperature; materials specific to some gymnastics; textbook for the student to support discussions in class and in home activities; the teacher's tension overload due to the absence of managers for regular school dynamics; lack of continued training on the topic offered by the school; insufficient time for pedagogical planning; the insecurity of the teacher-researcher given her little experience with some of the gymnastics; the noise arising from the agitation of students; disinterest; the bullying; difficulties concentrating; nervousness; extreme concerns about the judgment of colleagues and family issues. The students' menstrual period also proved to be a relevant obstacle, whether due to pain or fear of creating a disconcerting situation. And, finally, the existence of a noisy and unwelcoming family and/or community environment that made it difficult to carry out, along with some activities proposed at home. Some potentialities found were: the interest shown when carrying out different activities, rarely or never carried out before, relating to everyday matters; the proposition of different ways of assessing knowledge; the development of perception of bodily evolutions and understanding of how to better relate to each other; the use of audiovisual and textual resources available free of charge on the internet; the teacher-student relationship that facilitated the sharing of ways of thinking, preferences, difficulties, experiences and knowledge; and, finally, family support along with bodily practices outside of school, which stimulated self-knowledge and provided emotional moments. At the end of this work, I understood how important it is to engage and deepen other teachers in discussing the topic, so that better school experiences can be developed in the future.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAGinásticas de conscientização corporalEducação física escolarEnsino fundamentalGinástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGinasticaconscientizacaocorporal_Santos_2023.pdfapplication/pdf2892342https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57276/1/Ginasticaconscientizacaocorporal_Santos_2023.pdf2ab74d5c12b0bfed8e6739e118ea6632MD51123456789/572762024-01-11 10:38:51.336oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57276Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-11T13:38:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
title Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
spellingShingle Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
Santos, Ana Stela Pereira dos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ginásticas de conscientização corporal
Educação física escolar
Ensino fundamental
title_short Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
title_full Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
title_fullStr Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
title_sort Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental
author Santos, Ana Stela Pereira dos
author_facet Santos, Ana Stela Pereira dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0444688155299496
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2629-920X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0118293761427492
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fonseca, Rubiane Giovani
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9797792006097741
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Batista, Alison Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Stela Pereira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
contributor_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ginásticas de conscientização corporal
Educação física escolar
Ensino fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv Ginásticas de conscientização corporal
Educação física escolar
Ensino fundamental
description Atividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi refletir acerca de uma experiência pedagógica materializada no Ensino Fundamental II, junto à temática das Ginásticas de Conscientização Corporal. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, foi pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos(as) matriculados(as) nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais, mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as), foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo (2007) para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre os vários desafios observados na experiência, destacam-se os seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena; materiais próprios de algumas ginásticas; livro didático para o aluno como um suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada, sobre o tema, oferecida pela escola; tempo insuficiente para o planejamento pedagógico; a insegurança da professora- -pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as); o desinteresse; o bullying entre alunos(as); dificuldades de concentração; nervosismo; preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas também mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de um ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor que dificultou a realização de algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas, pouco ou nunca antes realizadas, relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; e, por fim, o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendi como é importante o engajamento e aprofundamento de outros(as) professores(as) na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas no futuro.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-11T13:38:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-11T13:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ana Stela Pereira dos. Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental. Orientador: Dr. Márcio Romeu Ribas de Oliveira. 2023. 262f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57276
identifier_str_mv SANTOS, Ana Stela Pereira dos. Ginástica de conscientização corporal: uma experiência pedagógica no Ensino Fundamental. Orientador: Dr. Márcio Romeu Ribas de Oliveira. 2023. 262f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57276/1/Ginasticaconscientizacaocorporal_Santos_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ab74d5c12b0bfed8e6739e118ea6632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117772637896704