Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariah de Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19962
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilização criminal dos serial killers e a dificuldade da justiça brasileira em jugar crimes cometidos por psicopatas, além de também analisar o projeto de lei suplementar nº 140/2010. A pesquisa é de natureza exploratória, visando maior familiaridade do pesquisador com o tema, sendo que pode ser construída com base em hipóteses e intuições. A abordagem da pesquisa é qualitativa, compreendendo todo o fenômeno, por possuir poucas ideias preconcebidas e salientar a importância de eventos mais do que a interpretação do pesquisador, a coleta de dados é realizada sem instrumentos formais e estruturados, analisa as informações narradas de forma organizada, mas intuitiva. No que tange à coleta de dados será utilizada a pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Apresentou a classificação de serial killers entre psicóticos e psicopatas, relatando suas diferenças e mencionando casos reais. Mostrou-se os conceitos de imputabilidade, semi-imputabilidade, inimputabilidade e medidas de segurança para que se chegasse ao entendimento de que o assassino em série pode ser considerado imputável, quando psicopata, e semi-imputável, se psicótico. Os resultados da pesquisa demonstram que não há legislação específica para os serial killers, contudo já tramitou pelo Senado Federal o Projeto de Lei Suplementar nº 140/2010, o qual conclui-se não ser favorável visto suas inconstitucionalidades. Desta feita, é imprescindível que seja elaborada uma legislação específica para esses indivíduos, para que cumpram um regime diferenciado de pena, com tratamento individual necessário.
id Ânima_eb057c6e67c0b448e4757e8eecb1112b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19962
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010Serial KillerProjeto de Lei Suplementar 140/2010.Semi-imputabilidadeJustiçaPsicoseDireito penal.PsicopatiaPsicologiaO presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilização criminal dos serial killers e a dificuldade da justiça brasileira em jugar crimes cometidos por psicopatas, além de também analisar o projeto de lei suplementar nº 140/2010. A pesquisa é de natureza exploratória, visando maior familiaridade do pesquisador com o tema, sendo que pode ser construída com base em hipóteses e intuições. A abordagem da pesquisa é qualitativa, compreendendo todo o fenômeno, por possuir poucas ideias preconcebidas e salientar a importância de eventos mais do que a interpretação do pesquisador, a coleta de dados é realizada sem instrumentos formais e estruturados, analisa as informações narradas de forma organizada, mas intuitiva. No que tange à coleta de dados será utilizada a pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Apresentou a classificação de serial killers entre psicóticos e psicopatas, relatando suas diferenças e mencionando casos reais. Mostrou-se os conceitos de imputabilidade, semi-imputabilidade, inimputabilidade e medidas de segurança para que se chegasse ao entendimento de que o assassino em série pode ser considerado imputável, quando psicopata, e semi-imputável, se psicótico. Os resultados da pesquisa demonstram que não há legislação específica para os serial killers, contudo já tramitou pelo Senado Federal o Projeto de Lei Suplementar nº 140/2010, o qual conclui-se não ser favorável visto suas inconstitucionalidades. Desta feita, é imprescindível que seja elaborada uma legislação específica para esses indivíduos, para que cumpram um regime diferenciado de pena, com tratamento individual necessário.Lisboa, Silvio RobertoAlves, Mariah de Andrade2021-12-17T18:13:34Z2021-12-17T18:13:34Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19962Tubarão, Santa Catarina, BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-27T14:30:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19962Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-27T14:30:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
title Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
spellingShingle Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
Alves, Mariah de Andrade
Serial Killer
Projeto de Lei Suplementar 140/2010.
Semi-imputabilidade
Justiça
Psicose
Direito penal.
Psicopatia
Psicologia
title_short Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
title_full Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
title_fullStr Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
title_full_unstemmed Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
title_sort Serial killers e semi-imputabilidade penal: análise a projeto de lei suplementar nº 140/2010
author Alves, Mariah de Andrade
author_facet Alves, Mariah de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Silvio Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariah de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Serial Killer
Projeto de Lei Suplementar 140/2010.
Semi-imputabilidade
Justiça
Psicose
Direito penal.
Psicopatia
Psicologia
topic Serial Killer
Projeto de Lei Suplementar 140/2010.
Semi-imputabilidade
Justiça
Psicose
Direito penal.
Psicopatia
Psicologia
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilização criminal dos serial killers e a dificuldade da justiça brasileira em jugar crimes cometidos por psicopatas, além de também analisar o projeto de lei suplementar nº 140/2010. A pesquisa é de natureza exploratória, visando maior familiaridade do pesquisador com o tema, sendo que pode ser construída com base em hipóteses e intuições. A abordagem da pesquisa é qualitativa, compreendendo todo o fenômeno, por possuir poucas ideias preconcebidas e salientar a importância de eventos mais do que a interpretação do pesquisador, a coleta de dados é realizada sem instrumentos formais e estruturados, analisa as informações narradas de forma organizada, mas intuitiva. No que tange à coleta de dados será utilizada a pesquisa bibliográfica, que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, páginas de web e sites. Apresentou a classificação de serial killers entre psicóticos e psicopatas, relatando suas diferenças e mencionando casos reais. Mostrou-se os conceitos de imputabilidade, semi-imputabilidade, inimputabilidade e medidas de segurança para que se chegasse ao entendimento de que o assassino em série pode ser considerado imputável, quando psicopata, e semi-imputável, se psicótico. Os resultados da pesquisa demonstram que não há legislação específica para os serial killers, contudo já tramitou pelo Senado Federal o Projeto de Lei Suplementar nº 140/2010, o qual conclui-se não ser favorável visto suas inconstitucionalidades. Desta feita, é imprescindível que seja elaborada uma legislação específica para esses indivíduos, para que cumpram um regime diferenciado de pena, com tratamento individual necessário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T18:13:34Z
2021-12-17T18:13:34Z
2021-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19962
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão, Santa Catarina, Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859121225728