Precisamos falar sobre Kevin: Uma análise Psicanalitica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nathália Spalone
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: D'antas, Phelipe Felix, Araujo, Vitória
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26356
Resumo: Por que precisamos falar sobre Kevin? O livro escrito por Lionel Shriver, ganhou vida nas telas de cinema em 2011, uma trama rica e simbólica que visa a construção e exposição de um personagem que é produto bruto de motivações, desejos e conflitos parentais existentes antes do seu nascimento. Posteriormente, estes conflitos, se refletem no seu desenvolvimento individual e familiar, caracterizando de forma profunda, como a psique dos pais é capaz de afetar a personalidade dos seus filhos permanentemente, tendo direta influência no desenvolver psíquico e social destes. Como a obra retrata, até onde atos negligência e descuido por parte de um cuidador central tem o potencial de marcar e afetar o funcionamento e desenvolvimento psíquicos do seu filho, e como as decisões deste, impactam o ciclo familiar em questão, atingindo a comunidade e sociedade como um todo. O desenvolvimento psíquico de Kevin é o objeto de estudo no presente trabalho. Partindo do pressuposto de que o sujeito é constituído a partir de suas relações interpessoais com seus cuidadores, existe a necessidade essencial de uma relação suficientemente boa envolvendo o vínculo mãe-bebê e o ambiente onde este se estabelece, para uma construção saudável e funcional da base psíquica da criança. Como a mãe nutrindo e sustentando o seu bebê física e emocionalmente poderá permitir que este possa expressar seu potencial hereditário da melhor forma possível. No entanto, se este processo não ocorrer, fazendo com que um ambiente insuficientemente bom se instale, as consequências poderão ser devastadoras para o futuro da criança. Tem-se o propósito de analisar o processo de desenvolvimento psíquico que se inicia desde o nascimento até a adolescência de Kevin que aos 16 anos, assassina parte de sua família nuclear e logo após, arquiteta e executa um massacre em sua escola, focando no estabelecimento da relação mãe-bebê. A análise foi realizada a partir de cenas pontuais que trazem informações importantes para organizar uma visão psicodinâmica sobre a formação e crescimento da psique de Kevin. Baseando-se em um viés psicanalítico, foram utilizados como base conceitos e ideias da teoria de Donald Winnicott e outros autores relacionados, como Margareth Mahler e Sigmund Freud, possibilitando a concepção de uma lente teórica enfatizando o processo psicodinâmico.
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