Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Maria Ailane Rodrigues das
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.
id Ânima_f79b6ecf60d9aff79eae077b45ffc670
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31472
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantilNeuroarquiteturaEducação infantilO objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.Souza, Dulce América deChagas, Maria Ailane Rodrigues das2023-01-16T14:00:57Z2023-01-16T14:00:57Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-16T14:00:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31472Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-16T14:00:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
title Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
spellingShingle Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
Chagas, Maria Ailane Rodrigues das
Neuroarquitetura
Educação infantil
title_short Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
title_full Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
title_fullStr Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
title_full_unstemmed Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
title_sort Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
author Chagas, Maria Ailane Rodrigues das
author_facet Chagas, Maria Ailane Rodrigues das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Dulce América de
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Maria Ailane Rodrigues das
dc.subject.por.fl_str_mv Neuroarquitetura
Educação infantil
topic Neuroarquitetura
Educação infantil
description O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-01-16T14:00:57Z
2023-01-16T14:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415800642142208