Teste de proficiência linguística: aprendizado de línguas versus aquisição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23714 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo abordar a importância da proficiência do inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil. Para tanto, foi feito um estudo exploratório, com coleta bibliográfica e documental de dados e abordagem qualitativa. Os principais resultados mostraram que a língua inglesa recomendada como oficial da aviação civil internacional em 1944, durante a Convenção de Chicago. Desde então, algumas medidas têm sido tomadas para garantir que pilotos aéreos, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais inseridos no contexto aeronáutico internacional apresentassem proficiência na língua inglesa. Assim, a ICAO passou a exigir que os países membros da Convenção de Chicago, incluindo o Brasil, aplicassem testes de proficiência do inglês como requisito para profissionais aéreos atuarem no contexto internacional. Contudo, observou-se ao decorrer do estudo que em ocasiões práticas, o desempenho de pilotos aéreos fica aquém do desempenho mostrado em testes de proficiência, levando a refletir sobre o quão preparados esses profissionais realmente estão, bem como sobre as problemáticas que impedem o domínio da língua inglesa no exercício da profissão. Um dos problemas observados nesse sentido são a discrepância entre o que é ensinado nos cursos de inglês para profissionais aéreos e as situações reais que encontram em seu dia a dia, fazendo com que seja destacada a importância de metodologias mais inovadoras, capazes de preparar o aluno profissional para os desafios cotidianos da profissão. Concluiu-se com o estudo que a proficiência em inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil é fundamental para que esses profissionais possam evoluir e se manter empregados, bem como é fundamental para aumentar ainda mais a segurança do voo, ao reduzir acidentes e incidentes aéreos também é possível reduzir perdas sociais e econômicas. |
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Teste de proficiência linguística: aprendizado de línguas versus aquisiçãoProficiência linguisticaPilotos AéreosAviação Civil InternacionalO presente estudo teve por objetivo abordar a importância da proficiência do inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil. Para tanto, foi feito um estudo exploratório, com coleta bibliográfica e documental de dados e abordagem qualitativa. Os principais resultados mostraram que a língua inglesa recomendada como oficial da aviação civil internacional em 1944, durante a Convenção de Chicago. Desde então, algumas medidas têm sido tomadas para garantir que pilotos aéreos, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais inseridos no contexto aeronáutico internacional apresentassem proficiência na língua inglesa. Assim, a ICAO passou a exigir que os países membros da Convenção de Chicago, incluindo o Brasil, aplicassem testes de proficiência do inglês como requisito para profissionais aéreos atuarem no contexto internacional. Contudo, observou-se ao decorrer do estudo que em ocasiões práticas, o desempenho de pilotos aéreos fica aquém do desempenho mostrado em testes de proficiência, levando a refletir sobre o quão preparados esses profissionais realmente estão, bem como sobre as problemáticas que impedem o domínio da língua inglesa no exercício da profissão. Um dos problemas observados nesse sentido são a discrepância entre o que é ensinado nos cursos de inglês para profissionais aéreos e as situações reais que encontram em seu dia a dia, fazendo com que seja destacada a importância de metodologias mais inovadoras, capazes de preparar o aluno profissional para os desafios cotidianos da profissão. Concluiu-se com o estudo que a proficiência em inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil é fundamental para que esses profissionais possam evoluir e se manter empregados, bem como é fundamental para aumentar ainda mais a segurança do voo, ao reduzir acidentes e incidentes aéreos também é possível reduzir perdas sociais e econômicas.Severo de Oliveira, Marcos FernandoCastilho, Fábio Rogério Brusolati Castilho2022-06-30T01:07:11Z2022-06-30T01:07:11Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23714PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-09T18:27:03Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23714Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-09T18:27:03Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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O presente estudo teve por objetivo abordar a importância da proficiência do inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil. Para tanto, foi feito um estudo exploratório, com coleta bibliográfica e documental de dados e abordagem qualitativa. Os principais resultados mostraram que a língua inglesa recomendada como oficial da aviação civil internacional em 1944, durante a Convenção de Chicago. Desde então, algumas medidas têm sido tomadas para garantir que pilotos aéreos, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais inseridos no contexto aeronáutico internacional apresentassem proficiência na língua inglesa. Assim, a ICAO passou a exigir que os países membros da Convenção de Chicago, incluindo o Brasil, aplicassem testes de proficiência do inglês como requisito para profissionais aéreos atuarem no contexto internacional. Contudo, observou-se ao decorrer do estudo que em ocasiões práticas, o desempenho de pilotos aéreos fica aquém do desempenho mostrado em testes de proficiência, levando a refletir sobre o quão preparados esses profissionais realmente estão, bem como sobre as problemáticas que impedem o domínio da língua inglesa no exercício da profissão. Um dos problemas observados nesse sentido são a discrepância entre o que é ensinado nos cursos de inglês para profissionais aéreos e as situações reais que encontram em seu dia a dia, fazendo com que seja destacada a importância de metodologias mais inovadoras, capazes de preparar o aluno profissional para os desafios cotidianos da profissão. Concluiu-se com o estudo que a proficiência em inglês entre pilotos aéreos para a aviação civil é fundamental para que esses profissionais possam evoluir e se manter empregados, bem como é fundamental para aumentar ainda mais a segurança do voo, ao reduzir acidentes e incidentes aéreos também é possível reduzir perdas sociais e econômicas. |
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