O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milano, Thomas Bersagui
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Mirian Linhares Siqueira da, Azevedo, Fernanda Chites, Ogliari, Lucas Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147
Resumo: Com base na problematização “Como a gamificação pode ser inserida no contexto do ensino de história da matemática?”, formulada na disciplina de história da matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Inedi - Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), estipulou-se como objetivo da presente pesquisa relatar o desenvolvimento de um jogo digital que atue como uma proposta de gamificação no ensino desta disciplina, tendo a finalidade de motivar os acadêmicos e de influenciar no processo de aprendizagem. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de perscrutar materiais que aludem a temática para clarificar os conceitos e se familiarizar sobre o assunto. O jogo desenvolvido foi intitulado de “História da Matemática: O Aprendiz”, o qual foi ambientado utilizando a plataforma RPG Maker VX Ace Lite, tendo como personagem um estudante que almeja se tornar um aprendiz no estudo da história da matemática. No enredo do jogo os desafios propostos contemplam tópicos relacionados com a ementa da disciplina, portanto este recurso pode ser utilizado para realizar uma retomada dos conceitos, recorrendo às características motivacionais agregadas na utilização da gamificação no ensino e na utilização de jogos digitais como recurso metodológico. Mediante a revisão de literatura sobre o tema abordado, constatou-se que recorrer ao jogo digital como uma proposta de gamificação no ensino pode impactar positivamente no aprendizado dos estudantes, visto que as particularidades presentes nos jogos foram referidas como um método motivador, sustentando a concepção de que a gamificação no contexto educacional deve ser explorada.
id UECE-4_590f781991d776d53f5154a0f121d9ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1147
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICAGamificação; jogos digitais; motivação; história da matemática.Com base na problematização “Como a gamificação pode ser inserida no contexto do ensino de história da matemática?”, formulada na disciplina de história da matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Inedi - Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), estipulou-se como objetivo da presente pesquisa relatar o desenvolvimento de um jogo digital que atue como uma proposta de gamificação no ensino desta disciplina, tendo a finalidade de motivar os acadêmicos e de influenciar no processo de aprendizagem. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de perscrutar materiais que aludem a temática para clarificar os conceitos e se familiarizar sobre o assunto. O jogo desenvolvido foi intitulado de “História da Matemática: O Aprendiz”, o qual foi ambientado utilizando a plataforma RPG Maker VX Ace Lite, tendo como personagem um estudante que almeja se tornar um aprendiz no estudo da história da matemática. No enredo do jogo os desafios propostos contemplam tópicos relacionados com a ementa da disciplina, portanto este recurso pode ser utilizado para realizar uma retomada dos conceitos, recorrendo às características motivacionais agregadas na utilização da gamificação no ensino e na utilização de jogos digitais como recurso metodológico. Mediante a revisão de literatura sobre o tema abordado, constatou-se que recorrer ao jogo digital como uma proposta de gamificação no ensino pode impactar positivamente no aprendizado dos estudantes, visto que as particularidades presentes nos jogos foram referidas como um método motivador, sustentando a concepção de que a gamificação no contexto educacional deve ser explorada.EdUECE2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/114710.30938/bocehm.v6i17.1147Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 20- 332447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147/1462Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMilano, Thomas BersaguiSilva, Mirian Linhares Siqueira daAzevedo, Fernanda ChitesOgliari, Lucas Nunes2020-09-15T13:25:14Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1147Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:41.326748Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
spellingShingle O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Milano, Thomas Bersagui
Gamificação; jogos digitais; motivação; história da matemática.
title_short O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_fullStr O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_sort O JOGO DIGITAL COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
author Milano, Thomas Bersagui
author_facet Milano, Thomas Bersagui
Silva, Mirian Linhares Siqueira da
Azevedo, Fernanda Chites
Ogliari, Lucas Nunes
author_role author
author2 Silva, Mirian Linhares Siqueira da
Azevedo, Fernanda Chites
Ogliari, Lucas Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milano, Thomas Bersagui
Silva, Mirian Linhares Siqueira da
Azevedo, Fernanda Chites
Ogliari, Lucas Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação; jogos digitais; motivação; história da matemática.
topic Gamificação; jogos digitais; motivação; história da matemática.
description Com base na problematização “Como a gamificação pode ser inserida no contexto do ensino de história da matemática?”, formulada na disciplina de história da matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Inedi - Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), estipulou-se como objetivo da presente pesquisa relatar o desenvolvimento de um jogo digital que atue como uma proposta de gamificação no ensino desta disciplina, tendo a finalidade de motivar os acadêmicos e de influenciar no processo de aprendizagem. O método utilizado foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o intento de perscrutar materiais que aludem a temática para clarificar os conceitos e se familiarizar sobre o assunto. O jogo desenvolvido foi intitulado de “História da Matemática: O Aprendiz”, o qual foi ambientado utilizando a plataforma RPG Maker VX Ace Lite, tendo como personagem um estudante que almeja se tornar um aprendiz no estudo da história da matemática. No enredo do jogo os desafios propostos contemplam tópicos relacionados com a ementa da disciplina, portanto este recurso pode ser utilizado para realizar uma retomada dos conceitos, recorrendo às características motivacionais agregadas na utilização da gamificação no ensino e na utilização de jogos digitais como recurso metodológico. Mediante a revisão de literatura sobre o tema abordado, constatou-se que recorrer ao jogo digital como uma proposta de gamificação no ensino pode impactar positivamente no aprendizado dos estudantes, visto que as particularidades presentes nos jogos foram referidas como um método motivador, sustentando a concepção de que a gamificação no contexto educacional deve ser explorada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147
10.30938/bocehm.v6i17.1147
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v6i17.1147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1147/1462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 6 n. 17 (2019): Boletim Cearense de Educação e Hist´oria da Matemática; 20- 33
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997580812288