Neuroarquitetura e Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uemura, Marta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26150
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar que contemple diferentes sentidos e percepções dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi necessário conceber a escola como um lugar de interação, por meio de uma arquitetura lúdica com redução de detalhes que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos. Trata-se de um estudo teórico, com vista a elaboração de um projeto de implantação de uma arquitetura inclusiva para criança com TEA no âmbito escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com caráter documental e bibliográfico. A pesquisa, num primeiro momento, mapeou uma revisão bibliográfica sobre a arquitetura direcionada para construção de espaços que possam atender a criança com autismo. Foram salientados procedimentos técnicos e instrumentais para o desenvolvi mento integral da criança por meio do lúdico na Educação Infantil. Num segundo momento, a pesquisa investigou o aporte legal para um projeto de arquitetura inclusiva dentro de um espaço escolar para crianças, sob a ótica de uma escola inclusiva pública e particular, ancorada na neuroarquitetura, quanto à ocupação do ambiente com qualidade para a interação. Concluiu-se, até o momento, que a comunicação visual, neste projeto de arquitetura, priorizou crianças com distintos níveis de autismo e, por conseguinte, é uma prática preponderante numa escola inclusiva para o desenvolvi mento e a aprendizagem.
id Ânima_c97ac8c0956d30474a8ce7f0068b30c3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26150
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Neuroarquitetura e AutismoautismoneuroarquiteturaO presente trabalho possui como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar que contemple diferentes sentidos e percepções dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi necessário conceber a escola como um lugar de interação, por meio de uma arquitetura lúdica com redução de detalhes que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos. Trata-se de um estudo teórico, com vista a elaboração de um projeto de implantação de uma arquitetura inclusiva para criança com TEA no âmbito escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com caráter documental e bibliográfico. A pesquisa, num primeiro momento, mapeou uma revisão bibliográfica sobre a arquitetura direcionada para construção de espaços que possam atender a criança com autismo. Foram salientados procedimentos técnicos e instrumentais para o desenvolvi mento integral da criança por meio do lúdico na Educação Infantil. Num segundo momento, a pesquisa investigou o aporte legal para um projeto de arquitetura inclusiva dentro de um espaço escolar para crianças, sob a ótica de uma escola inclusiva pública e particular, ancorada na neuroarquitetura, quanto à ocupação do ambiente com qualidade para a interação. Concluiu-se, até o momento, que a comunicação visual, neste projeto de arquitetura, priorizou crianças com distintos níveis de autismo e, por conseguinte, é uma prática preponderante numa escola inclusiva para o desenvolvi mento e a aprendizagem.Imbronito , MariaUemura, Marta2022-11-04T17:28:01Z2022-11-04T17:28:01Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26150São PauloAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-04T17:28:03Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26150Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-04T17:28:03Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neuroarquitetura e Autismo
title Neuroarquitetura e Autismo
spellingShingle Neuroarquitetura e Autismo
Uemura, Marta
autismo
neuroarquitetura
title_short Neuroarquitetura e Autismo
title_full Neuroarquitetura e Autismo
title_fullStr Neuroarquitetura e Autismo
title_full_unstemmed Neuroarquitetura e Autismo
title_sort Neuroarquitetura e Autismo
author Uemura, Marta
author_facet Uemura, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Imbronito , Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Uemura, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
neuroarquitetura
topic autismo
neuroarquitetura
description O presente trabalho possui como objetivo desenvolver um projeto de arquitetura escolar que contemple diferentes sentidos e percepções dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi necessário conceber a escola como um lugar de interação, por meio de uma arquitetura lúdica com redução de detalhes que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de todos. Trata-se de um estudo teórico, com vista a elaboração de um projeto de implantação de uma arquitetura inclusiva para criança com TEA no âmbito escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com caráter documental e bibliográfico. A pesquisa, num primeiro momento, mapeou uma revisão bibliográfica sobre a arquitetura direcionada para construção de espaços que possam atender a criança com autismo. Foram salientados procedimentos técnicos e instrumentais para o desenvolvi mento integral da criança por meio do lúdico na Educação Infantil. Num segundo momento, a pesquisa investigou o aporte legal para um projeto de arquitetura inclusiva dentro de um espaço escolar para crianças, sob a ótica de uma escola inclusiva pública e particular, ancorada na neuroarquitetura, quanto à ocupação do ambiente com qualidade para a interação. Concluiu-se, até o momento, que a comunicação visual, neste projeto de arquitetura, priorizou crianças com distintos níveis de autismo e, por conseguinte, é uma prática preponderante numa escola inclusiva para o desenvolvi mento e a aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T17:28:01Z
2022-11-04T17:28:01Z
2022-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26150
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415807924502528