Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994 |
Resumo: | O atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo. |
id |
Ânima_cb15036c602fe6009e4e41cc01772d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16994 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remotoDesempenho escolarEnsino remotoPandemiaO atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo.Limas, Alessandro de OliveiraSousa, Cristiano Eleuterio2021-01-04T23:57:08Z2021-08-04T19:21:55Z2021-01-04T23:57:08Z2021-08-04T19:21:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28 fapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994Química Licenciatura - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-22T16:09:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16994Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-22T16:09:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
title |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
spellingShingle |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto Sousa, Cristiano Eleuterio Desempenho escolar Ensino remoto Pandemia |
title_short |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
title_full |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
title_fullStr |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
title_sort |
Diagnostico do desempenho da aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio da região Amurel durante a pandemia na modalidade de ensino remoto |
author |
Sousa, Cristiano Eleuterio |
author_facet |
Sousa, Cristiano Eleuterio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Limas, Alessandro de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Cristiano Eleuterio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Ensino remoto Pandemia |
topic |
Desempenho escolar Ensino remoto Pandemia |
description |
O atual ensino básico de educação encontrou empasses na formação da aprendizagem processual dos estudantes no ano de 2020. As escolas tiveram um curto período de adaptação do modelo presencial ao virtual. Um novo modelo de ensino na modalidade de ensino remoto foi implantado devido a uma doença em escala epidêmica mundial que está sendo causado pelo vírus Covid-19. Em função do distanciamento social para evitar a contaminação do vírus os docentes têm encontrado dificuldades em adaptar-se ao novo modelo de ensino, mas pelo pouco domínio das ferramentas utilizadas para facilitar o ensino. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o desempenho da aprendizagem escolar dos alunos de ensino médio em sete escolas de ensino da região da Amurel, durante a pandemia na modalidade de ensino remoto. Este trabalho é uma investigação em formato de estudo exploratório realizado no ano de 2020, através de um questionário semiestruturado com o intuído de diagnosticar o desempenho da aprendizagem dos alunos do ensino médio, sendo avaliado em escala Likert. Os resultados obtidos nos trazem uma percepção de como estão sendo tratados didaticamente os conteúdos e conceitos da escola no ensino remoto e de que forma torna-se significativo esse ensino a fim de transformar o ser humano não dogmático, mas um ser crítico e investigativo conhecendo seu verdadeiro papel na sociedade e no meio em que vive. Há necessidade de uma nova forma de abordagem didática com novas ferramentas de ensino remoto como a própria realidade do ser humano que tragam maior aproximação do professor e aluno. Assim é fundamental o planejamento do ensino coletivo, para que não haja fragmentos de conceitos, até mesmo insignificativos para o aluno, incorporando em sala de aula a interdisciplinaridade e contextualização. Desta forma, haverá um desenvolvimento cognitivo que contribuirá para a formação do indivíduo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-01-04T23:57:08Z 2021-08-04T19:21:55Z 2021-01-04T23:57:08Z 2021-08-04T19:21:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Licenciatura - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 f application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415850703257600 |