Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372 |
Resumo: | Este presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação. |
id |
Ânima_dff3be434fcf3ef544915d7c2631f373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12372 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizadoArquiteturaEscolaSustentabilidadeEnsinoEste presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação.Quadros, Bianca MilaniRosa, Beatriz Vidal2020-05-24T17:14:50Z2020-12-02T17:58:56Z2020-05-24T17:14:50Z2020-12-02T17:58:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 ( TFG 1); 4 (TFG 2)application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372Arquitetura - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-20T17:01:31Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12372Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-20T17:01:31Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
title |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
spellingShingle |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado Rosa, Beatriz Vidal Arquitetura Escola Sustentabilidade Ensino |
title_short |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
title_full |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
title_fullStr |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
title_full_unstemmed |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
title_sort |
Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado |
author |
Rosa, Beatriz Vidal |
author_facet |
Rosa, Beatriz Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros, Bianca Milani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Beatriz Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Escola Sustentabilidade Ensino |
topic |
Arquitetura Escola Sustentabilidade Ensino |
description |
Este presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-05-24T17:14:50Z 2020-12-02T17:58:56Z 2020-05-24T17:14:50Z 2020-12-02T17:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Arquitetura - Florianópolis |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 ( TFG 1); 4 (TFG 2) application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415808630194176 |