O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3227
Resumo: This dissertation aims to emplament and evaluate the results of strategies and play activities and significant developed for teaching and learning fractions, based on the theory of social interaction Lev Vigotskii and theory of conversions from records of semiotic representations of Raymond Duval. To realize these goals, this dissertation discusses, at first, about my school careers, academic and professional justifying the motivation to perform the same. Then an analysis is presented on the mathematical knowledge and teaching of mathematics in the early grades of elementary school. Later studies are presented on the above theories. From then describe the strategies for teaching fractions from the perspectives of these theories. Finally, all strategies were applied in an exploratory way with two classes of students in the 5th grade of elementary school, Escola Dinâmica, in Florianópolis, Santa Catarina. The results of applying the strategies developed point to the conclusion that the teaching of math, especially fractions, based on the theories presented is more significant than the traditional teaching of concepts and applications, as it allows the child to understand all the possible meanings the studied object, thereby building your real knowledge
id Ânima_ce024b6fa6fa03eb42dc1466c7d49019
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3227
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticasMatemáticaSócio-interacionismoRegistros de representações semióticasEnsino de FraçõesThis dissertation aims to emplament and evaluate the results of strategies and play activities and significant developed for teaching and learning fractions, based on the theory of social interaction Lev Vigotskii and theory of conversions from records of semiotic representations of Raymond Duval. To realize these goals, this dissertation discusses, at first, about my school careers, academic and professional justifying the motivation to perform the same. Then an analysis is presented on the mathematical knowledge and teaching of mathematics in the early grades of elementary school. Later studies are presented on the above theories. From then describe the strategies for teaching fractions from the perspectives of these theories. Finally, all strategies were applied in an exploratory way with two classes of students in the 5th grade of elementary school, Escola Dinâmica, in Florianópolis, Santa Catarina. The results of applying the strategies developed point to the conclusion that the teaching of math, especially fractions, based on the theories presented is more significant than the traditional teaching of concepts and applications, as it allows the child to understand all the possible meanings the studied object, thereby building your real knowledgeEssa dissertação busca aplicar e avaliar os resultados de estratégias e atividades lúdicas e significativas desenvolvidas para o ensino-aprendizagem de frações, baseadas na teoria sócio-interacionista de Liev Vigotskii e na teoria das conversões de registros de representações semióticas de Raymond Duval. Para dar conta desses objetivos, essa dissertação discorre, num primeiro momento, sobre as minhas trajetórias escolar, acadêmica e profissional que justificam a motivação para a realização da mesma. Em seguida é apresentada uma análise sobre o saber matemático e o ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Posteriormente são apresentados estudos sobre as teorias supracitadas. A partir daí descrevem-se as estratégias destinadas ao ensino de frações sob as perspectivas destas teorias. Por fim, todas as estratégias foram aplicadas de forma exploratória com duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica, em Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados da aplicação das estratégias desenvolvidas apontam para a conclusão de que o ensino de matemática, em especial de frações, baseado nas teorias apresentadas é mais significativo do que o ensino tradicional de conceitos e aplicações, pois possibilita que a criança compreenda todos os possíveis significados do objeto estudado, construindo assim o seu verdadeiro conhecimentoLitaiff, AldoMartins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet2018-02-28T17:01:54Z2020-11-26T21:15:42Z2018-02-28T17:01:54Z2020-11-26T21:15:42Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3227Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:51:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3227Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:51:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
title O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
spellingShingle O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
Martins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet
Matemática
Sócio-interacionismo
Registros de representações semióticas
Ensino de Frações
title_short O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
title_full O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
title_fullStr O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
title_full_unstemmed O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
title_sort O número como signo: relatos de uma experiência de ensino de frações a partir das teorias sócio-interacionista e dos registros de representações semióticas
author Martins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet
author_facet Martins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Litaiff, Aldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernanda Medeiros Alves Besouchet
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Sócio-interacionismo
Registros de representações semióticas
Ensino de Frações
topic Matemática
Sócio-interacionismo
Registros de representações semióticas
Ensino de Frações
description This dissertation aims to emplament and evaluate the results of strategies and play activities and significant developed for teaching and learning fractions, based on the theory of social interaction Lev Vigotskii and theory of conversions from records of semiotic representations of Raymond Duval. To realize these goals, this dissertation discusses, at first, about my school careers, academic and professional justifying the motivation to perform the same. Then an analysis is presented on the mathematical knowledge and teaching of mathematics in the early grades of elementary school. Later studies are presented on the above theories. From then describe the strategies for teaching fractions from the perspectives of these theories. Finally, all strategies were applied in an exploratory way with two classes of students in the 5th grade of elementary school, Escola Dinâmica, in Florianópolis, Santa Catarina. The results of applying the strategies developed point to the conclusion that the teaching of math, especially fractions, based on the theories presented is more significant than the traditional teaching of concepts and applications, as it allows the child to understand all the possible meanings the studied object, thereby building your real knowledge
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-02-28T17:01:54Z
2018-02-28T17:01:54Z
2020-11-26T21:15:42Z
2020-11-26T21:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3227
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415810378170368