Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Feliciano, Francisco Rubens
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18552
Resumo: Atualmente, a temática da superpopulação do planeta e o escasseamento dos recursos naturais são tópicos de constante debate entre as grandes potências mundiais. Nesse cenário, a utilização de modelos matemáticos que descrevem a evolução temporal de determinadas populações pode ser extremamente útil para a escolha de medidas preventivas e/ou de controle. Este trabalho possui como temática a utilização de modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional, em específico a utilização do programa de planilha Microsoft Office Excel e do suplemento Solver. A escolha deste estudo foi motivada pelo fato de que a análise da dinâmica populacional, por meio de projeções demográficas realizadas com o auxilio de softwares computacionais, é essencial para a tomada de decisão em diversas áreas da nossa sociedade (água, alimento, energia, meio ambiente, economia, etc.). O objetivo geral deste trabalho foi determinar o modelo matemático (modelo linear do Excel, modelo exponencial do Excel, modelo logístico do Excel) mais aplicável no cálculo do crescimento populacional dos vinte países mais populosos, de 1960 a 2020, bem como a população de cada um desses vinte países, no ano de 2050, com base nesse modelo. Em termos metodológicos, esta pesquisa é descritiva, quantitativa, bibliográfica e um estudo transversal. O presente trabalho tem por base as etapas da modelagem matemática e, como fundamentação matemática, aborda conceitos relacionados às equações diferenciais, aos modelos de crescimento populacional (linear, Malthus e Velhurst), ao censo demográfico, aos recursos tecnológicos (Excel e Solver), às regressões (linear e não linear), e ao coeficiente de determinação. A validação dos modelos matemáticos obtidos foi realizada por intermédio do coeficiente de determinação. Nesse sentido, o modelo logístico do Excel se mostrou o modelo matemático mais adequado no período considerado, pois apresentou um índice maior que 0,999 para todos os elementos da amostra.
id Ânima_e21431b5193e632ec3660abfe3e5814f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18552
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacionalModelos MatemáticosCrescimento PopulacionalPaíses PopulososCoeficiente de DeterminaçãoSuplemento SolverAtualmente, a temática da superpopulação do planeta e o escasseamento dos recursos naturais são tópicos de constante debate entre as grandes potências mundiais. Nesse cenário, a utilização de modelos matemáticos que descrevem a evolução temporal de determinadas populações pode ser extremamente útil para a escolha de medidas preventivas e/ou de controle. Este trabalho possui como temática a utilização de modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional, em específico a utilização do programa de planilha Microsoft Office Excel e do suplemento Solver. A escolha deste estudo foi motivada pelo fato de que a análise da dinâmica populacional, por meio de projeções demográficas realizadas com o auxilio de softwares computacionais, é essencial para a tomada de decisão em diversas áreas da nossa sociedade (água, alimento, energia, meio ambiente, economia, etc.). O objetivo geral deste trabalho foi determinar o modelo matemático (modelo linear do Excel, modelo exponencial do Excel, modelo logístico do Excel) mais aplicável no cálculo do crescimento populacional dos vinte países mais populosos, de 1960 a 2020, bem como a população de cada um desses vinte países, no ano de 2050, com base nesse modelo. Em termos metodológicos, esta pesquisa é descritiva, quantitativa, bibliográfica e um estudo transversal. O presente trabalho tem por base as etapas da modelagem matemática e, como fundamentação matemática, aborda conceitos relacionados às equações diferenciais, aos modelos de crescimento populacional (linear, Malthus e Velhurst), ao censo demográfico, aos recursos tecnológicos (Excel e Solver), às regressões (linear e não linear), e ao coeficiente de determinação. A validação dos modelos matemáticos obtidos foi realizada por intermédio do coeficiente de determinação. Nesse sentido, o modelo logístico do Excel se mostrou o modelo matemático mais adequado no período considerado, pois apresentou um índice maior que 0,999 para todos os elementos da amostra.de Souza Kock, KelserBezerra Feliciano, Francisco Rubens2021-12-10T17:05:04Z2021-12-10T17:05:04Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis149 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18552Pelotasporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-10T17:05:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18552Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T17:05:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
title Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
spellingShingle Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
Bezerra Feliciano, Francisco Rubens
Modelos Matemáticos
Crescimento Populacional
Países Populosos
Coeficiente de Determinação
Suplemento Solver
title_short Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
title_full Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
title_fullStr Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
title_full_unstemmed Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
title_sort Modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional
author Bezerra Feliciano, Francisco Rubens
author_facet Bezerra Feliciano, Francisco Rubens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Souza Kock, Kelser
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Feliciano, Francisco Rubens
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos Matemáticos
Crescimento Populacional
Países Populosos
Coeficiente de Determinação
Suplemento Solver
topic Modelos Matemáticos
Crescimento Populacional
Países Populosos
Coeficiente de Determinação
Suplemento Solver
description Atualmente, a temática da superpopulação do planeta e o escasseamento dos recursos naturais são tópicos de constante debate entre as grandes potências mundiais. Nesse cenário, a utilização de modelos matemáticos que descrevem a evolução temporal de determinadas populações pode ser extremamente útil para a escolha de medidas preventivas e/ou de controle. Este trabalho possui como temática a utilização de modelos matemáticos aplicados ao crescimento populacional, em específico a utilização do programa de planilha Microsoft Office Excel e do suplemento Solver. A escolha deste estudo foi motivada pelo fato de que a análise da dinâmica populacional, por meio de projeções demográficas realizadas com o auxilio de softwares computacionais, é essencial para a tomada de decisão em diversas áreas da nossa sociedade (água, alimento, energia, meio ambiente, economia, etc.). O objetivo geral deste trabalho foi determinar o modelo matemático (modelo linear do Excel, modelo exponencial do Excel, modelo logístico do Excel) mais aplicável no cálculo do crescimento populacional dos vinte países mais populosos, de 1960 a 2020, bem como a população de cada um desses vinte países, no ano de 2050, com base nesse modelo. Em termos metodológicos, esta pesquisa é descritiva, quantitativa, bibliográfica e um estudo transversal. O presente trabalho tem por base as etapas da modelagem matemática e, como fundamentação matemática, aborda conceitos relacionados às equações diferenciais, aos modelos de crescimento populacional (linear, Malthus e Velhurst), ao censo demográfico, aos recursos tecnológicos (Excel e Solver), às regressões (linear e não linear), e ao coeficiente de determinação. A validação dos modelos matemáticos obtidos foi realizada por intermédio do coeficiente de determinação. Nesse sentido, o modelo logístico do Excel se mostrou o modelo matemático mais adequado no período considerado, pois apresentou um índice maior que 0,999 para todos os elementos da amostra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T17:05:04Z
2021-12-10T17:05:04Z
2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18552
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415795367804928