A gamificação interligada aos jogos digitais como estratégia pedagógica no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Welinton Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17320
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo contribuir com os métodos de ensino, trazendo a gamificação aliada aos jogos digitais como recurso pedagógico, deste modo a pesquisa vem mostrar sobre as diferentes percepções que os alunos tem da química, na qual geralmente é vista como uma disciplina complexa. No entanto, vem abordar sobre a gamificação e os jogos digitais como contribuição para o ensino, desconstruindo então as visões complexas da química; é possível analisar que a mesma traz teóricos que afirmam sobre a finalidade e a relevância da gamificação no ensino, mostrando também algumas relações com as tecnologias digitais. Deste modo, a pesquisa traz contribuições significativas para o docente de química, em que o mesmo precisa analisar e inovar seus métodos no ambiente educativo, fazendo com que o indivíduo tem uma aprendizagem de qualidade. Os jogos digitais contribuem indiretamente ou até mesmo diretamente no processo de aprendizagem do aluno em modo geral, desta forma o docente tem como alternativa utilizar os jogos digitais a favor, ao se falar nesses jogos a pesquisa levanta alguns tipos de jogos e sua aplicabilidade, sendo eles, Among Us, Ludo, Kahoot, Free Fire, Angry Birds e Minecraft, ou seja, são games da atualidade, na qual é uma possível estratégia do professor, utilizar os jogos que estão na mídia. De acordo com a pesquisa é fundamental que o professor passe a conhecer sobre a gamificação, ou seja, saber explorar e aplicar, no entanto é preciso que o mesmo tenha afinidade com os games digitais, pois não é compreensível aplicar determinado jogo sem ao menos conhecer o seu menu ou sua aplicabilidade. Portanto, a realização desse estudo passa a explorar e discutir sobre a gamificação, onde a mesma tem como finalidade engajar e motivar os alunos no ensino de química, através de uma forma inovadora e divertida que possibilita os discentes obter um processo ensino aprendizagem e interação entre professor e aluno.
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