A lei geral de proteção de dados nas relações de consumo: o impacto no desenvolvimento da atividade de e-commerce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14267 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo traçar a relação entre os direitos dos consumidores e a influência que exercem nas empresas de e-commerce no processo de adequação aos parâmetros exigidos pela LGPD. A elaboração do trabalho se faz pela abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de pensamento dedutivo. A monografia trabalhará a evolução histórica da regulamentação da proteção de dados, seus principais conceitos e os conceitos do direito consumerista. Em seguida, abordará os princípios da LGPD e do CDC, já que as duas leis se baseiam na boa-fé e na transparência. Passará, em seguida, a análise comparativa do GDPR e da LGPD nos elementos do consentimento, dados sensíveis, dados de menores de idade, marketing direto, a responsabilidade civil dos agentes de tratamento e o conceito de privacy by design. Ao final do desenvolvimento, será trabalhado as possibilidades de tratamento de dados além do consentimento, o tratamento de dados pelo consentimento, o descarte de dados o aprofundamento no conceito de privacy by design e, por fim, o mapeamento de dados. Assim, conclui-se que o processo das empresas em se adequar aos ditames da novel LGPD impactará em grande mudança de paradigma. |
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A lei geral de proteção de dados nas relações de consumo: o impacto no desenvolvimento da atividade de e-commerceE-commerceLGPDGDPRPrivacy by DesignO presente trabalho tem por objetivo traçar a relação entre os direitos dos consumidores e a influência que exercem nas empresas de e-commerce no processo de adequação aos parâmetros exigidos pela LGPD. A elaboração do trabalho se faz pela abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de pensamento dedutivo. A monografia trabalhará a evolução histórica da regulamentação da proteção de dados, seus principais conceitos e os conceitos do direito consumerista. Em seguida, abordará os princípios da LGPD e do CDC, já que as duas leis se baseiam na boa-fé e na transparência. Passará, em seguida, a análise comparativa do GDPR e da LGPD nos elementos do consentimento, dados sensíveis, dados de menores de idade, marketing direto, a responsabilidade civil dos agentes de tratamento e o conceito de privacy by design. Ao final do desenvolvimento, será trabalhado as possibilidades de tratamento de dados além do consentimento, o tratamento de dados pelo consentimento, o descarte de dados o aprofundamento no conceito de privacy by design e, por fim, o mapeamento de dados. Assim, conclui-se que o processo das empresas em se adequar aos ditames da novel LGPD impactará em grande mudança de paradigma.Lentz, HercílioFarage, Guilherme2021-07-09T22:12:12Z2021-07-09T22:12:12Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14267FlorianópolisAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-16T07:09:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14267Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-16T07:09:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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