Neuroarquitetura e Autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26150 |
Resumo: | O presente trabalho possui como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar que contemple diferentes sentidos e percepções dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi necessário conceber a escola como um lugar de interação, por meio de uma arquitetura lúdica com redução de detalhes que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos. Trata-se de um estudo teórico, com vista a elaboração de um projeto de implantação de uma arquitetura inclusiva para criança com TEA no âmbito escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com caráter documental e bibliográfico. A pesquisa, num primeiro momento, mapeou uma revisão bibliográfica sobre a arquitetura direcionada para construção de espaços que possam atender a criança com autismo. Foram salientados procedimentos técnicos e instrumentais para o desenvolvi mento integral da criança por meio do lúdico na Educação Infantil. Num segundo momento, a pesquisa investigou o aporte legal para um projeto de arquitetura inclusiva dentro de um espaço escolar para crianças, sob a ótica de uma escola inclusiva pública e particular, ancorada na neuroarquitetura, quanto à ocupação do ambiente com qualidade para a interação. Concluiu-se, até o momento, que a comunicação visual, neste projeto de arquitetura, priorizou crianças com distintos níveis de autismo e, por conseguinte, é uma prática preponderante numa escola inclusiva para o desenvolvi mento e a aprendizagem. |
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O presente trabalho possui como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar que contemple diferentes sentidos e percepções dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi necessário conceber a escola como um lugar de interação, por meio de uma arquitetura lúdica com redução de detalhes que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos. Trata-se de um estudo teórico, com vista a elaboração de um projeto de implantação de uma arquitetura inclusiva para criança com TEA no âmbito escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com caráter documental e bibliográfico. A pesquisa, num primeiro momento, mapeou uma revisão bibliográfica sobre a arquitetura direcionada para construção de espaços que possam atender a criança com autismo. Foram salientados procedimentos técnicos e instrumentais para o desenvolvi mento integral da criança por meio do lúdico na Educação Infantil. Num segundo momento, a pesquisa investigou o aporte legal para um projeto de arquitetura inclusiva dentro de um espaço escolar para crianças, sob a ótica de uma escola inclusiva pública e particular, ancorada na neuroarquitetura, quanto à ocupação do ambiente com qualidade para a interação. Concluiu-se, até o momento, que a comunicação visual, neste projeto de arquitetura, priorizou crianças com distintos níveis de autismo e, por conseguinte, é uma prática preponderante numa escola inclusiva para o desenvolvi mento e a aprendizagem. |
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