A percepção de funcionários acerca de fatores que influenciam a ocorrência de absenteísmo na sua organização de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Iara Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10166
Resumo: O absenteísmo nas organizações de trabalho tem preocupado gestores de diversos segmentos empresarias devido às conseqüências que traz para a organização e para funcionários. Além de gerar prejuízos financeiros diretos e indiretos para a sociedade, comprometem o desenvolvimento do trabalho e a saúde do trabalhador. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo caracterizar a percepção de funcionários acerca de fatores que influenciam a ocorrência do absenteísmo na organização em que trabalham. Para desenvolver esta pesquisa o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado a 105 funcionários que trabalham em três organizações de trabalho de grande porte da região de Florianópolis. O questionário foi aplicado aos funcionários pela pesquisadora em um ambiente da própria empresa. A partir da coleta de dados, ao identificar a percepção dos funcionários sobre os motivos que levam a ocorrência do absenteísmo, foi possível evidenciar, que determinadas características da organização de trabalho repercutem em adoecimento do funcionário e consequentemente geram o absenteísmo. Ao identificar a percepção dos funcionários sobre as implicações da ocorrência do absenteísmo para os funcionários, foi possível perceber que o funcionário faltar ao dia de trabalho ele deixa de receber o benefício oferecido pela organização, o dia faltado é descontado ou recebe advertência, portanto esta política de ¿punição¿ por parte da organização pode gerar insatisfação ao funcionário. Outra implicação identificada é que quando um funcionário falta ao trabalho sobrecarrega os demais colegas de trabalho. No que se refere às implicações da ocorrência do absenteísmo para a organização de trabalho os funcionários compreendem que a organização tem prejuízo, como atraso na produção e atraso no prazo de entrega de mercadorias. Porém, quanto à percepção que os funcionários têm sobre a intensidade dos prejuízos para organização quando um funcionário se ausenta, é que o prejuízo é pequeno. A pesquisa revelou que os índices de absenteísmo podem estar relacionados ao adoecimento físico e psíquico dos funcionários em função de aspectos da organização de trabalho, como por exemplo, as condições de trabalho. A pesquisa ratifica ainda, a relevância do desenvolvimento de políticas e de práticas de gestão que promovam saúde e bem estar aos funcionários para que haja redução do absenteísmo
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