QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isadora Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17865
Resumo: A escoliose idiopática apresenta uma etiologia desconhecida e é considerada uma deformidade da coluna vertebral, gerando um desvio de curvatura, causando, assim, um desalinhamento da linha central. A deformidade provoca problemas psicossociais, dando impacto na qualidade de vida dos adolescentes com a escoliose idiopática. A pesquisa tem como objetivo evidenciar a qualidade de vida dos adolescentes com escoliose idiopática e como a fisioterapia pode trabalhar com esses indivíduos, composto pelo seguinte objetivo específico: identificar a origem da alteração da escoliose idiopática associada ao que afeta a biomecânica do indivíduo. Este estudo é baseado em uma revisão integrativa, com os seguintes descritores: “escoliose idiopática”, “adolescentes”, “fisioterapia”, “qualidade de vida”, “intervenção fisioterapêutica”, em idiomas como inglês e português. A monografia foi realizada entre o período de setembro e novembro de 2021, realizando uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados os estudos publicados entre os anos de 2009 e 2021, com exceção da utilização de 4 obras clássicas, das bases de dados: MEDLINE/PubMed, SciELO, BVS. Por conseguinte, foram 12 artigos lidos e interpretados, visando trazer os métodos klapp, isostretching, dobosiewing, pilates RPG, schroth, todos com o intuito de reduzir a concavidade, aumentar a flexibilidade, reduzir algias, entretanto, resulta em trazer a qualidade de vida, respectivamente, depende do fisioterapeuta qual recurso usar para a intervenção, sabendo que todos têm sua eficácia. Conclui-se que a etiologia da escoliose idiopática em hipótese tem causa genética, sabendo que os métodos que foram abordados são de suma importância para a melhora da escoliose e com a recuperação da qualidade de vida, em consequência, há um progresso da conexão psicossocial.
id Ânima_d2e28dc2fb4a92ee08f99dd34015370b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17865
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapiaTEENAGERS' QUALITY OF LIFE WITH IDIOPATHIC SCOLIOSIS: physiotherapy contributionsQualidade de vidaEscoliose idiopáticaFisioterapiaA escoliose idiopática apresenta uma etiologia desconhecida e é considerada uma deformidade da coluna vertebral, gerando um desvio de curvatura, causando, assim, um desalinhamento da linha central. A deformidade provoca problemas psicossociais, dando impacto na qualidade de vida dos adolescentes com a escoliose idiopática. A pesquisa tem como objetivo evidenciar a qualidade de vida dos adolescentes com escoliose idiopática e como a fisioterapia pode trabalhar com esses indivíduos, composto pelo seguinte objetivo específico: identificar a origem da alteração da escoliose idiopática associada ao que afeta a biomecânica do indivíduo. Este estudo é baseado em uma revisão integrativa, com os seguintes descritores: “escoliose idiopática”, “adolescentes”, “fisioterapia”, “qualidade de vida”, “intervenção fisioterapêutica”, em idiomas como inglês e português. A monografia foi realizada entre o período de setembro e novembro de 2021, realizando uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados os estudos publicados entre os anos de 2009 e 2021, com exceção da utilização de 4 obras clássicas, das bases de dados: MEDLINE/PubMed, SciELO, BVS. Por conseguinte, foram 12 artigos lidos e interpretados, visando trazer os métodos klapp, isostretching, dobosiewing, pilates RPG, schroth, todos com o intuito de reduzir a concavidade, aumentar a flexibilidade, reduzir algias, entretanto, resulta em trazer a qualidade de vida, respectivamente, depende do fisioterapeuta qual recurso usar para a intervenção, sabendo que todos têm sua eficácia. Conclui-se que a etiologia da escoliose idiopática em hipótese tem causa genética, sabendo que os métodos que foram abordados são de suma importância para a melhora da escoliose e com a recuperação da qualidade de vida, em consequência, há um progresso da conexão psicossocial.Carvalho, Fabio Luiz OliveiraSantos, Isadora Rodrigues2021-12-03T00:24:01Z2021-12-03T00:24:01Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17865ParipirangaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-03T06:45:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17865Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-03T06:45:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
TEENAGERS' QUALITY OF LIFE WITH IDIOPATHIC SCOLIOSIS: physiotherapy contributions
title QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
Santos, Isadora Rodrigues
Qualidade de vida
Escoliose idiopática
Fisioterapia
title_short QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
title_full QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
title_sort QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: contribuições da fisioterapia
author Santos, Isadora Rodrigues
author_facet Santos, Isadora Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Fabio Luiz Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isadora Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
Escoliose idiopática
Fisioterapia
topic Qualidade de vida
Escoliose idiopática
Fisioterapia
description A escoliose idiopática apresenta uma etiologia desconhecida e é considerada uma deformidade da coluna vertebral, gerando um desvio de curvatura, causando, assim, um desalinhamento da linha central. A deformidade provoca problemas psicossociais, dando impacto na qualidade de vida dos adolescentes com a escoliose idiopática. A pesquisa tem como objetivo evidenciar a qualidade de vida dos adolescentes com escoliose idiopática e como a fisioterapia pode trabalhar com esses indivíduos, composto pelo seguinte objetivo específico: identificar a origem da alteração da escoliose idiopática associada ao que afeta a biomecânica do indivíduo. Este estudo é baseado em uma revisão integrativa, com os seguintes descritores: “escoliose idiopática”, “adolescentes”, “fisioterapia”, “qualidade de vida”, “intervenção fisioterapêutica”, em idiomas como inglês e português. A monografia foi realizada entre o período de setembro e novembro de 2021, realizando uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados os estudos publicados entre os anos de 2009 e 2021, com exceção da utilização de 4 obras clássicas, das bases de dados: MEDLINE/PubMed, SciELO, BVS. Por conseguinte, foram 12 artigos lidos e interpretados, visando trazer os métodos klapp, isostretching, dobosiewing, pilates RPG, schroth, todos com o intuito de reduzir a concavidade, aumentar a flexibilidade, reduzir algias, entretanto, resulta em trazer a qualidade de vida, respectivamente, depende do fisioterapeuta qual recurso usar para a intervenção, sabendo que todos têm sua eficácia. Conclui-se que a etiologia da escoliose idiopática em hipótese tem causa genética, sabendo que os métodos que foram abordados são de suma importância para a melhora da escoliose e com a recuperação da qualidade de vida, em consequência, há um progresso da conexão psicossocial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T00:24:01Z
2021-12-03T00:24:01Z
2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17865
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844404461568