Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Anderson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, Brisa
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18099
Resumo: o protocolo de indução a lactação em bovinos de leite vem sendo utilizado para sanar eventuais problemas referente a prejuízos causados devido a baixa fertilidade reprodutivas nas fêmeas bovinas. Com essa baixa fertilidade as vacas não entram na fase estral e consequentemente não vão conseguir emprenhar. Sabemos que para a vacas lactar é necessário que ela tenha um bezerro para estimular a produção de leite, se não existe bezerro logo não tem leite e devido a isso vários problemas começam a surgir. Um dos problemas que o produtor acaba encontrando é o descarte precoce daquelas vacas que não entra em lactação e ainda são jovens, tem um alto potencial genético, alto valor comercial e no momento só está gerando gasto e sem nenhum retorno financeiro ao produtor. Outros problemas que se pode citar é a dificuldade de perpetuar a genética dos animais de alto custo na fazenda, atraso na reprodução destas matrizes e baixo potencial de lactação. O protocolo de indução a lactação em bovinos de leite tem o intuito de fazer essas vacas voltarem a lactar mesmo sem ter bezerro ao pé, além de diminuir o descarte precoce e fazer com que estes animais voltem a ser rentáveis para o produtor. Alguns destes voltam a entrar no ciclo estral e apresentam eficiência no protocolo de indução artificial de lactação para diminuir o descarte involuntário de animais com baixa eficiência reprodutiva.
id Ânima_c7945cc9e6371fd77b971bdf151947d9
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18099
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leiteUse of lactation induction protocols in dairy cattleDescarteLactaçãoprotocoloo protocolo de indução a lactação em bovinos de leite vem sendo utilizado para sanar eventuais problemas referente a prejuízos causados devido a baixa fertilidade reprodutivas nas fêmeas bovinas. Com essa baixa fertilidade as vacas não entram na fase estral e consequentemente não vão conseguir emprenhar. Sabemos que para a vacas lactar é necessário que ela tenha um bezerro para estimular a produção de leite, se não existe bezerro logo não tem leite e devido a isso vários problemas começam a surgir. Um dos problemas que o produtor acaba encontrando é o descarte precoce daquelas vacas que não entra em lactação e ainda são jovens, tem um alto potencial genético, alto valor comercial e no momento só está gerando gasto e sem nenhum retorno financeiro ao produtor. Outros problemas que se pode citar é a dificuldade de perpetuar a genética dos animais de alto custo na fazenda, atraso na reprodução destas matrizes e baixo potencial de lactação. O protocolo de indução a lactação em bovinos de leite tem o intuito de fazer essas vacas voltarem a lactar mesmo sem ter bezerro ao pé, além de diminuir o descarte precoce e fazer com que estes animais voltem a ser rentáveis para o produtor. Alguns destes voltam a entrar no ciclo estral e apresentam eficiência no protocolo de indução artificial de lactação para diminuir o descarte involuntário de animais com baixa eficiência reprodutiva.Santos, JoãoTeixeira, AndersonMatos, Brisa2021-12-06T23:43:23Z2021-12-06T23:43:23Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis13application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpeghttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18099GuanambiAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-10T07:16:12Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18099Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T07:16:12Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
Use of lactation induction protocols in dairy cattle
title Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
spellingShingle Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
Teixeira, Anderson
Descarte
Lactação
protocolo
title_short Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
title_full Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
title_fullStr Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
title_full_unstemmed Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
title_sort Utilização de protocolos de indução a lactação em bovinos de leite
author Teixeira, Anderson
author_facet Teixeira, Anderson
Matos, Brisa
author_role author
author2 Matos, Brisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Anderson
Matos, Brisa
dc.subject.por.fl_str_mv Descarte
Lactação
protocolo
topic Descarte
Lactação
protocolo
description o protocolo de indução a lactação em bovinos de leite vem sendo utilizado para sanar eventuais problemas referente a prejuízos causados devido a baixa fertilidade reprodutivas nas fêmeas bovinas. Com essa baixa fertilidade as vacas não entram na fase estral e consequentemente não vão conseguir emprenhar. Sabemos que para a vacas lactar é necessário que ela tenha um bezerro para estimular a produção de leite, se não existe bezerro logo não tem leite e devido a isso vários problemas começam a surgir. Um dos problemas que o produtor acaba encontrando é o descarte precoce daquelas vacas que não entra em lactação e ainda são jovens, tem um alto potencial genético, alto valor comercial e no momento só está gerando gasto e sem nenhum retorno financeiro ao produtor. Outros problemas que se pode citar é a dificuldade de perpetuar a genética dos animais de alto custo na fazenda, atraso na reprodução destas matrizes e baixo potencial de lactação. O protocolo de indução a lactação em bovinos de leite tem o intuito de fazer essas vacas voltarem a lactar mesmo sem ter bezerro ao pé, além de diminuir o descarte precoce e fazer com que estes animais voltem a ser rentáveis para o produtor. Alguns destes voltam a entrar no ciclo estral e apresentam eficiência no protocolo de indução artificial de lactação para diminuir o descarte involuntário de animais com baixa eficiência reprodutiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T23:43:23Z
2021-12-06T23:43:23Z
2021-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18099
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
dc.coverage.none.fl_str_mv Guanambi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415807560646656