Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Beatriz Vidal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372
Resumo: Este presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação.
id Ânima_dff3be434fcf3ef544915d7c2631f373
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12372
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizadoArquiteturaEscolaSustentabilidadeEnsinoEste presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação.Quadros, Bianca MilaniRosa, Beatriz Vidal2020-05-24T17:14:50Z2020-12-02T17:58:56Z2020-05-24T17:14:50Z2020-12-02T17:58:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 ( TFG 1); 4 (TFG 2)application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372Arquitetura - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-20T17:01:31Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/12372Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-20T17:01:31Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
title Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
spellingShingle Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
Rosa, Beatriz Vidal
Arquitetura
Escola
Sustentabilidade
Ensino
title_short Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
title_full Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
title_fullStr Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
title_full_unstemmed Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
title_sort Escola sustentável no bairro do Abraão: a arquitetura como ferramenta de aprendizado
author Rosa, Beatriz Vidal
author_facet Rosa, Beatriz Vidal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Bianca Milani
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Beatriz Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Escola
Sustentabilidade
Ensino
topic Arquitetura
Escola
Sustentabilidade
Ensino
description Este presente trabalho aborda uma proposta de requalificação e a implantação de uma Escola de Ensino Primário: fundamental I - II e médio, para o terreno, classificado como ACI - Área Comunitário/ Institucional, localizado no bairro Abraão, no município de Florianópolis. Frente ao cenário da precariedade em que as escolas públicas Brasileiras se encontram, o intuito do projeto é restaurar a confiança dos jovens nas escolas, buscar também ser um guia dos valores de formação do indivíduo para a sociedade e com sua vida. O projeto tem como conceito norteador uma estrutura de qualidade e sustentabilidade. Visa oferecer ambientes que permitem enriquecer as atividades do modelo pedagógico, seguindo as abordagens que a Doris C. C. K. Kowaltowski propõe, a campifere space, watering hole space e cave space. A construção do embasamento teórico para o desenvolvimento do partido geral, é necessário analisar as condicionantes físicas e legais, e sobretudo estudar o que a literatura oferece a respeito da arquitetura escolar e sustentabilidade. O Projeto explora a relação da arquitetura como ferramenta de ensino para enriquecer a estrutura da aula. O partido arquitetônico será de uma Escola Sustentável que comprometa-se com o meio ambiente e aos usuários de sua formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-24T17:14:50Z
2020-12-02T17:58:56Z
2020-05-24T17:14:50Z
2020-12-02T17:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arquitetura - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 ( TFG 1); 4 (TFG 2)
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415808630194176