A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schveitzer, Jéssica
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7054
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É averiguado o conceito de família e sua modificação ao longo do tempo, elucidado o que é multiparentalidade e filiação socioafetiva e, ainda, demonstrado quais os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É utilizada metodologia de abordagem de pensamento dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica através de consulta em legislação, doutrina e jurisprudência. Inicialmente é abordada a família através de um relato histórico, e evidenciada sua conceitualização. São expostos os princípios relevantes que regem o Direito de Família e as modalidades de família. Devido à relevância para o trabalho, é tratada a temática da filiação, abordado seu reconhecimento, a paternidade e suas presunções, as modalidades de filiação biológica, registral e socioafetiva e esclarecida posse de estado de filho. Por fim, é conceitualizada a multiparentalidade, verificado os princípios da igualdade entre os filhos e a dignidade da pessoa humana, e versado sobre os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. Ao final são elencadas decisões judiciais a respeito do tema. Verifica-se, como resultado da presente pesquisa monográfica, que o principal fator a ser observado nas demandas que envolvem multiparentalidade e filiação socioafetiva é o melhor interesse da criança/adolescente.
id Ânima_f2d93f85b4bd422f89ecdaf09078f97e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7054
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetivaMultiparentalidadeFiliação socioafetivaEfeitos jurídicosO presente trabalho tem como objetivo verificar a multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É averiguado o conceito de família e sua modificação ao longo do tempo, elucidado o que é multiparentalidade e filiação socioafetiva e, ainda, demonstrado quais os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É utilizada metodologia de abordagem de pensamento dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica através de consulta em legislação, doutrina e jurisprudência. Inicialmente é abordada a família através de um relato histórico, e evidenciada sua conceitualização. São expostos os princípios relevantes que regem o Direito de Família e as modalidades de família. Devido à relevância para o trabalho, é tratada a temática da filiação, abordado seu reconhecimento, a paternidade e suas presunções, as modalidades de filiação biológica, registral e socioafetiva e esclarecida posse de estado de filho. Por fim, é conceitualizada a multiparentalidade, verificado os princípios da igualdade entre os filhos e a dignidade da pessoa humana, e versado sobre os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. Ao final são elencadas decisões judiciais a respeito do tema. Verifica-se, como resultado da presente pesquisa monográfica, que o principal fator a ser observado nas demandas que envolvem multiparentalidade e filiação socioafetiva é o melhor interesse da criança/adolescente.Puel, JefersonSchveitzer, Jéssica2019-07-08T17:17:06Z2020-11-27T05:35:31Z2019-07-08T17:17:06Z2020-11-27T05:35:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7054Direito - FlorianópolisFLORIANOPOLISAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:16:15Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7054Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:16:15Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
title A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
spellingShingle A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
Schveitzer, Jéssica
Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
title_short A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
title_full A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
title_fullStr A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
title_full_unstemmed A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
title_sort A multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva
author Schveitzer, Jéssica
author_facet Schveitzer, Jéssica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puel, Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv Schveitzer, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
topic Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a multiparentalidade e os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É averiguado o conceito de família e sua modificação ao longo do tempo, elucidado o que é multiparentalidade e filiação socioafetiva e, ainda, demonstrado quais os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. É utilizada metodologia de abordagem de pensamento dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica através de consulta em legislação, doutrina e jurisprudência. Inicialmente é abordada a família através de um relato histórico, e evidenciada sua conceitualização. São expostos os princípios relevantes que regem o Direito de Família e as modalidades de família. Devido à relevância para o trabalho, é tratada a temática da filiação, abordado seu reconhecimento, a paternidade e suas presunções, as modalidades de filiação biológica, registral e socioafetiva e esclarecida posse de estado de filho. Por fim, é conceitualizada a multiparentalidade, verificado os princípios da igualdade entre os filhos e a dignidade da pessoa humana, e versado sobre os efeitos jurídicos da filiação socioafetiva. Ao final são elencadas decisões judiciais a respeito do tema. Verifica-se, como resultado da presente pesquisa monográfica, que o principal fator a ser observado nas demandas que envolvem multiparentalidade e filiação socioafetiva é o melhor interesse da criança/adolescente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T17:17:06Z
2019-07-08T17:17:06Z
2019
2020-11-27T05:35:31Z
2020-11-27T05:35:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7054
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv FLORIANOPOLIS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415840259440640