Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristiano Eleuterio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994
Resumo: O atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo.
id Ânima_cb15036c602fe6009e4e41cc01772d09
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16994
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remotoDesempenho escolarEnsino remotoPandemiaO atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo.Limas, Alessandro de OliveiraSousa, Cristiano Eleuterio2021-01-04T23:57:08Z2021-08-04T19:21:55Z2021-01-04T23:57:08Z2021-08-04T19:21:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28 fapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994Química Licenciatura - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-22T16:09:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16994Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-22T16:09:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
title Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
spellingShingle Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
Sousa, Cristiano Eleuterio
Desempenho escolar
Ensino remoto
Pandemia
title_short Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
title_full Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
title_fullStr Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
title_full_unstemmed Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
title_sort Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
author Sousa, Cristiano Eleuterio
author_facet Sousa, Cristiano Eleuterio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Limas, Alessandro de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristiano Eleuterio
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Ensino remoto
Pandemia
topic Desempenho escolar
Ensino remoto
Pandemia
description O atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-04T23:57:08Z
2021-08-04T19:21:55Z
2021-01-04T23:57:08Z
2021-08-04T19:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Química Licenciatura - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28 f
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415850703257600