O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25971
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de abordar sobre o bullying com ênfase em suas ações para com os alunos com necessidades especiais, trazendo discussões as quais ajudem a compreender os tipos de violências vivenciadas por crianças e adolescentes, para que assim, não passem despercebidas pelos responsáveis, como: os pais, os colegas próximos e a comunidade escolar. O trabalho coloca também pontos-chave importantes para enriquecer e conhecer um pouco sobre a história da educação inclusiva, que ainda percorre uma longa jornada para alcançar o real conceito de inclusão. Nota-se que a cultura é um fator crucial para a compreensão dos assuntos apresentados, principalmente, por se tratar de questões que estão enraizadas nos sujeitos, levando-os a criarem padrões e decidirem o que se enquadra ou não. As discussões realizadas no decorrer do trabalho tiveram como engajamento para subsidiar o tema o filme extraordinário, que está relacionado com todos os tópicos aqui expostos
id Ânima_c7e57421be2ce732375afc26c84b9644
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25971
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiaisBullyingCulturaEducação inclusivaEsta monografia tem o objetivo de abordar sobre o bullying com ênfase em suas ações para com os alunos com necessidades especiais, trazendo discussões as quais ajudem a compreender os tipos de violências vivenciadas por crianças e adolescentes, para que assim, não passem despercebidas pelos responsáveis, como: os pais, os colegas próximos e a comunidade escolar. O trabalho coloca também pontos-chave importantes para enriquecer e conhecer um pouco sobre a história da educação inclusiva, que ainda percorre uma longa jornada para alcançar o real conceito de inclusão. Nota-se que a cultura é um fator crucial para a compreensão dos assuntos apresentados, principalmente, por se tratar de questões que estão enraizadas nos sujeitos, levando-os a criarem padrões e decidirem o que se enquadra ou não. As discussões realizadas no decorrer do trabalho tiveram como engajamento para subsidiar o tema o filme extraordinário, que está relacionado com todos os tópicos aqui expostosThis monograph aims to address bullying with an emphasis on its actions towards students with special needs, bringing discussions that help to understand the types of violence experienced by children and adolescents, so that they do not go unnoticed by those responsible, such as: parents, close colleagues and the school community. The work also presents important key points to enrich and learn a little about the inclusive education history, which still has a long journey to reach the real inclusion concept. It is noted that culture is a crucial factor for understanding the issues presented, mainly because they are issues that are rooted in the subjects, leading them to create patterns and decide what fits or does not. The discussions held during the work were engaged to support the extraordinary film theme, which is related to all the topics exposed hereBandão, Igor MacedoRosario, Ortência Carvalho de Santana do2022-10-18T18:54:36Z2022-10-18T18:54:36Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25971ParipirangaAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T07:59:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25971Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T07:59:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
title O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
spellingShingle O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
Bullying
Cultura
Educação inclusiva
title_short O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
title_full O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
title_fullStr O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
title_full_unstemmed O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
title_sort O bullying nas escolas com alunos com necessidades especiais
author Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
author_facet Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bandão, Igor Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosario, Ortência Carvalho de Santana do
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Cultura
Educação inclusiva
topic Bullying
Cultura
Educação inclusiva
description Esta monografia tem o objetivo de abordar sobre o bullying com ênfase em suas ações para com os alunos com necessidades especiais, trazendo discussões as quais ajudem a compreender os tipos de violências vivenciadas por crianças e adolescentes, para que assim, não passem despercebidas pelos responsáveis, como: os pais, os colegas próximos e a comunidade escolar. O trabalho coloca também pontos-chave importantes para enriquecer e conhecer um pouco sobre a história da educação inclusiva, que ainda percorre uma longa jornada para alcançar o real conceito de inclusão. Nota-se que a cultura é um fator crucial para a compreensão dos assuntos apresentados, principalmente, por se tratar de questões que estão enraizadas nos sujeitos, levando-os a criarem padrões e decidirem o que se enquadra ou não. As discussões realizadas no decorrer do trabalho tiveram como engajamento para subsidiar o tema o filme extraordinário, que está relacionado com todos os tópicos aqui expostos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2022-10-18T18:54:36Z
2022-10-18T18:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25971
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415806588616704