Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Margarida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felizardo, Sara Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5566
https://doi.org/10.34628/gdjd-9g48
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 301-314.
id RCAP_1df138da7750d425187d5e5203a2229d
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de casoStudents with educational needs and bullying : contributions of a case studyDificuldades de aprendizagemBullyingEducação inclusivaRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 301-314.A literatura atual realça que os alunos com dificuldades desenvolvimentais estão em maior risco de envolvimento em dinâmicas de bullying. Neste contexto, o presente estudo tem como propósito analisar a problemática do bullying e as relações entre pares, no âmbito do processo de inclusão de uma jovem de 29 anos com necessidades educativas. Quanto à metodologia trata-se de um tipo de investigação qualitativo, especificamente, um estudo de caso. Para o efeito, recorreu-se às entrevistas semiestruturadas, tendo como técnica de recolha de dados a análise de conteúdo. Foram envolvidos 11 participantes (uma jovem com dificuldades desenvolvimentais, a mãe, um amigo, professores e técnicos). No que diz respeito aos resultados, a maioria dos registos incide sobre a participação e inclusão da jovem nos contextos sociais de vida, tendo-se verificado como barreiras à inclusão: a rejeição por parte dos pares, as dificuldades pessoais e de aprendizagem da aluna; em relação aos facilitadores da inclusão, salientam-se as dinâmicas relacionais muito positivas com professores e técnicos. Estes registos também evidenciam a necessidade de se intervir nas estratégias educativas e no envolvimento familiar, com o intuito de promover as interações entre pares e delinear ações mais eficazes na resolução das situações de bullying. Concluímos que é necessário direcionar esforços para empreender estudos neste domínio no contexto nacional, sendo que a investigação nesta área é ainda incipiente e os dados estatísticos escassos. É importante alertar as pessoas para a realidade do bullying, direcionando esforços para que as crianças/jovens com necessidades educativas estejam verdadeiramente incluídas na nossa sociedade.Current literature highlights that students with developmental difficulties are at greater risk of involvement in bullying dynamics. In this context, the present study aims to analyze the problem of bullying and peer relationships, within the scope of the process of inclusion of a 29 year old girl with educational needs. As for the methodology, this is a type of qualitative research, specifically a case study. For this purpose, we used the semi-structured interviews, using as data collection technique content analysis. Eleven participants (a young woman with developmental difficulties, the mother, a friend, teachers and technicians) were involved. As far as the results are concerned, most of the registers focus on the participation and inclusion of the young person in the social contexts of life, with barriers to inclusion: peer rejection, personal and learning difficulties of the student; in relation to the facilitators of inclusion, the very positive relationship dynamics with teachers and technicians are highlighted. These records also highlight the need to intervene in educational strategies and family involvement, with the aim of promoting peer interactions and delineating more effective actions in the resolution of bullying situations. We conclude that it is necessary to direct efforts to undertake studies in this field in the national context, with research in this area still incipient and the statistical data scarce. It is important to alert people to the reality of bullying by directing efforts so that children / youth with educational needs are truly included in our society.2020-06-25T10:06:14Z2020-06-252019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5566http://hdl.handle.net/11067/5566https://doi.org/10.34628/gdjd-9g48porSilva, Ana Margarida ; Felizardo, Sara Alexandra (2019) - Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 301-314.Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de casoSilva, Ana MargaridaFelizardo, Sara Alexandrahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana MargaridaFelizardo, Sara Alexandrareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:57Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:31.756171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
Students with educational needs and bullying : contributions of a case study
title Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
spellingShingle Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
Silva, Ana Margarida
Dificuldades de aprendizagem
Bullying
Educação inclusiva
title_short Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
title_full Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
title_fullStr Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
title_full_unstemmed Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
title_sort Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
author Silva, Ana Margarida
author_facet Silva, Ana Margarida
Felizardo, Sara Alexandra
author_role author
author2 Felizardo, Sara Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Margarida
Felizardo, Sara Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Bullying
Educação inclusiva
topic Dificuldades de aprendizagem
Bullying
Educação inclusiva
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019).- p. 301-314.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-06-25T10:06:14Z
2020-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5566
http://hdl.handle.net/11067/5566
https://doi.org/10.34628/gdjd-9g48
url http://hdl.handle.net/11067/5566
https://doi.org/10.34628/gdjd-9g48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Ana Margarida ; Felizardo, Sara Alexandra (2019) - Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 301-314.
Alunos com necessidades educativas e bullying : contributos de um estudo de caso
Silva, Ana Margarida
Felizardo, Sara Alexandra
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136736893206528