Breve história da evolução do construto proficiência em línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quevedo-Camargo, Gladys
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4286
Resumo: Com base no uso leigo do termo proficiência – é fácil, rápido e simples aprender uma língua – e na sua percepção como conceito absoluto, foi utilizado o método da revisão bibliográfica para se recuperar o sentido técnico do construto proficiência em línguas e destacar seis modelos propostos a partir da década de 1960 sobre o que é ser proficiente em uma língua. O surgimento das escalas de proficiência contribuiu para a compreensão do construto como um conceito relativo, porque elas, desenvolvidas para contextos específicos, causaram impacto no ensino de línguas e no conteúdo e organização de livros didáticos. Conclui sobre as implicações desse construto para diferentes agentes envolvidos com: 1) ensino – escolha de materiais didáticos, definição do currículo, papel do professor de línguas; 2) aprendizagem – aluno consciente da relevância, da utilidade e do sentido da língua; 3) avaliação – alicerçada em necessidades comunicativas sociais reais.
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