Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas. |
id |
Ânima_f79b6ecf60d9aff79eae077b45ffc670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31472 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantilNeuroarquiteturaEducação infantilO objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas.Souza, Dulce América deChagas, Maria Ailane Rodrigues das2023-01-16T14:00:57Z2023-01-16T14:00:57Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-16T14:00:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31472Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-16T14:00:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
title |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
spellingShingle |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil Chagas, Maria Ailane Rodrigues das Neuroarquitetura Educação infantil |
title_short |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
title_full |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
title_fullStr |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
title_full_unstemmed |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
title_sort |
Neuroarquitetura aplicada no centro educacional infantil |
author |
Chagas, Maria Ailane Rodrigues das |
author_facet |
Chagas, Maria Ailane Rodrigues das |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Dulce América de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Maria Ailane Rodrigues das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuroarquitetura Educação infantil |
topic |
Neuroarquitetura Educação infantil |
description |
O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de Escola Infantil, utilizando os conceitos da neurociência aplicada à arquitetura com intuito de identificar os elementos ambientais favoráveis à aprendizagem em ambientes escolares de ensino infantil. Para isso, foram realizado estudos e pesquisa embasatória para os conceitos do anteprojeto e obras de referência com e sem aplicação da neuroarquitetura na educação infantil, demonstrando que a neurociência e a arquitetura possuem grande influência nos primeiros anos de ensino no qual o espaço/ambiente é um importante fator no desenvolvimento das crianças. A aplicação da neuroarquitetura neste trabalho, com intuito de criar espaços escolares infantis que impactem no comportamento e desenvolvimento das crianças, onde contribui, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto no seu desenvolvimento. Para embasar o projeto arquitetônico serão apresentados os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino infantil. Em especial neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as crianças torna-se valioso no início do seu processo cognitivo, auxiliando no desenvolvimento e criando memorias afetivas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 2023-01-16T14:00:57Z 2023-01-16T14:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415800642142208 |